Andreza Romero lamenta uso de animais em testes de laboratórios

Denúncias de animais usados em testes de laboratórios nas indústrias de cosméticos e cigarros. Este foi o tema do pronunciamento da vereadora Andreza Romero (PP) durante a reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (23). Ela convidou as pessoas a participarem de um abaixo-assinado em suas redes sociais para evitar o que chamou de “brutalidade que vitima animais em todo o mundo”.

A vereadora destacou que as iniciativas para chamar a atenção e buscar o respeito à vida animal, são ações conjuntas com outros parlamentares. Segundo ela, recentemente o deputado estadual de São Paulo, delegado Bruno Lima (PSL/SP) divulgou o curta-metragem “Salve Ralph” que chamou a atenção para o tema de animais usados em testes. Disse que o deputado, então, criou um abaixo-assinado contra estas ações, que ela está compartilhando em suas redes sociais, bem como nas redes sociais do seu esposo, o deputado estadual Romero Albuquerque (PP/PE).

“Na última semana, também viralizou nas redes sociais imagens e relatos assustadores de como acontecem os testes de cigarros em todo o mundo. Eu peço que os colegas e a todos que nos assistem se imaginem, por um segundo, forçados a respirar o fumo de cigarro até seis horas seguidas, todos os dias, durante anos”, lamentou. Andreza Romero afirmou que é exatamente isso que acontece com animais. “É um total desrespeito e desprezo à vida. É uma inversão de valores. No lugar de alimentar animais, as pessoas estão envenenando-os”.

Ela afirmou que não se trata de ser contra as pessoas fumantes, mas ao fato de se saber que os animais são seres sencientes, ou seja, são capazes de sentir e  demonstrar as suas emoções.  “A minha fala não é uma crítica a quem é fumante, mas à indústria que tem torturado animais há décadas e eu pergunto: onde está a ética nisto? Esse é um método inadmissível e injustificável”, disse.  “A reflexão sobre ser fumante ou não também precisa partir desse ponto de vista. A que custo? Vale a pena?”, questionou.

Projeto de lei (PL) número 1031/2021 – A vereadora Andreza Romero destacou outra ação realizada em conjunto, por vários parlamentares, em prol da causa animal no país. “Hoje, tramita em Brasília o PL número 1031/2021, uma iniciativa do nosso gabinete em parceria com o vice-presidente estadual e o presidente municipal do meu partido, Lula da Fonte e o deputado Romero Albuquerque que, através do deputado federal Eduardo da Fonte, foi apresentada como proposta do fim dos testes de cosméticos em animais, em todo o Brasil”, comentou.

Ela também fez questão de ressaltar que a luta pela defesa da causa animal, não exclui a luta pelos cuidados com as pessoas. “Nós lutamos, sim, pelas pessoas, mas nós queremos dignidade para todos. Neste momento, milhares de animais estão trancafiados em laboratórios, sem escapatória e, por isso, eu me coloco e sempre me colocarei como defensora e como voz dos animais”.

LOA - Andreza Romero destacou, ainda, a importância da aprovação de emendas propostas pelo seu mandato à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022 votada na Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (23). Trata-se do projeto de lei nº 35/2021, de autoria do Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do município do Recife. Ela lembrou que vai destinar parte das suas emendas orçamentárias para que a Prefeitura inicie a execução do programa gradual de retirada das carroças das ruas da cidade. “Essa é uma luta pelo fim da escravidão animal. É isso que carroças são. Não é tradição, não é bonito, é abuso, violência e escravidão”, ressaltou.

 

Em 23.11.2021