Rinaldo Junior aborda questões ambientais

O vereador Rinaldo Junior (PSB) usou a tribuna virtual da Câmara do Recife durante reunião plenária nesta terça- feira (9) para abordar questões ambientais que afetam a cidade. O parlamentar lembrou que a capital pernambucana é a 16° cidade mais ameaçada pelo avanço do mar em todo o planeta, de acordo com o Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Rinaldo Junior ressaltou a necessidade do Poder Legislativo Municipal se aprofundar na discussão sobre as mudanças climáticas e ajudar a propor soluções ao  Poder Executivo, representado pelo prefeito João Campos e posteriormente pela vice-prefeita, Isabela de Roldão, na COP-26, conferência da ONU que debate questões do clima em Glasgow, na Escócia.

O vereador também relembrou anúncios feitos pelo prefeito na área de meio-ambiente e sustentabilidade como a inscrição do município para acessar recursos do Fundo Verde, no valor de R$ 11 milhões. Os recursos devem ser investidos na preparação da cidade para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Rinaldo Junior também destacou o anúncio pelo Executivo da implantação de energia solar em mais de 300 creches municipais.

Por fim, o parlamentar pediu apoio dos demais parlamentares ao projeto de lei de autoria dele, o PLO número  245/2021 que dispõe sobre a política de sustentabilidade e de enfrentamento das mudanças climáticas no Recife, citando que a proposta sugere incentivo para que os moradores façam a separação do próprio lixo reciclável. O vereador lembrou o sucesso de uma iniciativa anterior, quando a Câmara aprovou a lei que proibiu a comercialização e distribuição de canudos plásticos por estabelecimentos do Recife, elaborada por ele em parceria com os vereadores Eriberto Rafael (PP), Alcides Teixeira Neto (PSB), e com o então vereador Rodrigo Coutinho, atual secretário de Esportes do Recife.

Em 09.11.2021