Notícias

Na tarde desta quarta-feira 26, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) falou a respeito da PEC 241 que foi mais uma vez aprovada em segundo turno na Câmara Federal e segue para votação no Senado. “Essa proposta de emenda constitucional representa o retrocesso. Para mim, questões relacionadas à saúde estão ligadas a vida, e os recursos dedicados a essa área assim como na educação, não podem ser vistos como gastos, mas sim como investimentos”, argumentou.

O debate sobre a Proposta de Emenda Constitucional 241, que pode congelar as despesas do Governo Federal por até 20 anos, foi reverberada na Câmara do Recife nesta quarta-feira (26), durante a reunião plenária. O assunto foi levantado pelos vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e André Régis (PSDB) tanto no Pequeno Expediente, no qual os parlamentares têm direito a discursos de até cinco minutos, quanto no Grande Expediente, destinado a discussões mais longas. Neste último, André Régis, que se mostrou favorável à PEC, foi o primeiro a falar.

O investimento da Prefeitura do Recife na iluminação pública da cidade foi destacado pelo vereador Eurico Freire (REDE) na reunião plenária desta quarta-feira, 26. “Segundo dados do Executivo, desde 2013 houve um investimento total de 32 milhões de reais na requalificação da iluminação pública. Além disso, foram realizadas as trocas de 54 mil luminárias e 20 mil luminárias novas foram instaladas”.

A audiência pública que vai analisar os projetos de lei que nortearão as ações, receitas e despesas do futuro prefeito do Recife, para o próximo ano, será realizada nesta quinta-feira, no plenarinho da Câmara Municipal, às 15h. Inicialmente, ela estava prevista para hoje, mas a Comissão Executiva comunicou que ela foi transferida para amanhã, estendendo também o prazo para recebimento de emendas.

O Movimento Pró-Criança e o seu presidente, Sebastião de Araújo Barreto Campello, foram homenageados em reunião solene realizada na manhã desta quarta-feira, 26, por iniciativa do vereador Eurico Freire (Rede). Ele recebeu a Medalha do Mérito José Mariano, que é a mais alta comenda da Câmara Municipal, entregue a quem presta serviços relevantes ao Recife. A entidade atende a mais de 2 mil crianças e adolescentes em situação de risco e de rua e é considerada uma das mais importantes de Pernambuco, no setor. Estudo feito pelo Centro Interuniversitário de Estudos da América, Ásia e África (Ciela) apontou o Pró-Criança como instituição que “muito interveio” para a redução dos delitos praticados por adolescentes em Pernambuco.

Na tarde desta terça-feira 25, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) falou sobre os projetos de lei que estão em tramitação na Câmara Municipal e ainda não foram votados, enfatizando a necessidade de serem trabalhados antes do término do mandato dos parlamentares não reeleitos, como ela. “A cidade do Recife não pode parar e nós precisamos dar andamento ao processo de continuidade de projetos importantes, alguns com prazo inclusive vencido, tendo em vista que o nosso mandato terminará dia 31 de dezembro”, ressaltou.

Na reunião plenária desta terça-feira, 25, o vereador Alfredo Santana (PRB) destacou o projeto de lei número 35, de 2014, que autoriza a criação do Hospital do Idoso no Recife. “Olhamos para a cidade e vimos os nossos idosos com necessidade de um cuidado especial, como um hospital que seja exclusivo para eles. Isso fez com que criássemos o projeto e déssemos entrada na Casa de José Mariano”. A proposta, de autoria dele, está em tramitação nas comissões temáticas da Câmara.

O mês de outubro é totalmente dedicado à campanha Outubro Rosa que visa prevenir o câncer de mama. A ação foi bastante elogiada pela vereadora Michele Collins (PP) durante a reunião plenária de hoje, 25. “Vimos em nossa cidade grandes manifestações de apoio a essa iniciativa. Venho também reforçar a necessidade de mais ações por parte da sociedade civil e do poder público para ampliar a rede de exame e o acesso aos mesmos”.

Reeleita com 14.338 votos, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) dirigiu-se à tribuna na tarde desta terça-feira,25, para agradecer os seus eleitores e eleitoras. “Foram votos voluntários e conscientes, de eleitores comprometidos e identificados com as ações e atividades que desenvolvi na Câmara Municipal do Recife, em quase quatro anos de labuta diária na defesa dos seus direitos de cidadania”.

Estudantes de Direito da Faculdade Joaquim Nabuco realizaram uma visita técnica à Câmara do Recife na tarde desta terça-feira (25). Sob a tutela da professora de Direito Constitucional Manoela Alves, os alunos da disciplina foram recepcionados por integrantes do quadro funcional da Casa e pelo vereador Aerto Luna (PRP). Durante a visita, eles puderam conhecer espaços importantes da instituição, como o plenário, e se informar sobre o funcionamento do Legislativo.