Notícias

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA, o Transtorno do Espectro Autista. E como forma de conscientizar as pessoas e dar visibilidade ao tema, foi estabelecido pela ONU o Abril Azul, mês que se inicia hoje e que foi destacado pela vereadora Michele Collins (PP), em pronunciamento na tribuna do plenário, durante a reunião ordinária desta segunda-feira (1º).

O vereador Felipe Alecrim (PSC) citou, na tribuna da Câmara Municipal, uma pesquisa do Instituto Cidades que coloca o Recife no segundo lugar no ranking do Mapa da Desigualdade entre as Capitais Brasileiras, desenvolvido pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS). A pesquisa, que teve o resultado divulgado no dia 26 de março, analisou áreas como educação, saúde, violência, assistência social, meio ambiente e direitos humanos. O assunto foi levantado na Casa de José Mariano, durante reunião plenária realizada nesta segunda-feira (1º).

A vereadora Elaine Cristina (PSOL) repercutiu o conflito que envolveu policiais militares do 16º BPM e artistas de rua e grafiteiros que participavam do evento Mostra Coletiva de Arte Urbana, no dia 27 de março, na Rua Uchôa Cintra, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. “O Dia Internacional do Grafite, que deveria ser de celebração e de reconhecimento da cultura e arte urbana, da expressão artística dos nossos jovens, acabou se tornando palco de uma ação truculenta por parte da Polícia Militar de Pernambuco”.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (1º), o vereador Rinaldo Junior (PSB) voltou a cobrar o Governo de Pernambuco pelos atrasos nos salários de cerca de mil vigilantes que prestam serviços à Secretaria de Educação do Estado. Segundo ele, os trabalhadores, que são contratados de forma terceirizada pela empresa BBC Vigilância e Serviços, estão com o salário atrasado há quase dois meses. “Sexta-feira, agora, dia 5, vai completar dois meses que eles estão sem receber sequer um centavo nas suas contas e sem o ticket alimentação. Alguns deles estão com cinco férias atrasadas”, disse.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (1º), o requerimento de número 2.344/2024, de sua autoria, que pede que seja homenageada com escultura no Circuito da Poesia, a escritora Maria do Carmo Barreto Campello. “Ela foi uma das mais importantes poetisas contemporâneas da cidade, do Estado e do Brasil”, exaltou. O pedido, com indicação ao secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, foi aprovado em plenário.

O vereador Tadeu Calheiros (MDB) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (1º), para enfatizar que está ao lado dos profissionais de saúde. “Sigo uma luta em prol da saúde do Recife e do Estado de Pernambuco, sem nenhuma cor partidária, na busca de ampliar e melhorar os nossos quadros de profissionais” salientou. De acordo com ele, no próximo dia 15 terá uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde para tratar de serviços, chamamento de concursados, dentre outras questões.

Cidade litorânea, o Recife tem o cenário perfeito para a prática de esportes como o vôlei de praia, futebol de areia, frescobol, peteca, surfe, entre outros que podem ser exercidos de forma individual ou coletiva, profissional ou recreativamente, ou ainda para melhoria da saúde. Por essa razão, o vereador Ebinho Florêncio (Podemos) promoveu uma reunião solene, na noite desta quarta-feira (27), com o tema: “Os atletas que enaltecem os jogos de praia e orgulham a Cidade do Recife”. A solenidade foi presidida pelo vereador Professor Mirinho (SD).

Presidida pelo vereador Zé Neto (PROS), a Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara do Recife se reuniu nesta quarta-feira (27), de forma híbrida, para deliberar sobre projetos que tramitam no Poder Legislativo municipal. Na ocasião, o colegiado se posicionou favoravelmente a 19 matérias, dentre as quais sete projetos de lei que visam a declarar grupos e agremiações locais como patrimônios culturais imateriais do Recife.

Racismo religioso, precariedade de serviços como iluminação e segurança, falta de acesso à saúde e à educação. Essas são alguns dos problemas que os territórios identificados como afro-indígenas no Recife sofrem cotidianamente – e que foram alvo de debate em uma audiência pública promovida na Câmara Municipal nesta terça-feira (26). No evento, uma iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), integrantes da Prefeitura trataram das questões levantadas em uma pesquisa realizada pelo mandato do parlamentar em espaços religiosos de matriz afro-indígena.

Em comemoração aos 84 anos do Centro Universitário Frassinetti do Recife (Unifafire) e aos 83 anos de sua Aula Inaugural, a Câmara Municipal realizou reunião solene na Câmara Municipal, na noite desta terça-feira (26), por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). Ao justificar sua homenagem, a parlamentar argumentou que a instituição de ensino superior é de grande relevância para a cidade do Recife e para o estado de Pernambuco, e que “sua história é marcada por uma trajetória de excelência na educação, inovação no ensino e compromisso com o desenvolvimento social e econômico da região”.