Renato Antunes realiza evento no encerramento do projeto “Vereador Por um dia”

No encerramento do projeto “Vereador Por um dia”, desenvolvido pelo gabinete do vereador Renato Antunes (PSC), alunos da Academia Cristã de Boa Viagem foram recepcionados pelo parlamentar na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira (18). Uma reunião, que seguiu o formato das reuniões solenes, foi realizada no plenário da Casa de José Mariano, com o principal objetivo de oferecer aos jovens a experiência de atuarem no papel de vereadores.

Antes da reunião desta quinta-feira, os estudantes participaram de preparativos em sala de aula, onde debateram os problemas da cidade e aprenderam a elaborar projetos de lei propondo alternativas e melhorias urbanas. A reunião, na Câmara, foi a última etapa do projeto. “Esta visita possibilita aos alunos da escola conhecerem mais a respeito do Legislativo Municipal, para saber como os estudantes têm poder e a importância de se exercer a cidadania em sociedade”, disse o vereador.

A reunião foi presidida por Renato Antunes, que compôs a mesa e convidou os participantes a ouvirem, de pé, o Hino Nacional. Fizeram parte da mesa os alunos Davi Bezerra Gomes, Rodrigo Azevedo de Andrade, André Henrique Santos de Souza, Isabel Cox Fam Alexandre, Bernardo Araújo Paes Barreto e Renan Brito Antunes Guimarães. Participaram da reunião especial 46 estudantes do terceiro ano do ensino fundamental 1, que se prepararam para o evento na escola. A mensagem especial foi lida pela aluna Maria Cecília Xavier Monteiro.

“Hoje é um dia especial, de conclusão deste projeto que foi realizado numa parceria entre a Academia Cristã de Boa Viagem e a Câmara. Ele tem uma importância muito grande, que é colocar nas mãos do jovem o conceito de cidadania” afirmou o vereador, na abertura da reunião. Os estudantes comprovaram que levam a sério as tarefas do Poder legislativo. Eles se revezaram no microfone do plenário e apresentaram seus projetos de lei.

As propostas versaram sobre os temas mais variados como, por exemplo, o tempo de espera dos passageiros nas paradas de ônibus e a superlotação dos veículos; buracos nas calçadas e o impacto na vida dos idosos que têm dificuldade para se locomoverem; criação do Dia Municipal do Autismo, visando a inclusão social; incentivo à prática esportiva mas escolas da rede municipal de ensino, assim como a permissão para que os estudantes possam realizar treinamentos; proposta para coleta de lixo sólido, entre outros.

A professora Elisangela Viana da Silva, que coordenada o projeto na Academia Cristã de Boa Viagem,  ressaltou que o exercício feito em sala de aula começou com os alunos identificando os problemas urbanos. “Eles ficaram sabendo que há problemas de ordem pública, que podem ser resolvidos através de projetos de lei que tramitam no Legislativo”. Dessa forma, de acordo com a pedagoga, foi trabalhada “a conscientização da criança como cidadãs de direitos e deveres, que devem ser exercidos. E também foi repassada a importância dos vereadores e qual a função deles na ordem política”. No final da reunião, todos os estudantes receberam certificados de participação no projeto.

Juntamente com os alunos, compareceram à Câmara Municipal do Recife os pais de alunos. Amiliz Azevedo Patrício tem três filhos na Academia Cristã de Boa Viagem. “Acho o máximo esse projeto do vereador porque, através dele, os alunos têm a oportunidade de conhecer a política. Afinal, o mundo é regido pela política e eles têm que entender a função do vereador”. Outra mãe, Emmanuelle Cox Alexandre tem duas filhas na mesma escola. “Acho que as crianças já crescem tendo noção de cidadania. Elas vão entender como são feitas as leis, indicando os vereadores e falando com eles”.


Em 18.11.2021.