Câmara instala Comissão para discutir retomada do carnaval e outros grandes eventos

Na tarde desta terça-feira (30), a Câmara Municipal do Recife sediou a instalação da Comissão Especial sobre a Retomada do Carnaval, São João e demais Grandes Eventos do Recife. O proponente da iniciativa, vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), presidente do colegiado, informou na ocasião o cronograma previsto para as atividades, que já terão início nesta quinta-feira, dia 2.

A Comissão é formada pelos vereadores Alcides Cardoso (DEM), que é o vice-presidente, Chico Kiko (PP), Marcos di Bria Júnior (PSB), Ivan Moraes (PSOL), Tadeu Calheiros e a vereadora Ana Lúcia (Republicanos). A vereadora Natália de Menudo, presidente da Comissão de Saúde, também participou da reunião.

O vereador Marco Aurélio Filho fez questão de ressaltar que todos os vereadores da Casa de José Mariano têm voz no colegiado e são convidados a discutir os assuntos propostos nas reuniões. Ele divulgou um breve cronograma em que estão programados seis encontros: começando nesta quinta-feira, às 10h,  com o eixo artístico: seguindo a escuta de outros eixos como economia; outras Casas Legislativas; entidades de saúde; possibilidades do carnaval; até o próximo dia 22 de dezembro, data da entrega do relatório preliminar dos trabalhos à Prefeitura do Recife.

Todos os parlamentares presentes à reunião de instalação do colegiado teceram considerações sobre o trabalho a ser desenvolvido.  O vereador  Marcos di  Bria Júnior disse que o objetivo é buscar a melhor alternativa e se houver carnaval é fundamental considerar a segurança do povo do Recife.

O vereador Tadeu Calheiros afirmou que, com representação e com um bom debate, é possível chegar a um documento final que contribuía com o Poder Executivo. O vereador Chico Kiko ressaltou que é assim que a política deve ser feita: com responsabilidade e tentando proteger a população contra o novo coronavírus, buscando formas de realização de eventos seguros.

O vereador Alcides Cardoso destacou que é importante fazer o melhor para a cidade, disse tratar-se de uma Comissão sem interesses partidários, mas com interesses de fazer o melhor para a população. O vereador Ivan Moraes afirmou que a Casa Legislativa assume um papel fundamental ao discutir as possibilidades e impossibilidades que cercam o próximo carnaval, mesmo considerando que a Prefeitura já se debruça sobre este assunto.

A vereadora Ana Lúcia complementou que a Comissão pretende não discutir apenas o carnaval, mas a retomada de grandes eventos. Ressaltou, ainda, que visa o cuidado com a vida e a valorização da cultura. A vereadora Natália de Menudo, compartilhou das opiniões, reafirmando a segurança das pessoas, o trabalho dos profissionais das festividades e o estudo das possibilidades dos festejos dentro do cenário de pandemia.

Em 30.11.2021