Renato Antunes repercute visita a habitacionais do Recife

Durante a reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife, desta segunda-feira (6), o vereador Renato Antunes (PSC) repercutiu a visita que fez a dois habitacionais da cidade na última quinta-feira (2). Ele esteve no Habitacional da Torre e do Cordeiro com os vereadores Felipe Alecrim (PSC) e Fred Ferreira (PSC). “Sabemos que temos um problema gravíssimo, no que concerne à habitação. Muitas famílias não têm ainda a sua moradia", disse o parlamentar.

Renato Antunes parabenizou os trabalhos que vêm sendo realizados pela Comissão Interpartidária de Acompanhamento das Obras do Aeroclube, presidida pelo vereador Paulo Muniz ( SDD), instalada na Câmara do Recife com a finalidade de acompanhar as obras de construção dos Habitacionais Encanta Moça I e II, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife.

 “Existem prerrogativas legais para o trabalho de fiscalização e é importante que a gente possa fazer”, argumentou. Ele destacou que observou nos dois habitacionais visitados, da Torre e do Cordeiro, a necessidade de reparos e manutenção. “A Prefeitura tem a responsabilidade de entregar as moradias e dar a posse, mas muitos habitacionais ainda não têm a posse. Então, não se constitui condomínio, não se tem manutenção preventiva e os imóveis vão se degradando e se depreciando”, lamentou.

O vereador lembrou o  incêndio que atingiu um apartamento do habitacional do Cordeiro, na madrugada do domingo (28), em que cinco pessoas ficaram feridas e uma morreu. É possível que o fogo tenha sido causado por curto circuito em um ventilador. “Observamos no lugar uma cena de guerra, uma cena triste. Eu me sensibilizei. Precisamos ser a voz dessas pessoas”, afirmou.

Ele cobrou da Prefeitura uma resposta efetiva aos inúmeros requerimentos apresentados pelos vereadores, solicitando serviços de manutenção nas moradias. “No Habitacional da Torre não há título de posse, é um local carente de reparos e manutenção preventiva. Necessita de pintura e, o pior, as cisternas estão interditadas  por infiltrações”, destacou.

Renato Antunes disse, ainda, que pretende propor uma série de audiências públicas na Câmara Municipal para tratar das questões dos habitacionais do Recife. “Que não seja apenas entregar as chaves das moradias, mas dar dignidade para que essas pessoas possam morar bem”.

 

Em 06.12.2021