Rádio Clube AM 720 é celebrada em reunião solene
Chico Kiko detalhou a história da Rádio Clube AM 720, a primeira rádio a entrar no ar no Brasil. “A icônica PRA-8, comemorou o seu centenário no dia 6 de abril de 2019. Esta data marca a histórica reunião de um grupo de amadores de telegrafia sem fio que, em 1919, registrou a fundação oficial da Rádio. Eles se comunicavam por diversão e estavam obstinados a aperfeiçoar as transmissões para levar o “pensamento humano” por meio de redes sem fio. Liderados por Augusto Joaquim Pereira, tornaram-se precursores do rádio como veículo de comunicação e foram protagonistas de uma revolução. Documentos oficiais e publicações em jornais da época comprovam o vanguardismo”.
A Rádio Clube realizou sua primeira transmissão radiofônica a partir de um estúdio improvisado na Ponte d’Uchoa, em Recife, no dia 6 de abril de 1919, tendo à frente o radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira. “Idealizada, construída, operada e direcionada para um grupo elitista, a emissora não teve muita repercussão, por não existirem receptores nas residências àquela época. Em 1920, já sob a orientação de Oscar Moreira Pinto, passou a transmitir de suas novas instalações na Avenida Cruz Cabugá, no Bairro de Santo Amaro. Em 1931, a Rádio Clube promoveu a primeira transmissão ao vivo de futebol no Norte-Nordeste. Três anos depois, em 1934, passou a ser dirigida pelo maestro Nelson Ferreira. Em 1950, inaugurou seu primeiro auditório, para 200 pessoas. No ano de 1952, passou a pertencer à cadeia dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, quando inaugurou o novo auditório para 2000 pessoas. Em 2008, tornou-se uma das integrantes da Rede Clube Brasil de Rádio”, completou Chico Kiko.
No ano de 2018, as Rádios Clube AM e FM 99.1 e o Grupo R2 começaram a contagem regressiva para a comemoração dos 100 anos com o lançamento de um projeto memorialista. “Reportagens foram publicadas toda semana nas páginas do Diario de Pernambuco. Foi idealizado para documentar o legado pioneiro dos amadores de telegrafia, narrar o progresso visto década após década, desde a sua inauguração e valorizar quem fez e faz a trajetória de sucesso da Rádio Clube. O Projeto Rádio Clube 100 dispôs ainda de programas especiais que destacaram artistas projetados nacionalmente e o jornalismo na Rádio. Programas em formatos curtos e longos, que contaram com a participação de professores, jornalistas e intelectuais. Para mim é uma honra prestar essa simples homenagem a uma rádio que tem muita credibilidade não só no Recife, como em todo o Brasil. André Luiz, sinta-se homenageado por uma pessoa que sempre acreditou nessa rádio. Acompanho a emissora desde adolescente, e ela representa uma gigante trajetória. Um veículo de comunicação muito respeitado e sem fake news”, finalizou o vereador Chico Kiko.
André Luiz Cabral, diretor geral da Rádio Clube AM, disse que tinha muito orgulho em ocupar a tribuna da Casa de José Mariano e enalteceu os desafios quando assumiu a direção da emissora. “Desde setembro de 2019, recebemos o desafio, em nome do grupo do Diario de Pernambuco, de estarmos à frente e fazer uma nova história, aliás, uma sequência da sua história. Porque o rádio precisa ser respeitado. Mas, primeiro, quem tem que respeitar são aqueles que o fazem”. O diretor geral da Rádio Clube AM salientou que a emissora era a mais importante da América Latina e que o trabalho executado pelos profissionais locais é feito com muita qualidade e compromisso com o público. “É a mais importante porque é pioneira da América Latina, e não somente do nosso querido país. Enfrentamos seis meses, depois da chegada do novo grupo, e tivemos o aumento de nossa responsabilidade com a pandemia. Conscientizamos os ouvintes dos devidos cuidados a serem tomados, cobrar das autoridades soluções e mostrar à sociedade pernambucana qual o nosso papel”.
Finalizando suas palavras, André Luiz Cabral destacou os números da Rádio Clube de Pernambuco e enfatizou a importância das novas tecnologias. “A Rádio Clube tem, em média, 120 mil acessos por mês, o melhor som da internet é o nosso porque estamos de olho nas novas mídias. A programação vem com uma série de podcasts desde entretenimento, até informação com muita credibilidade. Aumentamos a responsabilidade, sem fake news, e há 90 anos a emissora transmite o futebol, sempre com o slogan: "Sem Clube, não há futebol". Muito obrigado a todos e todas pela homenagem”.
Representando a Prefeitura, Lina Fernandes, gerente geral de rádio e TV, também fez suas considerações à emissora e citou dados do grande alcance do rádio na vida da população brasileira. “Também sou uma trabalhadora do rádio. Passei pela emissora em 2004, e hoje estou “do outro lado do balcão”, quando fui convidada pelo ex-prefeito Geraldo Julio a fazer parte da Prefeitura. Dados recentes foram publicados e constataram que o rádio alcançou 80% de audiência em 13 cidades brasileiras, em virtude da pandemia. As pessoas ainda têm o rádio como companheiro, aquele instrumento de informação e combatendo as fake news: essa é uma missão de todos trabalhadores e trabalhadoras do rádio. O rádio se reinventou e essa emissora, tão pioneira, tem o seu lugar emblemático e importante. Lá tenho grandes amigos. Viva o Recife! Viva a Rádio Clube de Pernambuco!”.
Conduzindo os trabalhos, o vereador Hélio Guabiraba confessou estar emocionado com o evento e lembrou que já trabalhou em rádio comunitária. “Eu aprendi muito no rádio. Fui presidente da Federação das Rádios Comunitárias em Pernambuco, num momento ímpar dessa cidade. Chegamos a presidir 649 rádios do Estado. Era uma febre. E a Rádio Clube fez uma história na nossa cidade e no Brasil. Ela leva tudo o que você imagina, para todo o canto da cidade. A pessoa que está na roça, no interior, está ouvindo a Rádio Clube. Parabéns a todos e todas que fazem parte desse grande veículo”.
Em 07.12.2021