A vereadora Aimée Carvalho (PSB) repercutiu na tarde desta terça-feira (01), durante reunião plenária na Casa de José Mariano, um estudo da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) que demonstra que mais da metade das mortes violentas de mulheres no Brasil são cometidas por familiares. De acordo com a vereadora, a pesquisa – denominada “Mapa da Violência 2015: Homicídios de Mulheres” – também aponta que 33,2% dessas mortes são cometidas por parceiros ou ex-parceiros.
O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) repercutiu nesta terça-feira (01), na Câmara do Recife, um ato feito pelo grupo Amigos do Bairro de São José pela recuperação da Igreja Matriz de São José, fechada há cerca de dois anos. De acordo com o vereador, o grupo esteve presente em uma missa campal feita no último domingo (29) no bairro de São José.
Acompanhando as notícias sobre o avanço do zika vírus e da dengue no Recife e no estado de Pernambuco, o vereador Jurandir Liberal (PT) disse que ficou preocupado com as divulgações constantes sobre as doenças. “Tenho visto as reportagens no final de semana sobre a zika e a dengue e fiquei muito preocupado. Se a administração da cidade fosse do Partido dos Trabalhadores diriam que a culpa dessas doenças seria do PT. Os vereadores estão fazendo debates sobre o assunto, pois a Câmara não pode ser omissa nessa situação tão preocupante e negativa para o estado”.
A notícia de que a Justiça anulou a compra do Cais José Estelita levou a vereadora Isabella de Roldão (PDT) a debater a questão, na tarde desta terça-feira,1. A decisão foi tomada pelo juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, da 1ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco. O terreno pertencia originalmente à Rede Ferroviária Federal S.A (Refesa) e foi arrematado em 2008 pelo Consórcio Novo Recife para construção do projeto Novo Recife. “Quero aqui, na tribuna, parabenizar todo o movimento Ocupe Estelita que tomou conta da cidade e teve um desfecho feliz. O juiz tomou a decisão certa e isso representa uma grande alegria”.
A Secretaria Municipal de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (Secod), lançou no último dia 26, o edital que contrata vagas com entidades terapêuticas. A vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira,1, para comentar a ação. “Gostaria de parabenizar a gestão pelo lançamento do edital. A Secretaria financiará 150 vagas e considero muito importante essa ação pois as comunidades desenvolvem um trabalho sério. Considero o número disponibilizado tímido. Poderia até ter sido mais ousado, levando em consideração o número de dependentes químicos em nossa cidade”.
A Comissão de Educação da Câmara do Recife recebeu nesta terça-feira (01) representantes do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP). Durante o encontro, foram feitas propostas que visam preservar os nomes das ruas do Recife. A reunião contou com a participação do presidente da comissão, vereador André Régis (PSDB), e do vereador Aerto Luna (PRP) – além do presidente do IAHGP, José Luiz Mota Menezes, e do primeiro secretário do Instituto, Reinaldo Carneiro Leão.
É indiscutível que um trabalho de cerimonial benfeito é como o cartão de visitas de uma organização pública ou privada. Se uma recepção oficial acontecer de forma competente, a instituição ganha ponto. Caso contrário, a imagem dela escorre pelo ralo. Por isso, a Câmara Municipal do Recife está realizando o curso “Cerimonial no Ambiente Legislativo” ministrado pelo coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo (Cofac), do Instituto Legislativo Brasileito (interlegis), do Senado, Francisco Etelvino Biondo. Com 40 horas/aulas, o curso está terminando na tarde desta terça-feira.
O vereador Carlos Gueiros (PDB) informou que desde 2001 cobra da Prefeitura a isonomia entre os servidores. Reclamou que os projetos de planos e cargos que chegam à Câmara do Recife tratam de setores de forma desigual e isoladamente, criando categorias de servidores, quando ele acha que todos deveriam ter o mesmo tratamento. Ele se referiu ao PLE 27/2015 que dispõe sobre o redimensionamento de cargos públicos e regulamenta algumas carreiras. “As categorias são tratadas isoladamente, fazendo distinção entre elas. Este não é o momento de alterar nada, até porque legisladores não podem legislar sobre projetos que causam impacto financeiro, mas é preciso ter o compromisso que isso vai mudar”.
Dois projetos de lei da vereadora Isabella de Roldão (PDT), 66/2014 dando nome ao Compaz do Bongi Padre Henrique, e o 67/2014 dando nome ao Compaz do Alto de Santa Terezinha, Edwiges de Sá Pereira, e que deveriam ser votados nesta segunda-feira 30, receberam emenda de plenário de autoria do vereador Vicente André Gomes (PSB), dando nomes às bibliotecas dos mesmos. Por causa das emendas, os projetos voltaram para a apreciação das comissões. Já o projeto de lei do Executivo dá nome ao Compaz do Alto Santa Terezinha governador Eduardo Campos foi aprovado em primeira discussão.
O vereador Eurico Freire (PV) discutiu nesta segunda-feira (30), na Casa de José Mariano, um requerimento apresentado por ele que solicita a realização de uma reunião pública sobre a epidemia de microcefalia no Recife. O parlamentar convidou seus pares e toda a sociedade a participarem da reunião, que deve acontecer no dia 10 de dezembro, às 14h, no plenarinho da Câmara do Recife.