Disciplinar a realização do parto humanizado – aquele que respeita a fisiologia do procedimento e as escolhas da mulher – na capital pernambucana. Com esse objetivo, tramita na Câmara do Recife um projeto de lei de autoria do vereador Estéfano Menudo (PSB), inscrito sob o número 160/2015. Caso seja sancionada, a nova lei vai tornar obrigatória a presença de um médico ou enfermeira obstetra durante o nascimento e garantir a afixação de cartazes a respeito do parto humanizado em unidades de saúde públicas e particulares.
Josias Tavares, Severina da Silva, Edna Marques. Os nomes nas catacumbas que cercam a última morada do ex-vereador Liberato Costa Júnior, sepultado no cemitério de Santo Amaro nesta quinta-feira (14), não são ilustres – mas, com isso, refletem o amor que o parlamentar tinha pelo povo recifense.
O sepultamento do corpo do ex-vereador Liberato Costa Júnior, 99 anos, está previsto para às 10h da manhã desta quinta-feira, no cemitério de Santo Amaro. No momento, o velório ocorre no plenário da Câmara Municipal do Recife, onde parentes, amigos e autoridades se revezam no adeus a um dos mais respeitados homens públicos que a Cidade conheceu. Sua vasta biografia, que inclui dez mandatos como vereador, mandatos como prefeito e deputado estadual, pode ser acompanhada na matéria.
O governador Paulo Câmara, o vice Raul Henry e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, compareceram ao plenário da Câmara Municipal do Recife, no início da noite desta quarta-feira, 13, durante o velório do corpo do ex-vereador Liberato Costa Júnior. Eles lamentaram a perda do político que influenciou gerações e é exemplo de ética e amor ao Recife. Liberato entra para a história como o vereador recifense que teve dez mandatos consecutivos, sendo o último em 2012.
O corpo do ex-vereador, ex-prefeito do Recife e ex-deputado estadual Liberato Costa Júnior está sendo velado no plenário da Câmara Municipal do Recife. Considerado pelos políticos de todo o Brasil, como sendo um dos mais autênticos municipalistas e pelos atuais vereadores da Câmara Municipal como um grande regimentalista, Liberato Costa Júnior, 99 anos, faleceu no final da manhã de hoje, em sua casa no bairro de Campo Grande. O motivo da morte foi uma parada cardiorrespiratória. Ele deixa duas filhas e sete netos. Foram 10 mandatos de vereador do Recife seguidos (1955-2012). O corpo será sepultado no Cemitério de Santo Amaro, amanhã, quinta-feira, às 10h.
Os vereadores da Cidade do Recife lamentam o falecimento do ex-vereador Liberato Costa Júnior, nesta quarta-feira, 13. O velório ocorre no plenário da Casa – palco de efervescentes discussões parlamentares. Um espaço que foi muito apreciado por Liberato durante o período em que exerceu os seus dez mandatos.
Considerado pelos políticos de todo o Brasil, como sendo um dos mais autênticos municipalistas e pelos atuais vereadores da Câmara Municipal do Recife como um grande regimentalista, o ex-vereador, ex-prefeito do Recife e ex-deputado estadual Liberato Costa Júnior, 99 anos, faleceu no final da manhã, em sua casa no bairro de Campo Grande.
Ele amava o Recife e seu povo. Era conhecedor de sua história, não só aquela registrada pelos livros e ensinada nas escolas, mas também a história dos dias atuais, sobretudo dos casos políticos. Ele mesmo ajudou a protagonizar muitos acontecimentos em eleições. Foi prefeito, vereador e deputado estadual. Ajudou a elaborar leis que melhoraram a qualidade de vida da capital de Pernambuco e era um defensor da democracia. O ex-vereador Liberato Costa Júnior, um dos políticos mais experientes do Estado, faleceu nesta quarta-feira. Deixa duas filhas e sete netos.
Enquanto o Recife se prepara para os festejos do Carnaval, em que são comuns as festas do tipo Open Bar, está aguardando parecer da Comissão de Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor da Câmara Municipal do Recife o projeto de lei 16/2015, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (Rede), que proíbe a venda de ingressos para esse tipo de festas em bares, restaurantes, boates, casas de shows, pátio de eventos, camarotes carnavalesco, etc, Nesses eventos, a pessoa paga apenas por sua entrada e a bebida é liberada, algumas sem horário de acabar. “Essas festas incentivam o consumo de danoso e sem controle”, comentou o vereador.
Um projeto de lei do vereador Romerinho Jatobá (PR) que se encontra em tramitação na Câmara do Recife pode obrigar a instalação, no município, de sinalização luminosa piscante em áreas onde estejam instalados radares de controle de velocidade. Caso seja sancionado, o projeto – que está inscrito sob o número 45/2015 – vai possibilitar a anulação das multas aplicadas por radares posicionados em regiões não sinalizadas na forma da lei.