Notícias

A vitória dos alunos recifenses na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) foi bastante comemorada na tribuna de hoje,3, pelo vereador Marco Aurélio (SDD). Os estudantes da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, na Várzea, foram recepcionados no Aeroporto Internacional do Recife, ontem, pelo prefeito Geraldo Júlio. Com a vitória, a equipe vai representar o Brasil na RoboCup - campeonato internacional que será realizado no próximo ano, na Alemanha. “Foi um dia muito importante para os alunos da rede municipal do Recife. Nós temos é que comemorar”, ressaltou Marco Aurélio.

A vereadora Missionária Michele Collins (PP) disse, na reunião ordinária desta terça-feira, que o dia 3 de novembro é um marco para a história brasileira, “em virtude do longo processo de luta pela participação das mulheres na política”. Foi nesse dia, há exatos 85 anos, no ano de 1030, que o direito de voto feminino foi instituído pelo então presidente da República, Washington Luís. “É preciso sempre lembrar a luta persistente que as mulheres tiveram de travar para conseguirem se firmar como cidadãs portadoras de direito”, ressaltou a vereadora.

Os membros do instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) serão convidados para participar da próxima reunião da Comissão de Educação da Câmara Municipal do Recife, que ocorrerá no dia 17. Referência na defesa da história e da cultura do povo pernambucano, o IAHGP possui pesquisas que podem dar mais estofo às propostas que tramitam na Casa de José Mariano, a começar pelo projeto de lei 161/2015, de autoria do vereador Eduardo Chera (SDD), que pretende instituir o 26 de janeiro como o Dia do bairro do Pina.

As ocorrências de homicídio, assaltos e furtos dentro dos trens, além das depredações de vagões e plataformas em dias de jogo na Arena Pernambuco, formam um clima de insegurança para os usuários e funcionários do metrô do Recife. Por isso, a Câmara Municipal realizou audiência pública, na manhã desta quinta-feira, 29, no plenarinho, por iniciativa do vereador Davi Muniz (Pros), e presidida por Aderaldo Pinto (PRTB). Para eles, a falta de segurança ultrapassou o limite da tolerância, exigindo esclarecimentos por parte da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), operadora dos serviços.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) elogiou a prefeitura do Recife, durante reunião plenária realizada na Câmara do Recife nesta quarta-feira (28), pelo ato de posse de 321 novos agentes da Guarda Municipal. A cerimônia foi realizada na manhã desta quarta-feira no Teatro Tabocas, no Centro de Convenções.

Um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver, o câncer do colo do útero, foi o tema abordado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde de hoje,28. “Sua principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV - Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção”.

O vereador Osmar Ricardo (PT) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (28) para tecer críticas à situação das obras na comunidade do Pilar, localizada no bairro do Recife. O parlamentar disse ter recebido um vídeo com reclamações sobre obras inacabadas e projetos não iniciados.

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu, na tarde desta quarta-feira (28), uma visita que realizou hoje na Ponte do Limoeiro, localizada no bairro de Santo Amaro. De acordo com a parlamentar, várias mulheres estão no local fazendo uso de drogas. “Estivemos visitando na Ponte do Limoeiro e lá existe uma crackolândia, formada exclusivamente por mulheres. São dezenas que dormem ali mesmo e são usuárias de crack, em sua maioria”.

O vereador Luiz Eustáquio (REDE) repercutiu o convite feito à ONG Oasis da Liberdade para participar da Feira de Ciência. Aproveitou para comentar o trabalho que sendo realizado pela Secretaria Municipal de Combate ao Crack e outros Drogas. O presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, lamentou que a Secretaria receba críticas de parlamentares e pessoas que trabalham no combate às drogas. “As críticas são descabidas. Vou propor uma reunião com a secretária Aline Mariano e outro parlamentares para ouvir dela as realização e as ações que ainda vão ser implementadas”.

A obrigatoriedade da emissão de boletins médicos diários, para familiares ou responsáveis, sobre o estado dos pacientes tratados em unidades de saúde públicas ou privadas pode virar lei no Recife. O projeto de nº 193/2015, de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT), foi aprovado pela Comissão dos Direitos Humanos, Contribuinte e do Consumidor, Apoio Comunitário, da Criança e do Adolescente, que se reuniu na tarde desta quarta-feira (28) na Câmara do Recife.