Michele Collins repudia afirmações do humorista Fábio Porchat

As declarações do humorista Fábio Porchat em um podcast divulgado na semana passada repercutiram na Câmara do Recife nesta segunda-feira (20), durante a reunião plenária remota. Na ocasião, ele teria feito uma defesa de produções de humor direcionadas a religiões. Na tribuna virtual, a vereadora Michele Collins (PP) fez críticas a Porchat disse que vai protocolar uma nota de repúdio contra as afirmações. “Ninguém tem que ridicularizar a religião de ninguém. Religião não é para ser jogada ao vento”, defendeu a parlamentar.

De acordo com Collins, as declarações do humorista foram “ofensivas”. Ela recordou produções especiais de fim de ano lançadas pelo grupo Porta dos Fundos que têm as piadas com a religião como eixo central. “Não é a primeira vez que ele faz esse tipo de ação e temos que colocar o nosso posicionamento. Respeito é importante”.

A vereadora respondeu, também, aos argumentos dados por Fábio Porchat de que a liberdade para produzir humor com o tema da religião é uma prerrogativa de estados laicos – isto é, que separam o Estado da autoridade religiosa. “O que tem a ver falar mal de uma religião com o Estado laico? O Estado laico é sobre não ter nenhuma religião. Não diz respeito a ridicularizar a religião. Ele está incentivando a fazer piadas com religião. Essa atitude traz violência. Isso é um escárnio. Ele tem que respeitar”.

Em 20.12.2021