Notícias

Com o objetivo de prestar uma homenagem à Quadrilha Junina Origem Nordestina, que neste ano de 2025 completa 31 anos de existência, “dedicação e promoção da cultura popular do nosso Estado”, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na noite desta quarta-feira (17), numa iniciativa da vereadora Flávia de Nadegi (PV). “Fundada em 14 de setembro de 1994 no coração do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, por iniciativa de Suelanny Carvalho, a Origem Nordestina surgiu como um sonho juvenil que se transformou em uma das mais importantes expressões do ciclo junino de Pernambuco”, destacou a parlamentar.

Concedida a personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao Recife, ou à sua gente, ou ainda aos que tenham se consagrado mundialmente por serviços à humanidade e à paz mundial, a mais alta comenda da Câmara Municipal, a Medalha de Mérito José Mariano, foi entregue ao médico, pesquisador, professor e diretor do Instituto de Imonupatologia Keizo Asami (Lika-UFPE), José Luiz de Lima Filho, na tarde desta quarta-feira (17). A iniciativa foi do vereador Alcides Teixeira Neto (Avante) e a solenidade de entrega foi presidida pelo vereador Júnior de Cleto (PSB).

Sob a presidência do vereador Eduardo Mota (PSB) e com a presença dos vereadores Eduardo Moura (Novo) e Rodrigo Coutinho (Republicanos), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara do Recife reuniu-se na manhã desta quarta-feira (17). O colegiado realizou a análise de três projetos de lei Ordinária, sendo dois pela aprovação e um pela rejeição, além da distribuição de outros três PLOs a serem analisados no próximo encontro. Entre os aprovados, está o PLO nº 193/2025, de autoria do vereador Alef Collins (PP), que dispõe sobre a divulgação da lista dos inscritos nos programas habitacionais do Município do Recife e dá outras providências.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (17), e realizou a análise de 25 proposições. Destas, 18 receberam parecer pela aprovação e sete pela rejeição. Estiveram presentes no encontro o presidente do colegiado, vereador Rinaldo Junior (PSB) e os vereadores Gilberto Alves (PRD), Gilson Machado Filho (PL), Carlos Muniz (PSB) e Samuel Salazar (MDB).

Para debater a situação dos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), profissionais que trabalham com as crianças com deficiências ou transtornos, inclusive TEA (Transtorno do Espectro Autista), nas creches e escolas da rede municipal do Recife, os vereadores Osmar Ricardo e Liana Cirne, ambos do PT, realizaram reunião pública em conjunto nesta terça-feira (16), na Câmara Municipal. O objetivo foi debater os principais desafios da categoria relacionados à regulamentação de suas funções, às condições de trabalho, à valorização profissional, à contratação de concursados e à efetividade da Política de Educação Especial Inclusiva instituída pelo Decreto nº 36.309, de 30 de janeiro de 2023. O Recife tem 194 AADEEs concursados e 507 contratados, para atender cerca de 10 mil crianças atípicas matriculadas.

Formação esportiva, preservação ambiental e programas educacionais. Esses são os três eixos de atuação do Instituto Cabanga de Responsabilidade Social, entidade ligada ao Cabanga Iate Clube de Pernambuco e homenageada pela Câmara Municipal nesta terça-feira (16). A celebração, que ocorreu no plenário da Casa de José Mariano, é uma iniciativa do mandato do vereador Samuel Salazar (MDB). O vereador Zé Neto (PSB) presidiu a cerimônia.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) lembrou, em reunião plenária desta terça-feira (16) na Câmara do Recife a importância da lei municipal nº 18.626/2019, de sua autoria, que anexou à lei de contratos públicos do Recife a previsão de quebra de contrato unilateral com empresas terceirizadas que não comprovem o pagamento de salários, FGTS e INSS dos trabalhadores. Ele apontou ainda o nome de empresas que prestam serviço à Prefeitura do Recife e estariam descumprindo contratos e acordos trabalhistas, seriam as empresas B1 Vigilância, Toppus e Pernambuco Terceirização. “Há nove anos, desde meu primeiro dia nesta tribuna, que faço essas cobranças em defesa dos trabalhadores, mas me parece que muita gente não dá atenção, então o jeito é endurecer”, afirmou. O vereador informou que vai oficiar todas as secretarias apontando onde está a dívida de cada empresa e exigindo o cumprimento da lei. “Esse trabalhador não merece estar passando o que passa. A Prefeitura está em dia com o contrato, não justifica o trabalhador estar sem receber seu salário. Isso vai ser até quando”?

O vereador Eduardo Moura (Novo) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (16) para fazer uma reflexão sobre o que chamou de honestidade intelectual e moral. Ele usou dois episódios recentes para comparar a reação das pessoas em relação a cada um dos atos. Um comentário feito por um médico em suas redes sociais sobre o assassinato do ativista americano Charlie Kirk e o assédio sofrido por uma modelo enquanto fazia vídeos na Avenida Boa Viagem. “Estou repudiando aqui os dois atos e trazendo uma reflexão. Um monte de gente de um espectro político achou um absurdo a menina ser assediada – e eu também acho –, mas não achou absurdo um cara que ser formou em medicina mandar um ‘salve’ para o cara que matou um pai de família. A que ponto vai a desonestidade intelectual e moral de cada um de nós? Faço um apelo para que vocês façam essa reflexão, do quanto estamos sendo intelectual e moralmente honestos conosco mesmos”.

Na reunião plenária desta terça-feira (16), na Câmara Municipal do Recife, o vereador Fred Ferreira (PL) destacou problemas estruturais e pediu providências da Prefeitura para dois locais da cidade: Estrada do Passarinho, no trecho próximo a Dois Unidos, e Alto do Maracanã, perto do Córrego do Morcego. O parlamentar relatou que, em comum, nestes dois locais os moradores e motoristas enfrentam buracos nas vias, lixo exposto e outras questões que afetam a mobilidade. Na tribuna da Casa de José Mariano, ele exibiu fotos e cobrou ações da gestão municipal. "A gente pergunta a Prefeitura do Recife: por que acontece isso?", indagou.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (16), o vereador Felipe Alecrim (Novo) questionou o motivo pelo qual o projeto de lei nº 136/2025, de sua autoria, foi vetado pela Prefeitura do Recife. A proposição dispõe sobre a implantação de busto em homenagem ao jornalista, político, escritor e historiador Leonardo Dantas. "Eu quero mais uma vez falar sobre o papel da Prefeitura, sobre o papel desse Poder Legislativo, sobre o enfraquecimento da nossa capacidade institucional de legislar. Falo isso porque recebi da Prefeitura um veto a um projeto de lei nosso que pedia a instalação de um busto de uma personalidade marcante inestimável para a nossa cultura, que é o saudoso Leonardo Dantas. Ele foi um renomado historiador, escritor, jornalista, pesquisador pernambucano que se destacou profundamente por causa da sua dedicação à cultura e à história de Pernambuco", pontuou.