Câmara Municipal do Recife retoma trabalhos presenciais
Os parlamentares definiram que, a partir desta quinta-feira, as reuniões solenes e audiências públicas podem voltar a ocorrer na Casa de José Mariano, de forma remota ou presencial, no plenário e no plenarinho. No entanto, as reuniões Ordinárias continuarão sendo realizadas por videoconferência, passando a funcionar de maneira híbrida, em fevereiro do ano que vem. O projeto de resolução que orienta a retomada foi aprovado por unanimidade.
“Para nós é uma felicidade muito grande poder fazer esta transição. Significa que a vacinação está avançando e mais recifenses estão sendo imunizados, para que possamos voltar às atividades normais”, afirmou o presidente da Casa, Romerinho Jatobá (PSB). A Câmara Municipal do Recife suspendeu parcialmente as atividades presenciais em 23 de março de 2020, adotando o sistema de home office, bem como reuniões por videoconferência. Desde então, ocorre uma flexibilização gradativa de acordo com os indicadores da covid-19 ao longo dos últimos meses.
Mesmo com as restrições em vigor, Romerinho Jatobá destacou que a ação parlamentar não sofreu prejuízos durante o período, realizando inclusive a reunião mais longa da história da Câmara, com 10 horas de duração, que aconteceu em junho deste ano.
O primeiro-secretário, Eriberto Rafael (PP), lembrou que até novembro deste ano já foram elaborados e aprovados na Câmara, mais de 11 mil requerimentos, quando em todo o exercício de 2020 foram pouco mais de 7.800. Por conta deste êxito, parte do formato remoto será continuado. “As reuniões das Comissões podem seguir de maneira virtual, dependendo da decisão dos presidentes de cada colegiado. Foi uma experiência bastante positiva e que trouxe resultados efetivos e mais dinamismo”, lembrou o primeiro-secretário.
Em 09.11.2021/ Atualizada em 10.11.2021