Ivan Moraes reforça voto de aplausos à Escola Livre de Redução de Danos

Na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife desta terça-feira (30), o vereador Ivan Moraes (PSOL) destacou o requerimento de número 11.900/2021, de sua autoria, aprovado em plenário, que concede voto de aplausos para a Escola Livre de Redução de Danos (ELRD). "A Escola é uma organização que atua ao lado da ciência, baseada em estudos científicos que comprovam a eficácia da redução de danos para manutenção e qualidade de vida de pessoas que possam fazer o uso problemático de alguma droga", afirmou o parlamentar.

Ivan Moraes ressaltou que a entidade busca melhorar a qualidade de vida dos usuários. "Essas pessoas que fazem a Escola Livre de Redução de Danos aplicam a ciência no seu dia a dia, melhorando a qualidade de vida de muitas pessoas e possibilitando a adoção de algumas medidas que fazem com que algumas pessoas hoje possam ter acesso a estudo, trabalho e viver uma vida digna", explicou. 

O vereador pontuou práticas proibicionistas acatadas por alguns governos e que acabam não disponibilizando políticas públicas necessárias para pessoas dependentes de substâncias psicoativas. "O Brasil é um País que perde muitas pessoas por conta da proibição que arma territórios, causa assassinatos e, muitas vezes, não leva em conta a necessidade da qualidade de vida de muitas pessoas. Os princípios da redução de danos são baseados na ciência e no respeito ao ser humano de forma integral". 

De acordo com o parlamentar, Recife é uma das capitais pioneiras no País na prática da redução de danos. "Durante muito tempo a Prefeitura contou com Consultório na Rua para dialogar com pessoas que faziam o uso de substâncias psicoativas de forma abusiva e conseguiram, neste trabalho, resgatar muitas vidas e fazer com que pessoas que estavam viciadas em crack, por exemplo, pudessem trocar essa droga por outras substâncias menos maléficas, fazendo com que elas pudessem se libertar", relatou.

Em 30.11.2021