Segurança Cidadã aprova programa de combate à violência doméstica

A Comissão de Segurança Cidadã da Câmara do Recife se reuniu, por videoconferência, nesta quarta-feira (17), e aprovou o projeto de lei Ordinária que institui o Programa "Tempo de Despertar", que prevê uma parceria da Prefeitura com o Poder Judiciário e o Ministério Público para prevenir e combater a violência doméstica. Na ocasião, também foi destacada a importância da Frente Parlamentar para Discussão Acerca da Concessão do Porte de Arma de Fogo aos Agentes de Segurança do Recife. Participaram do encontro os vereadores Dilson Batista (Avante), Fabiano Ferraz (Avante) e Doduel Varela (PSL).

Aprovado com emenda supressiva, o projeto de lei Ordinária de número 244/2021 do vereador Doduel Varela, institui o Programa "Tempo de Despertar", que trata de uma parceria da Prefeitura com o Poder Judiciário e o Ministério Público para prevenir e combater a violência doméstica reduzindo a reincidência; conscientizar os homens de que determinados atos caracterizam violência contra a mulher e desconstruir o aprendizado de dominação e poder sobre a mulher. 

Se aprovada pelo Executivo, a lei será aplicada a homens autores de violência contra a mulher que estejam com inquérito policial e/ou processo criminal em andamento no Poder Judiciário da Comarca do Recife. Já homens que estejam com a liberdade cerceada, acusados de crimes sexuais, dependentes químicos com comprometimento, portadores de transtornos psiquiátricos e autores de crimes dolosos contra a vida não poderão participar do Programa. 

Frente Parlamentar - Amplamente discutida pela Comissão de Segurança Cidadã nos últimos encontros para ir à votação no plenário, a Frente Parlamentar para Discussão Acerca da Concessão do Porte de Arma de Fogo aos Agentes de Segurança do Recife foi ressaltada pelo vereador e presidente do colegiado, Dilson Batista (Avante), no encontro do colegiado. Ele agradeceu ao vereador Fabiano Ferraz (Avante) pela iniciativa do projeto de resolução. 

"Vamos discutir a importância do armamento da Guarda Municipal do Recife junto a vários órgãos de segurança pública e especialistas na área. Entendemos a importância dessa resolução, que a Frente Parlamentar é de suma importância para que possamos trazer elementos suficientes para que o prefeito do Recife, no momento oportuno, possa armar a Guarda, bem como trazer melhorias de fundamental importância como aspectos de condição de trabalho do profissional de segurança pública para desempenhar o seu papel", pontuou o vereador.

Em 17.11.2021