Cida Pedrosa debate projeto de lei de sua autoria e de Ivan Moraes

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o projeto de lei número 114/2021, de sua autoria e do vereador Ivan Moraes (PSOL), que determina que denominar-se-á “Via Parque Lúcia Moura” a que está em construção no bairro das Graças, município do Recife. A matéria foi aprovada em primeira e segunda discussões nas reuniões ordinária e extraordinária, respectivamente, realizadas nesta segunda-feira (13), de forma virtual.

A Via Parque Lúcia Moura faz parte do Projeto Parque Capibaribe, no trecho do bairro das Graças. “Já entregamos a primeira etapa do parque, que foi o Jardim do Baobá, também no bairro das Graças, na gestão anterior, do então prefeito Geraldo Julio. A Via Parque Lúcia Moura é a que vai da Ponte do Cabanga até cerca de 300 metros adiante”, disse Cida Pedrosa.

Segundo ela, a Via Parque Lúcia Moura será inaugurada pelo prefeito João Campos até o final deste ano. “A terceira e última parte desse parque será entregue no próximo ano e vai beneficiar não só os moradores do bairro das Graças, mas todos os recifenses, que poderão apreciar o Rio Capibaribe”, afirmou.

A importância de o trecho receber o nome Via Parque Lúcia Moura, disse Cida Pedrosa, é porque a homenageada “foi presidenta da Associação por Amor às Graças e uma lutadora incansável pelo bairro”. A vereadora acrescentou que era justa a homenagem porque, pelo projeto arquitetônico original, a via seria expressa, com quatro faixas exclusivas para veículos. “E Lúcia Moura foi uma das lutadoras para que a via fosse um parque”.

Na época dessas discussões, a vereadora Cida Pedrosa lembrou que era secretária Municipal de Meio Ambiente e contratou técnicos da Universidade Federal de Pernambuco para reprojetar a via, conforme solicitação da sociedade civil. “Que também era o meu entendimento”.

“Lúcia Moura esteve à frente da associação, em defesa do parque. Ela foi uma lutadora pelos direitos urbanos. Sinto-me saudosa por ela ter sido minha amiga, assim como Ivan Moraes também o era. Ela morreu de covid-19 e hoje o céu deve estar hoje em festa”, disse Cida Pedrosa.

Ivan Moraes, que é coautor do projeto de lei, pediu um aparte e disse que havia muitas pessoas na expectativa de ver o nome de Lúcia Moura denominando a Via Parque. Ele lembrou que a luta para transformar a via expressa em via parque durou cerca de 10 anos. “Foi entre 2013 e 2014 que começamos essa luta. E contamos com grande apoio e o exemplo de Lúcia, que era uma apaixonada pelo bairro e pelo Recife”.


Em 13.12.2021.