Léo Santana é o mais novo Cidadão do Recife

Seu nome de batismo é Leandro Silva de Santana, mas é conhecido internacionalmente como Léo Santana. O cantor baiano que arrasta multidões no carnaval, na tarde desta sexta-feira (26), no plenário da Câmara Municipal, recebeu o Título de Cidadão do Recife, numa iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (PSB). A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB) e contou com a presença de fãs, parlamentares, empresários e integrantes da sua banda.

Com sete álbuns lançados e popularmente conhecido como "gigante" pelos seus dois metros de altura, Léo Santana, de 33 anos, é natural de Salvador, na Bahia, do bairro do Lobato, área periférica da cidade. De 2009 a 2020 ele já foi indicado a 14 prêmios, recebendo sete deles. Em 2009, o cantor estourou no mundo todo com a música "Rebolation" como hit do verão, ainda na antiga banda Parangolé, que o levou ao Guinness Book com a canção mais tocada no mundo em 2010. Ex-morador do Recife, cidade que o acolheu como um exemplo de nordestino que conseguiu conquistar o mundo, agora, Léo Santana, o gigante, se torna, oficialmente, cidadão recifense. A honraria foi concedida ao cantor pela sua relevante atuação na cidade, movimentando a música, cultura e economia local.

Autor do projeto que concedeu o título a Léo Santana, o vereador Hélio Guabiraba (PSB) pontuou que o cantor tem uma história de muita superação. "Léo conseguiu se destacar na música nacional e mundial levando o ritmo do Axé para o Brasil afora e para diversos países. Ele tem uma forte ligação com Pernambuco. No auge da sua carreira, na época em que estourou a música "Rebolation",  Léo Santana morou no Recife, dando destaque à cidade pernambucana no Carnaval de 2010. Essa música se tornou o hit do verão e foi com ela que o grupo chegou a ter sucesso internacional". 

O vereador lembrou da primeira vez que viu o cantor na cidade. "Foi quando eu fui para o primeiro carnaval na nossa Casa Amarela, no Bloco da Ressaca, do ex-vereador e, então, presidente desta Casa, Vicente André Gomes, um vereador que foi muito respeitado com muitos serviços prestados na cidade. Eu   vi você, Léo,  em cima do trio arrastando 400 mil pessoas. Quando se faz as contas dos comerciantes que chegam um dia antes para encontrar um lugar  e vender seus produtos,  e quando  se soma todo o entorno por onde o trio vai passar, a gente calcula que, pelo menos,  três mil pessoas trabalhavam naquele evento.  É uma história de prestação de serviço à cidade, por isso, hoje, você está recebendo o Título de Cidadão Recifense", salientou. 

Em seguida, o cantor Léo Santana agradeceu o Título e a homenagem recebida pelos vereadores do Recife. "Agradeço àquelas pessoas que acreditaram ainda no Leandro Silva de Santana, desde o início, quando comecei a liderar a banda Parangolé e vim aqui no Recife fazer shows sem nenhuma perspectiva do que seria a minha carreira. Desde 2008 para 2009 nunca deixei de me apresentar no Recife e creio que isso me fez chegar aqui hoje. Estou muito feliz e quero deixar claro que sou apenas um comunicador da alegria para os meus e através da minha arte tento levar alegria para as pessoas. Hoje eu me sinto, ou melhor dizendo, já me sentia anos atrás, um recifense. Agora, mais do que nunca, me tornei um, de fato.  Eu prometo de todo o meu coração e alma levar isso para o Brasil e para o mundo, como Cidadão Recifense, como nordestino de orgulho e que defende as suas origens e escolhas". 

Em uma breve quebra de protocolo, Léo Santana cantou um pouco da música "Rebolation" para os presentes na solenidade, a pedido do presidente Romerinho Jatobá.  O vereador enalteceu a trajetória de vida do artista. "Eu tenho certeza de que você, Léo, com toda a sua trajetória é um exemplo,  um espelho para gente que nasce em periferia e não teve as mesmas oportunidades que outros têm. Quem nasce em periferia se espelha em quem nasceu como eles e se tornou bem sucedido na vida. Mas, eu tenho certeza que você honra a sua família, a sua história, as suas raízes e são motivos como estes, além do seu sucesso,  que o tornam um cidadão recifense".

Em 26.11.2021