Romerinho Jatobá participa do lançamento do Recentro
O Recentro terá incentivo fiscal de até 100% para projetos de novas construções e recuperação de edifícios no centro, regulação específica para inovação urbana aberta no Bairro do Recife e Escritório de Gestão específico para a área central, entre outras iniciativas. Para o vereador Romerinho Jatobá estas medidas são fundamentais para a revitalização do local. “Todo o conjunto de ações trará a vida ao centro que a população espera”.
Também estavam presentes ao lançamento do Recentro, que ocorreu no Centro Cultural Cais do Sertão – Armazém 11, ao lado do Marco Zero, os vereadores Samuel Salazar (MDB), Marco Aurélio Filho (PRTB), Zé Neto (PROS) e a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). O papel desempenhado pela Câmara Municipal do Recife nas questões para melhoria do centro foi destacado por Romerinho Jatobá.
Ele lembrou que a Casa criou a Frente Parlamentar pelo Centro do Recife, presidida por Cida Pedrosa, também destacou inúmeros pronunciamentos e proposições elaborados pelos parlamentares. “Existe um trabalho feito pela Câmara. Um trabalho sério, competente e dedicado”, afirmou o presidente.
A opinião foi compartilhada pelo prefeito do Recife, João Campos. “Não tem como um prefeito legislar sem uma Câmara atuante”, disse. Na ocasião, ele assinou três proposições que serão enviadas ao Poder Legislativo para serem analisadas e votadas em plenário. Uma trata da criação do Recentro, outra da desburocratização para benefícios fiscais e a última, da criação do Escritório de Gestão do Centro.
O prefeito João Campos também anunciou que a arquiteta e urbanista, Ana Paula Vilaça ficará a frente do Escritório de Gestão. Ela deixou a Secretaria Executiva de Atração de Investimentos e Estudos Econômicos do Estado de Pernambuco para assumir o novo desafio. “Ela vai ser a grande responsável por tudo isso virá realidade”, afirmou, ressaltando que é “preciso trazer empoderamento às ações”.
Ao agradecer o convite Ana Paula Vilaça lembrou que conhece bem o centro, tendo ocupado a gerência Geral do Recife Antigo, no ano de 2013, e desde então, atuando nas demandas locais, no “território do coração”, conforme salientou.
Todas as medidas anunciadas pela Prefeitura têm uma importância ainda maior, considerado o período de retomada da economia, após a fase mais difícil provocada pela pandemia de covid-19. O prefeito do Recife disse que foram analisadas experiências de várias cidades, inclusive de outros países que buscam a vitalidade para o centro. Ele parafraseou o artista Cícero Dias (“Eu vi o mundo... ele começava no Recife”). No dizer de João Campos, “o mundo recomeça pelo Recife”.
Recentro - O Programa Recentro tem como eixos de ação um ousado plano de incentivos fiscais, reforço na vocação da área central da cidade para a inovação e tecnologia, com o fortalecimento do apoio ao Porto Digital e a criação de um laboratório a céu aberto para iniciativas inovadoras e a ampliação dos investimentos públicos nos bairros. Tudo isso será gerido pelo Escritório Recentro de Gestão, uma nova estrutura montada exclusivamente para pensar o centro da cidade em toda sua complexidade e que responderá diretamente ao prefeito João Campos.
Em 18.11.2021