Presidente da Câmara representa Legislativo em lançamento de edital para construção de novas creches no Recife

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), representou o Poder Legislativo em cerimônia realizada na prefeitura nesta terça-feira (07), quando foi anunciado edital para a instalação de creches na cidade. O anúncio contou com as presenças do secretário municipal de Educação, Fred Amâncio, da vice-prefeita Isabella de Roldão e do prefeito João Campos, além de servidores, professores e gestores públicos. A meta da Prefeitura é dobrar o número de vagas em creches, saltando de pouco mais de 6 mil para mais de 13 mil em quatro anos. Para isso, serão construídas novas unidades, autorizadas reformas estruturais em creches já existentes, e firmadas parcerias com instituições privadas para acolhimento de novos matriculados.

“A Câmara Municipal pode colaborar neste processo, porque vereadoras e vereadores conhecem profundamente as comunidades que representam e são capazes de apresentar as demandas, para análise da Prefeitura. Esta é uma pauta que não é de governo ou de oposição, ela é cidadã, porque a educação precisa ser uma prioridade para todos nós”, afirmou o presidente da Câmara. 

Durante o pronunciamento, o prefeito explicou que esta expansão é uma das prioridades da atual gestão do município, entendendo a importância do apoio às famílias e o fortalecimento das ações para a primeira infância e a educação. “A educação é capaz de transformar a vida das pessoas. Queremos manter o padrão de qualidade que as creches do Recife já tem, atendendo ainda mais crianças, para que mães e pais tenham a tranquilidade de saber que seus filhos estão sendo cuidados com carinho e zelo”, disse o prefeito.

Poderão se inscrever instituições comunitárias, filantrópicas e confessionais, para oferecer atendimento gratuito na Educação Infantil e a crianças de zero a cinco anos. Em contrapartida, as instituições receberão um repasse mensal por estudante. Com isso, a Secretaria de Educação implementa um novo padrão de parceria para ação conjunta com as instituições educacionais sem fins lucrativos, e garantirá para todos os estudantes atendidos o fornecimento de alimentação escolar e fardamento. Com foco na qualidade da oferta das vagas, haverá acompanhamento e formações pedagógicas para os profissionais da instituição. As creches em parceria serão parte da rede pública municipal de ensino do Recife.

É importante citar que cooperativas educacionais também poderão aderir à iniciativa, possibilitando que professores, inclusive atualmente desempregados, se associem com outros e organizem os próprios empreendimentos sociais. Vale destacar que a instituição educacional credenciada deverá atender a todos os requisitos propostos no edital.

Ainda no âmbito do programa Infância na Creche, a pasta lança, também, um edital de chamamento para cadastro de imóveis. Qualquer proprietário de imóvel no Recife, pessoa física ou jurídica, pode fazer uma proposta de venda, desde que esteja nos termos do edital. Se o imóvel for compatível com os requisitos do documento e estiver em área de interesse da Educação para a construção de novas creches ou outras unidades educacionais, poderá ser adquirido.

Programa Infância na Creche - O programa Infância na Creche cria uma estratégia permanente para os próximos dez anos, com um olhar especial para esta importante etapa da vida da criança e para seu desenvolvimento, bem como para as famílias, além de estar alinhada também com o Plano Municipal para Primeira Infância do Recife. Até 2024, a meta é dobrar o número de vagas em creches na Rede Municipal do Recife, investindo cerca de R$150 milhões e ofertando pelo menos sete mil novas vagas. O programa prevê a construção de creches próprias, ampliação de unidades já existentes, implantação de creches em parceria e outros modelos”.

 

Em 07.12.2021