Alcides Cardoso pede retomada dos serviços de urgência e emergência pediátrica na Maternidade Professor Barros Lima
“O requerimento visa atender reivindicações dos moradores e usuários dos serviços de urgência e emergência da Maternidade Professor Barros Lima que foram desativados em março desse ano, com o objetivo de ampliar a quantidade de leitos para a covid-19”. De acordo com Alcides Cardoso, diante da ampliação dos leitos para o coronavírus na Barros Lima, houve superlotação e os médicos foram transferidos. “Os médicos foram para outras unidades, em especial o Helena Moura. O Sindicato dos Médicos denuncia que haverá superlotação em outros locais, diante do aumento de pacientes com quadros respiratórios de gripe, com a chegada da nova variante H3N2. É um prejuízo enorme para os pais e as crianças que moram nas redondezas que estão sofrendo para serem atendidos. Estão enfrentando filas”.
O parlamentar ressalta ser fundamental que os 33 médicos e profissionais de saúde da Barros Lima retornem para a sua lotação de origem e torce para que o requerimento seja atendido pela gestão. “O serviço deve ser retomado e foi prometido pelo secretário executivo de Saúde do Recife, Aristides Oliveira, em entrevista a um portal de notícias em março. Até porque os leitos de covid já foram desativados. Então peço ao líder do governo para que sensibilize o Prefeito nessa reabertura dos serviços médicos. Acredito que, com esse reforço, conseguiremos êxito”.
No aparte, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) parabenizou-o pela proposição. “Fico feliz também por seus desejos de melhoramentos ao setor da saúde, e não me surpreendo com esse seu requerimento. O quanto antes esse retorno seja resolvido, melhor. Vários bairros são afetados e esse requerimento traz um grande benefício para a população e para os profissionais que querem voltar a Barros Lima. O atendimento não fica igual”.
Comissão sobre a Retomada do Carnaval – Ainda durante o período de discussão, Alcides Cardoso destacou o trabalho desempenhado pela Comissão Especial sobre a Retomada do Carnaval, São João e demais Grandes Eventos, da qual ele é membro. Na ocasião, o parlamentar ressaltou a liderança do presidente do grupo, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), e o empenho dos demais integrantes do colegiado.
Outro ponto destacado pelo parlamentar é a entrega, à Prefeitura, de um relatório com recomendações retiradas das reuniões promovidas pela Comissão. “Foram ouvidos vários eixos: o cultural, o econômico, os vereadores de outras cidades. É um relatório muito importante e que foi feito em 20 dias, um tempo recorde. É um relatório que não segrega ninguém e que afirma que o carnaval é para todos, para o rico e para o pobre. E, é óbvio, respeitando a ciência”.
Cardoso não deixou de fazer um apelo para que os recifenses se vacinem contra a covid-19 para garantir que as grandes festividades possam ser promovidas com segurança. “Depende não só do Executivo e do Legislativo, mas também da população. Por que não se vacinar? Ao se vacinar, você resguarda vidas, principalmente a sua. Lugar de vacina é no braço. A população pode ajudar, e muito, indo se vacinar com a segunda dose e com a dose de reforço”.
Em um aparte, o vereador Renato Antunes (PSC) fez elogios à Comissão e disse acreditar que suas recomendações vão prezar pela segurança sanitária e pelo apoio aos trabalhadores da cultura. “Foi uma comissão plural, que deixou de lado o viés ideológico e discutiu de forma assertiva o que deve ser feito na nossa cidade. Parabéns, sobretudo, a Marco Aurélio Filho, pela iniciativa de apresentar esse relatório antes de uma decisão do Executivo. Isso mostra o protagonismo desta Casa. Acompanhei as reuniões e tenho certeza de que a ciência não será negligenciada. É falar do que pode ser feito para preservar a cultura”.
Em 21.12. 2021