Vereadores participam de inauguração da primeira etapa do Parque das Graças
No pronunciamento para a entrega desta fase, o prefeito fez questão de lembrar que o projeto tramitou pela Câmara Municipal do Recife, sendo pauta para muitos debates e aprimoramentos. Ele também lembrou que a gestão cumpriu o prazo prometido. “O trecho completo prevê um quilômetro de extensão da ponte da Torre à Capunga. A gente está entregando esse trecho e os trechos seguintes a gente entrega 100% até 2023. Esse é o coração do Parque Capibaribe”, afirmou.
O presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá, lembrou que o Parque é assunto amplamente discutido na Casa, por se tratar de um tema muito importante para o povo do Recife .“O Parque é obra de um trabalho coletivo, realizado ouvindo as pessoas e compreendendo a necessidade da cidade contar com mais espaços públicos para convivência e lazer”, disse.
O projeto completo prevê investimentos na ordem de R$ 43 milhões. Com as obras iniciadas em março deste ano, o Parque das Graças está sendo instalado entre as pontes da Torre e da Capunga, e integra o Parque Capibaribe, projeto que vai transformar o Recife numa cidade-parque. O novo espaço adota o conceito de parque linear, com playground, área para ginástica, tirolesa, três áreas de convivência, Parcão, cinco espaços para piquenique, mirantes e área de refúgio da fauna.
O futuro equipamento começa nas proximidades da Rua Amélia, com uma solução viária que viabiliza a travessia de pedestres na descida da Ponte da Torre, seguindo com 1 km de Parque Linear até a Ponte da Capunga. O projeto tem ainda playground de 397m², subdividido em duas áreas, uma para a primeira infância, de 205 m², e outra para os maiores de seis anos, com 192m²; área para ginástica, tirolesa e três áreas de convivência, sendo duas próximas à Ponte da Torre, com 120m² e 431m², e uma localizada entre a Rua das Pernambucanas e a Ponte da Capunga, com 444m².
A área vai contar com um total de 1.011m de rotas cicláveis. Serão construídas, ainda, duas passarelas paralelas à margem do rio a fim de viabilizar a continuidade do passeio em trechos onde não havia espaço suficiente para passagem. A primeira delas ficará entre as ruas Aníbal Falcão e Manoel de Almeida, e a segunda entre a Rua Dr. Osvaldo Salsa e a Rua das Pernambucanas.
Em 29.12.2021