Zé Neto convida para audiência pública sobre avanço do mar

O avanço do mar e as consequências para o Recife. Tais assuntos foram abordados pelo vereador Zé Neto (PROS) durante reunião plenária virtual da Câmara Municipal, nesta terça-feira (9). O parlamentar também convidou a todos para participar de uma audiência pública sobre o tema, no próximo dia 17, às 9h, transmitido ao vivo pelo site institucional e canal do Youtube da Casa.

“Recentemente, o Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou que o Recife é  a capital brasileira mais ameaçada pelo avanço do mar”, afirmou Zé Neto. Ele também citou uma reportagem publicada no portal G1 que mostra,  através de fotos antigas e novas,  as mudanças pelas quais a praia de Boa Viagem, na Zona Sul, passou ao longo do tempo.

De acordo com o parlamentar, o cenário da praia foi modificado desde o século 20, com a ocupação das regiões costeiras. Ele destacou que há uma perceptível diminuição da faixa de areia. “O que era uma praia de veraneio teve sua configuração transformada com a construção de edifícios nas décadas de 1940 e 1950. Se o avanço do mar é um fator preocupante, a intervenção humana em direção ao litoral é outro aspecto que precisa ser levado em consideração”.

 Zé Neto também lembrou que o assunto vem sendo tratado já faz algum tempo, pois em 2019,  o então prefeito Geraldo Julio assinou um decreto reconhecendo a emergência climática global no município,  durante a Conferência Brasileira de Mudança do Clima, realizada no Recife. Na época, a capital pernambucana “era  apontada como a 16ª  mais vulnerável às mudanças climáticas do mundo, também de acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas”.

Audiência pública -  O vereador Zé Neto promove no próximo dia 17, às 9h,  audiência pública com o tema: Avanço do mar do Recife. Durante o seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou que o bairro de Boa Viagem é o mais populoso da cidade, com mais de 100 mil moradores, também considerado um cartão postal da cidade e sofre com as questões ambientais. “Debater essas questões que afetam diretamente o cotidiano das pessoas e a relação desses problemas com o meio ambiente é fundamental para que busquemos soluções mais objetivas e rápidas para a população”.

Em 09.11.2021