Notícias

A importância do trabalho realizado pela Câmara Municipal do Recife nas comunidades da periferia, através dos vereadores, foi destacada por Eurico Freire (Rede), em discurso realizado na reunião ordinária desta segunda-feira, 26. “A Casa de José Mariano cumpre o seu objetivo, mas é importante fazer essa ressalva, quando os vereadores levam as demandas das populações que residem em áreas carentes, para o prefeito, os secretários e presidentes de empresas públicas. Nosso papel é ser a voz dessas pessoas”, ressaltou.

Na reunião plenária desta segunda-feira, 26, o vereador Almir Fernando (PCdoB) agradeceu a construção e recuperação de escadarias, além da instalação de corrimões em ruas da Zona Norte do Recife. “Essas obras foram frutos de requerimentos aprovados por essa Casa e, agora, viraram realidade. Fazemos esses pedidos corriqueiramente, pois é uma necessidade do povo. As pessoas precisam das escadas e dos corrimões. A realização dessas obras é motivo de uma comemoração muito grande e importante”.

O Instituto Amor, Esperança em Jesus Cristo esteve na Câmara na tarde desta sexta-feira, 23, para apresentar o trabalho que desenvolve nas comunidades do Recife. A instituição sem fins lucrativos contribui para o desenvolvimento sustentável através de atividades de educação ambiental, com o princípio dos três Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. “O nosso papel é levar a educação ambiental às comunidades e combater as doenças com a limpeza”, destacou a presidente do Instituto, Sueli Gouveia da Silva.

Através da iniciativa da vereadora Aline Mariano (PMDB) a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na manhã desta sexta-feira, 23, para homenagear a chef e comendadora recifense Erilene Monteiro de Azevedo Braz, que realiza um trabalho filantrópico através de uma instituição mantida com recursos próprios e parcerias e que até o momento já beneficiou cerca de 3 mil pessoas. Erilene, que é dona de uma escola de formação, o Centro de Especialização de Pizzas e Pizzaiolos (Cepp), em Campo Grande, Zona Norte do Recife, é também fundadora do Mão Na Massa, uma proposta pioneira de qualificação profissional para ex-usuários de drogas e pessoas em vulnerabilidade social. Essa formação é gratuita. O plenário da Casa de José Mariano ficou lotado com parentes, amigos, alunos e pessoas que são atendidas pelo trabalho de ação social.

Durante reunião solene, na tarde desta quinta-feira, 22, o vereador Gilberto Alves (PSD), homenageou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com a entrega da Medalha de Mérito José Mariano. A associação, que teve início no Rio de Janeiro, em dezembro de 1954, tem como fundadora a norte-americana Berenice Bemis, que contou, então, com a ajuda de um grupo de pais, amigos, professores e médicos.

O vereador Wilton Brito (PP), na tarde desta terça-feira, 20, homenageou o empresário Petrus Mendonça com a entrega da Medalha do Mérito José Mariano. Ele é sócio da Imobiliária Arrecifes, fundada pelo pai, e começou a trabalhar profissionalmente aos 16 anos. Formado em Direito, tornou-se especialista em Direito Imobiliário pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Empenhado também na carreira acadêmica, é professor de Direito e Legislação Imobiliária e Operações Imobiliárias, no curso de Gestão Imobiliária, na Faculdade de Administração de Pernambuco (FCAP-UPE).

Durante a reunião ordinária desta terça-feira, 20, a vereadora Michele Collins (PP) antecipou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no país em 21 de setembro. Ela lembrou que a data foi idealizada desde 1982 através das discussões de entidades que atuam na área, mas só se tornou lei federal no ano de 2005. “O mês foi escolhido por conta da proximidade com a primavera e com o Dia da Árvore, como forma de representação do surgimento das manifestações em prol da cidadania plena para essas pessoas”. Na tribuna da Casa, a parlamentar destacou ainda que é autora de seis leis municipais que buscam a igualdade de condições para todos.

Com o aumento da violência no estado, o vereador Eurico Freire (Rede) procurou o Comando da Polícia Militar de Pernambuco para buscar medidas de apoio para a população. Na reunião plenária desta terça-feira, 20, o vereador falou sobre os encontros. “Já fizemos algumas reuniões nos bairros da Imbiribeira, Ipsep e Iputinga. Quero fazer um registro do quanto o Comando nos atende com toda a atenção e colocando-se à disposição para discutir a melhor forma de atuar nessas áreas. Vimos que existem iniciativas da polícia com a comunidade que criaram alternativas de comunicação, com alguns sucessos”.

Na reunião ordinária desta terça-feira, 20, os parlamentares da Casa de José Mariano abordaram casos de violência urbana ocorridos na cidade. A vereadora Isabella de Roldão (PDT) ocupou a tribuna e chamou a atenção para os assaltos a ônibus e a vulnerabilidade das mulheres frente a este problema. “As pessoas não sabem o que fazer quando a violência transpassa os bairros. As usuárias do transporte coletivo não estão isentas do assalto, tanto na periferia quanto em bairros nobres”.

Durante boa parte da reunião ordinária desta terça-feira,20, a violência urbana foi tema dos discursos de vários parlamentares, e o assunto foi retomado durante o grande expediente. O vereador André Régis (PSDB) fez questão de enaltecer e sugerir a atuação das Forças Armadas no reforço à segurança da capital pernambucana.