Para homenagear o artista plástico Abelardo da Hora, que estaria completando cem anos neste 2024, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na tarde desta quinta-feira (7), por iniciativa do vereador Samuel Salazar (MDB). Escultor, desenhista, gravurista, pintor, ceramista, professor e poeta, o homenageado faleceu em 2014, deixando um legado de grande relevância na cidade do Recife e em todo o estado de Pernambuco.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife reuniu-se na manhã desta quinta-feira (7), por videoconferência, para analisar e aprovar cinco projetos de lei, sendo um de autoria do Executivo (PLE 25/2024), para implementação e operacionalização da Lei Federal nº 14.399, de 08 julho de 2022, que instituiu a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Em seguida, a Comissão de Finanças e Orçamento também concedeu parecer favorável ao projeto do Executivo.
Sua atuação tem contribuído para o aprimoramento da Legislação Previdenciária. Um dos destaques foi a atuação no Congresso Nacional durante a tramitação da Reforma da Previdência. Mas, ele também se dedica à garantia dos direitos dos trabalhadores e à promoção da Justiça Social. Ao fazer o reconhecimento do trabalho do advogado previdenciarista Almir Reis, o vereador Felipe Francismar (PSB) entregou-lhe a Medalha de Mérito José Mariano, a principal comenda da Câmara Municipal do Recife, em reunião solene, na noite desta terça-feira (5).
Mais antigo jornal em circulação da América Latina, o Diario de Pernambuco está mais próximo de se tornar patrimônio imaterial histórico e cultural do Recife. É esse o objetivo do projeto de lei nº 204/2024, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que foi apreciado pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal nesta terça-feira (5). O grupo, que é presidido pela própria Ana Lúcia, reuniu-se para votar os pareceres a esta e outras seis matérias legislativas que tramitam no Poder Legislativo. O vereador Hélio Guabiraba (PSB), que relatou o projeto nº 204/2024, também participou do encontro promovido na Sala de Comissões da Casa de José Mariano.
Taxistas, operadores dos transportes complementar e escolar, e eleitores do bairro da Várzea foram alguns dos grupos que receberam os agradecimentos do vereador Davi Muniz (PSD) nesta terça-feira (5), em seu discurso proferido durante a reunião plenária da Câmara Municipal. Ele, que obteve 11.946 votos no último processo eleitoral e foi reconduzido ao cargo de parlamentar, comemorou o resultado e o apoio daqueles que votaram nele e o apoiaram em sua campanha. O vereador também elogiou os resultados pelo grupo político liderado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) nas eleições municipais deste ano. “Estamos aqui para, mais uma vez, ser a voz do povo. Não poderia deixar de parabenizar a governadora Raquel Lyra, que se saiu muito bem nas eleições municipais do Estado de Pernambuco”.
O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária nesta terça-feira (5) em duas ocasiões. No primeiro discurso, o parlamentar defendeu a aprovação do requerimento nº 8477/2024, de sua autoria, que concede voto de aplauso a gestores da Secretaria de Esportes do Recife pelo reconhecimento, como case de sucesso do ano de 2024, dado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro ao Centro de Referência Paralímpico do Recife. Em seu segundo pronunciamento, Coutinho agradeceu eleitores por sua recondução ao cargo de vereador no processo eleitoral deste ano.
Em discurso proferido durante a reunião plenária desta terça-feira (5), o vereador Hélio Guabiraba (PSB) enalteceu a consolidação política do prefeito reeleito João Campos (PSB) no município, no Estado e no país. Ao ocupar a tribuna da Câmara do Recife, o parlamentar frisou não apenas a performance de Campos nas últimas eleições municipais, mas também a do seu grupo político em Pernambuco e a projeção da sua figura no cenário nacional. Ele destacou a participação do prefeito no programa Roda Viva, da TV Cultura, que foi ao ar na semana passada. “Toda essa força política que João tem no Recife e em Pernambuco vem chamando a atenção do Brasil”.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (5), o vereador Osmar Ricardo (PT) destacou o requerimento de número 8.378/2024, de sua autoria, aprovado na reunião desta segunda-feira (4). O documento formula moção de repúdio ao relatório da Comissão Especial de Juristas para Revisão Legal da Exploração de Portos e Instalações Portuárias - Ceportos. “O relatório é sobre a revisão legal da exploração dos portos e instalações portuárias. O que a gente vê dentro dos portos é o massacre, mais uma vez, do trabalhador”, apontou.
Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (5), a vereadora Michele Collins (PP) destacou duas ações desempenhadas por ela no período em que assumiu a suplência na Câmara dos Deputados, em Brasília. O primeiro assunto abordado foi a apresentação de uma indicação para que seja sustada a Súmula Vinculante nº 61, do Supremo Tribunal Federal (STF), que trata da concessão judicial de medicamentos registrados na Anvisa, mas não incorporados às listas de dispensação do Sistema Único de Saúde (SUS). O segundo tema destacado pela parlamentar, diz respeito as competições esportivas entre mulheres cis e mulheres trans.
Presidente da Comissão de Educação da Câmara do Recife e também integrante do Conselho Municipal de Educação, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), durante a reunião plenária desta terça-feira (5), apontou dificuldades no processo de matrícula para novos estudantes da rede pública, que começou hoje pelo site matriculaonlinerecife.pe.gov.br ou pelo aplicativo Conecta Recife. “O sistema está oscilando, não se conclui o processo e, para mães que são pobres, que não têm acesso à internet e que não têm o acesso tecnológico sempre, isso é o caos”. A parlamentar ressaltou ainda que a matrícula online precisa ser universalizada, democrática e de acesso a todas as famílias. Vários parlamentares também debateram o tema educação durante a plenária.