Michele Collins faz apelo à Justiça para que adolescente saia de abrigo

Durante a reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (30), a vereadora Michele Collins (PP) abordou o caso da adolescente, de 17 anos, que sofre de transtornos mentais e está internada em um abrigo da Prefeitura, contra a vontade da família. A parlamentar fez um apelo à Justiça para que a jovem volte para casa. O tema também foi debatido na reunião da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania na última segunda-feira (22).

De acordo com a vereadora, a adolescente passou a desenvolver problemas psicológicos e estava sendo cuidada em casa, mas o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), onde era atendida, acionou o Ministério Público por conta de várias crises, quando ela foi internada. "Houve uma denúncia ao Ministério Público e à Procuradoria e, com isso, a justiça mandou que ela fosse recolhida para o abrigo, que também fui visitar e fui muito bem atendida pelos profissionais, embora eu entenda que a jovem deveria estar com a família dela. O abrigo serve para a criança que não tem família, que o pai ou a mãe fazem o uso abusivo de drogas, pratica violência contra a criança, não tem condições de alimentar ou levar à escola, o que não é o caso dela". A parlamentar informou ter entrado em contato com a família assim que soube dos fatos. 

Michele Collins fez um apelo ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Luiz Carlos de Barros Figueiredo, e à juíza que está julgando o caso. "Peço que a juíza possa julgar essa causa e devolver a jovem para casa, para o seu lar. Ela tem uma família estruturada que está sofrendo demais. Faço um apelo para que a Justiça permita que a adolescente saia do lugar em que está e volte para casa. Embora eu tenha recebido informações da Prefeitura que o caso dela está sendo acompanhado, a gente sabe que a casa de acolhimento não é o ideal", disse. 

"Estamos pedindo todo tipo de ajuda, à própria secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, que pudesse ver esse caso mais de perto. Quero fazer um apelo para que a Prefeitura possa tentar ajudar de forma mais efetiva, tirar a jovem dessa condição, porque sei que a liberação não depende da Prefeitura, depende da Justiça, mas que  a Prefeitura aja de forma mais efetiva", pediu a vereadora. 

Em 30.11.2021