A eleição da Mesa Diretora da 6ª edição do Parlamento Jovem do Recife já havia acontecido na semana passada, mas precisou ser refeita na tarde desta quarta-feira, 18, no Plenarinho da Câmara Municipal. O pleito escolheu os membros dos sete cargos da Mesa, que terão mandato de um ano: Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 3º Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário e 3º Secretário, além de três suplentes.
O vereador Henrique Leite (PT), fez hoje na Câmara do Recife veemente discurso contrário à flexibilização das armas e munição no país. Usou da experiência de policial para criticar a bancada da bala, deputados federais favoráveis à diminuição de idade para compra de armas de 25 para 21 anos e a possibilidade de comprar 100 balas por ano. “Essa bancada é financiada pela indústria de armas. Está registrado no TRE doações de mais de R$ 8 milhões para campanhas. Agora eles estão cobrando a fatura”.
O vereador Jurandir Liberal (PT) repercutiu nesta quarta-feira (18) o lançamento da cartilha ‘Por um Espaço Público Cidadão: a Mobilidade e a Conquista da Rua’, produzida pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de Pernambuco. O pronunciamento do parlamentar – que distribuiu exemplares entre os colegas – foi feito na tribuna da Câmara do Recife, durante reunião plenária.
Durante a reunião plenária desta terça-feira, 18, Eurico Freire (PV) mostrou-se preocupado com a devastação das áreas de mangue no Recife. Ele destacou a situação da área próxima ao Residencial Boa Viagem e da Vila Santa Luzia, na Torre, onde o mangue já sofre os prejuízos de uma ocupação irregular. O parlamentar pediu a criação de uma frente parlamentar de vereadores para visitar esses locais.
A vereadora Michele Collins (PP) celebrou, em pronunciamento feito na Câmara do Recife nesta quarta-feira (18), os 19 anos do Ministério Recuperando Vidas com Jesus, que presta serviços a pessoas com dependência química. O projeto foi fundado pela parlamentar e por seu marido, o deputado Cleiton Collins (PP). “Tenho orgulho de participar desse ministério que tem salvado vidas”, disse a vereadora.
O vereador Estéfano Menudo (PSB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta quarta-feira (18) para agradecer ao prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), pelo restabelecimento do auxílio-funeral na cidade. O tema foi abordado na reunião plenária da última terça-feira (17) pelo vereador Osmar Ricardo (PT) e motivou uma visita do parlamentar à prefeitura.
O Córrego do Euclides, no Alto José Bonifácio, foi alvo da atenção de discurso do vereador Almir Fernando (PCdoB) feito na Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (18). Em seu pronunciamento, o parlamentar fez dois pedidos em benefício da localidade.
Agora só falta a votação em plenário: os projetos de lei do Poder Executivo que preveem o orçamento público do município do Recife para o próximo ano receberam pareceres favoráveis do relator vereador Marco Aurélio Medeiros (SDD), em reunião realizada, na manhã desta quarta-feira, 18, pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife. “A expectativa agora é que eles sejam votados terça-feira da próxima semana. Da nossa parte, enquanto comissão, eles estão resolvidos. Já informamos ao líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN) e ao presidente da casa, vereador Vicente André Gomes (PSB”, disse Marco Aurélio, que também preside a comissão.
O vereador Osmar Ricardo (PT) rebateu as críticas feitas pelo Prefeito em reportagem publicada na imprensa local. Citou hoje na Câmara do Recife a entrada do Ministério Público na questão da Vila Naval e Parque dos Manguezais, solicitando um projeto de lei específico que preveja a preservação do patrimônio público e que tenha a participação popular na sua elaboração para não tornar outro Cais Estelita.
Com o rompimento das barragens do Fundão e Santarém, no município de Mariana, em Minas Gerais, ao menos oito pessoas morreram e 19 estão desaparecidas. A lama liberada pelas barragens atingiu cerca de 100 km de distância e afetou mais de 15 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. Na tarde desta terça-feira, 17, o vereador Luiz Eustáquio lamentou a tragédia e disse que vai encaminhar “Moção de apoio” às famílias afetadas e, ao mesmo tempo, uma “Moção de censura” à mineradora que causou o desastre.