Diogo Bem é cidadão recifense

Sob a iniciativa do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Hélio Guabiraba (PSB), a Casa de José Mariano concedeu o Título de Cidadão do Recife ao delegado Diogo Gonçalves Bem. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (11), no plenário, com a presença de amigos e familiares do mais novo recifense. O vereador Zé Neto (PROS) presidiu a solenidade.

Esta cerimônia marca a volta das reuniões solenes ao plenário da Casa de José Mariano. O espaço estava fechado por conta das medidas adotadas para prevenção e combate ao novo coronavírus, desde março de 2020. Neste período, ocorreu de forma presencial, no plenário, apenas a reunião solene de posse dos vereadores, no dia primeiro de janeiro de 2021. Vale salientar que todos os eventos públicos que acontecem na Câmara Municipal do Recife são transmitidos, ao vivo, pelo site institucional e canal de Youtube da Casa. A Mesa da Solenidade foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros e o primeiro- secretário da Casa, vereador Eriberto Rafael (PP).

Diogo Bem, filho de José Nelson Gonçalves e Maria Jorge Bem, nasceu em Salgueiro (PE), no dia 22 de junho de 1982, onde viveu até os 17 anos de idade. Estudou em escola pública, onde terminou o Ensino Médio. No ano de 1999, veio morar no Recife e, no ano seguinte, em 2000, iniciou o curso de Direito na Faculdade Universo, através do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Para pagar suas despesas, trabalhou como estagiário da Polícia Federal de Pernambuco e na Defensoria Pública Estadual de Pernambuco durante o dia e estudava à noite.

O vereador Hélio Guabiraba salientou que, no ano de 2006, Diogo Bem foi aprovado no concurso para Agente de Polícia Civil de Pernambuco e que não demorou a conquistar o reconhecimento profissional. “Diogo Bem tem uma trajetória que precisa ser destacada. A partir de 2008, ingressou no cargo de agente de Polícia Civil de Pernambuco, onde trabalhou por nove anos. Em 2013, foi aprovado no concurso para delegado na Bahia. Já em nossa cidade anos depois, passou um período aproximado de três anos na delegacia da Macaxeira e registrou elogios. Foi destaque no combate ao tráfico de drogas, sendo delegado do distrito onde mais se apreendeu drogas no Estado. Sua intensa trajetória idônea foi reconhecida por diversos órgãos”.

Atualmente lotado na delegacia do Ibura, o delegado vem desempenhando com compromisso e dignidade a sua função policial, segundo Hélio Guabiraba. O vereador pontuou ainda que as trajetórias de vida de ambos são semelhantes. “Essa, com certeza, é uma homenagem justa.  A partir de hoje, a trajetória do delegado está registrada nos anais da Casa de José Mariano. Tenho uma história parecida com a sua, delgado. Feita com trabalho árduo. Passei 30 anos lutando para ser vereador na cidade. Minha profissão é pedreiro e hoje estou como vereador do Recife. Tenho orgulho do que faço e tenho mais orgulho ainda quando descubro as pessoas que têm serviços prestados e que trabalham todos os dias pensando em fazer o melhor com a profissão que está exercendo. Vi sua virtude, coragem e determinação em estar todos os dias em um carro simples, atuando em uma área com diversas dificuldades. Fico emocionado com a entrega do Título de Cidadão a um brilhante delegado”.

Agora cidadão recifense, Diogo Bem fez diversos agradecimentos aos presentes na solene e confessou que receber a honraria da Casa de José Mariano era motivo de felicidade. “Estou muito honrado e envaidecido. Sou realmente um grande privilegiado, mas, fundamentalmente, divido essa honraria com os verdadeiros responsáveis por essa premiação: minha mãe, aqui presente. Mulher simples que sempre incentivou os filhos a estudarem e seguir o caminho da retidão. Com uma máquina de costura, criou e formou cinco filhos no Recife, trabalhando em Salgueiro, dia e noite incansavelmente. Meu pai, José Nelson, agricultor, que não está mais presente entre nós, tenho certeza de que está aqui vivenciando esse momento. Meus tios, irmãos dele, estão aqui no plenário o representando”.

Diogo Bem agradeceu a todos com quem já trabalhou e aos que estão ao seu lado atualmente. “Aos amigos e companheiros de trabalho, verdadeiros heróis, que acompanharam minha trajetória, e aos que estão comigo atualmente que de alguma maneira me ajudam e culminaram nessa homenagem, obrigado. A conquista dessa honraria não é apenas fruto de meus esforços, mas da conjugação de esforços de todo aqueles que têm me acompanhado e contribuído com a minha vida familiar, profissional e social ao longo do tempo. Receber o Título de Cidadão representa mais uma etapa da longa caminhada da vida. Onde o caminhar não depende só do esforço físico de cada um, mas de todos os que o cercam. Gratidão ao Recife que me propiciou ascensão profissional e que a adotei e que aprendi a amar”.

Numa quebra de protocolo na reunião solene, o  presidente da Associação dos Delegados de Pernambuco, Francisco Rodrigues, discursou e enalteceu o homenageado. "Obstinação é a palavra que mais se encaixa no perfil de Diogo Bem. Sua atuação colabora significativamente para a pacificação social. Ele é reconhecido pela imprensa e sociedade pelo seu alto rendimento nas delegacias da Macaxeira e Ibura. Doutor Diogo é um verdadeiro guerreiro vencedor de todas as barreiras que a vida lhe impôs. Parabéns também ao vereador Hélio Guabiraba e todos os demais parlamentares que aprovaram por unanimidade essa iniciativa".

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, também teceu elogios ao homenageado. "Uma história de superação. Muito me satisfaz participar deste momento.  Desejo que Deus o ilumine e que você possa trilhar mais caminhos exitosos pela querida Polícia Civil,  que nos traz a garantia de transitar; a proteção ao patrimônio e a certeza da realização das devidas investigações . Além de filho de Salgueiro, hoje você sai com uma responsabilidade muito maior do que quando entrou aqui: sairá filho do nosso querido Recife. Parabéns".       

Em 11.11.2021