Renato Antunes alerta para riscos da realização do carnaval em 2022
“Faço um apelo para que esta Casa tenha responsabilidade hoje com o debate do requerimento de Michele Collins, que é um apelo para que não se tenha carnaval no Recife. Que possamos discuti-lo com maturidade, com dados e à luz da ciência”.
Os dados aos quais Renato Antunes se refere, foram coletados de jornais e blogs internacionais e apresentados na tribuna. “A Organização Mundial de Saúde está muito preocupada com o aumento no número de casos na Europa, que vive uma nova onda de infecção pelo coronavírus. O presidente da OMS alertou que outras 500 mil mortes podem ocorrer até março se nada for feito. O alerta chega num momento em que vários países vivenciam recortes em taxas de infecção, alguns estão em lockdown totais ou parciais”.
O vereador criticou o prefeito do Recife que, na última sexta-feira, propôs a criação de um comitê para discutir condições sanitárias para balizar a realização da festa em 2022, junto a prefeitos de outras capitais, como São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro. “Fica a nossa perplexidade em se falar em carnaval no Recife quando ainda estamos no meio de uma pandemia. O mesmo grupo que por muito tempo pregou o "fique em casa" e que está mantendo as escolas funcionando de forma híbrida, quer fazer um comitê para discutir o carnaval”.
Ele reforçou que considera um desserviço falar deste assunto quando a cidade não autorizou sequer a retomada das aulas em tempo integral. “Não temos nada contra o carnaval, que é uma festa de grande apelo cultural, social e econômico para a cidade. Mas somos da linha que toda vida importa, então se tiver, que assim como as aulas, ele seja online ou haja a exigência do passaporte de vacinação e apresentação de teste negativo para covid-19, para que não haja risco de contaminação”, sugeriu o parlamentar.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) pediu vistas ao requerimento da vereadora Michele Collins de nº 12039/2021 e a matéria não chegou a ser votada.
Em 22.11.2021