Cida Pedrosa elogia Prefeitura do Recife por ações de combate à gordofobia
Cida Pedrosa destacou a sanção da Lei nº 18.831/2021, de autoria dela, que institui no Recife o “Dia Municipal de Luta Contra a Gordofobia” e que cria dentro da Secretaria da Educação ações contra a gordofobia, que vai garantir o fornecimento de equipamentos escolares compatíveis com crianças e adolescentes acima do peso. “Só sabe o sofrimento dessas pessoas quem já passou, quem tem familiares e quem tem empatia”, afirmou.
A Pesquisa Nacional de Saúde divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em outubro de 2020 aponta que 60,3% dos brasileiros com 18 anos ou mais -o que corresponde a 96 milhões de pessoas -estavam acima do peso em 2019.
A vereadora lembrou que todos podem ser vítimas desse tipo de preconceito, ao citar um jornalista da Folha de São Paulo que escreveu um artigo após a morte da cantora Marília Mendonça. “Agiu de forma misógena e também gordofóbica ao afirmar que ela era uma gordinha que lutava contra a balança e nunca foi boa cantora. Se essa sociedade, que quer colocar as mulheres dentro de uma forma pensada por ela, faz isso com uma cantora de sucesso, imagina o que não fazem com nossas crianças?”, questionou Cida Pedrosa, que ainda pediu um minuto de silêncio em memória da cantora e das outras quatro vítimas do acidente de avião.
Ela ainda fez um alerta. “Isso é fruto de uma sociedade capitalista que vende um copro magro e uma medida considerada perfeita. E essa mesma sociedade fica vendendo produtos de emagrecimento e a ideia de um corpo maravilhoso. A sociedade de consumo escraviza as pessoas, cria modelos inatingíveis, fazendo com que meninas adolescentes tenham problemas de anorexia e bulimia, que levam à morte”.
Além de citar a participação no Miss Plus Pernambuco, onde foi escolhida a representante do Estado que vai participar do Miss Plus Nacional, Cida Pedrosa reforçou o compromisso com a construção de uma política municipal contra a gordofobia. “Recife é a primeira capital a ter legislação protetiva contra a gordofobia, e o nosso mandato, propositor dessa legislação, estará junto à Prefeitura para implementar essa política, para que as pessoas sejam mais felizes”.
Em 08.11.2021