Notícias

Tomando por base um requerimento feito pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), onde ele pede manutenção para um Posto de Saúde da Família Irmão Teresinha, Campina do Barreto, necessitando manutenção geral, instalações hidráulicas entre outros, o vereador Jurandir Liberal (PT) ressaltou que o pleito do colega demonstra como se encontram condições da saúde do município, porque não é só lá que está ruim.

Colocado em segunda votação o Projeto de Lei do Executivo 49/2015, que trata da recuperação de habitações mediante doação de R$ 5 mil, e que deveria atender cerca de mil famílias, não foi aprovado por falta de quorum no plenário da Câmara do Recife. Antes da votação, da mesma forma que aconteceu na primeira discussão na terça-feira 01, tendo sido aprovado, vereadores da base aliada e da oposição debateram intensamente o PLE.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) subiu à tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta quarta-feira (02) para pedir que o Poder Legislativo Municipal tomasse uma posição quanto à questão da abertura da porta do meio dos ônibus do transporte público metropolitano. Atualmente, empresas do setor têm aberto esta porta apenas nos terminais de integração ou quando a plataforma de elevação de cadeiras de rodas precisa ser utilizada.

Diante do aumento dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus no Recife e em Pernambuco, o vereador Henrique Leite (PT) disse hoje (2) que “o estado possui a parcela de maior responsabilidade em relação ao problema. E não o cidadão”. “São 19.646 casos confirmados de dengue, chikungunya e zika vírus e Pernambuco é um dos mais afetados. O Recife teve uma ampliação de 838%. E o estado muitas vezes cria a ideia de que o cidadão é o principal responsável por esse surto. E não é. O estado é que está deixando de fiscalizar e vem destruindo o meio ambiente quando não realiza as limpezas necessárias, como a dos canais ,e também quando não fazem as visitas nas casas”.

Diante do não atendimento de requerimentos dirigidos à Compesa sobre conserto de canos em vários locais da cidade, o vereador Almir Fernando (PCdoB) dirigiu-se à tribuna hoje,2, para fazer um apelo ao presidente do órgão. “Temos visto nas comunidades inúmeros canos estourados. Já elaborei diversos requerimentos solicitando a manutenção e faço aqui um apelo ao presidente da Compesa. Temos cobrado e não estamos conseguindo resposta. Portanto espero que aqui, diante da tribuna, a Compesa atenda as nossas solicitações”.

O vereador Amaro Cipriano (PSB) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira,2, para lamentar os casos de violência que estão ocorrendo no Recife. O parlamentar citou um caso em que uma criança de 1 ano faleceu no bairro de Prazeres. “Diante da insegurança que se alastra em todo o Brasil, o bairro de Prazeres está tornando-se uma verdadeira calamidade. Houve um desentendimento entre cidadãos, onde uma pessoa levou um tiro e uma criança de 1 ano e 2 meses veio a falecer ontem. Um fato lamentável para a sociedade”.

Através de um voto de aplauso e congratulações, aprovado por unanimidade em plenário nesta quarta-feira, 02, o vereador Jadeval de Lima (PTN) homenageou a nova diretoria da Associação dos Servidores da Prefeitura da Cidade do Recife - ASPCRE. No dia 30 de novembro, foi realizada a eleição para o quadriênio 2016-2019.

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu, durante reunião plenária da Câmara do Recife desta quarta-feira (2), a realização de um seminário nacional que comemorou os 15 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Pernambuco. A parlamentar agradeceu a homenagem feita a ela durante o evento, que começou na última terça-feira (01), no Recife, e segue até a próxima quinta-feira (03).

O projeto de lei 49/2015 que trata do programa de melhoria habitacional e concede auxílio de R$ 5 mil para reforma de moradias carentes, foi debatido hoje na Câmara do Recife. André Régis (PSDB) disse que o PLE não traz argumentação técnica razoável. “É difícil ir contra a melhoria da dignidade das pessoas, mas não há estimativa de custos, se fere ou não a Lei de Responsabilidade Fiscal, ou qual o montante que será destinado e muito menos o critério de escolha”.