Em todo o Brasil, de acordo com o vereador André Régis (PSDB), a restrição dos gastos públicos vem sendo feita de forma rigorosa. E durante pronunciamento realizado na tarde de hoje,10, o parlamentar sugeriu que a próxima Mesa Diretora analise o orçamento para que a Casa “também possa readaptar as suas despesas”. “Dessa forma, a Câmara dará a sua contribuição e mostrando que não está fora do que anseia a sociedade. Faremos uma readequação de despesas, um enxugamento, para que o orçamento caiba. Não haverá sofrimento ou cortes. Só readequação”.
Apesar da crise econômica a execução orçamentária do segundo quadrimestre, da Prefeitura do Recife, suportou o cumprimento das metas fiscais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com um Resultado Primário de R$ 345,5 milhões e um superávit orçamentário de R$ 334,8 milhões. O anúncio foi feito pelo secretário de Finanças, Ricardo Dantas, que destacou o equilíbrio nas contas para realização de investimentos na cidade. Esses números também compõem o relatório com a avaliação do quadrimestre que foi enviado com antecedência para os vereadores, analisado durante uma semana e aprovado, em audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira, 10.
Os 120 anos de festa e tradição da Tribo Carijós do Recife foram celebrados nesta sexta-feira (7), na Câmara Municipal. Por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), a Casa realizou uma reunião em caráter solene para homenagear a agremiação carnavalesca e a importância cultural dos caboclinho. Integrantes do setor de cultura contemplaram o evento no plenário da Câmara, que contou ainda com participantes do grupo vestindo os adereços típicos da Tribo.
O vereador Carlos Gueiros (PSB), apresentou o projeto de lei número 129/2016 que torna obrigatório a todos os empreendimentos licenciados pelo município do Recife para a exploração de estacionamento de veículos, a concessão de gratuidade quando da permanência máxima de 30 minutos. A matéria está sendo analisada pelas comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; de Defesa dos Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor; e de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito.
Fazer com que a emissão de boletins diários sobre o estado de saúde dos pacientes seja uma obrigação das unidades de saúde do Recife. É esse o objetivo do projeto 193/2015, de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT), que se encontra em tramitação na Câmara do Recife. Caso seja sancionado sem alterações, a nova regra vai afetar instituições públicas e privadas.
Por iniciativa do vereador Felipe Francismar (PSB) a conhecida Rua Projetada, no bairro da Macaxeira, poderá se chamar Rua Projetada Teófilo Amaro da Silva. Com esse objetivo, está em tramitação na Câmara Municipal do Recife o projeto de lei número 38/2016, que já recebeu parecer pela aprovação da comissão de Legislação e Justiça; e aguarda análise da comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes. O vereador justifica que o nome da rua, apesar de ser conhecido, não está positivado e que “há um senso comum entre os moradores o desejo de se fazer uma homenagem póstuma a um dos moradores que muito contribuiu para as melhorias do bairro”.
O prazo de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) e ao Plano Plurianual (PPA) 2014–2017 encerra-se no dia 24 e o vereador Marco Aurélio (PRTB) fez questão de dirigir-se à tribuna, hoje (4), para ressaltar o assunto. “Estamos marcando uma audiência no Plenarinho, próximo dia 27, para discutirmos as emendas apresentadas. Contamos com a colaboração e sugestões de todos os vereadores desta Casa. Até o dia 24 qualquer vereador ou vereadora pode apresentar a sua emenda".
O vereador Aderaldo Pinto (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (4) para agradecer pelo resultado das eleições realizadas no último domingo (2). O parlamentar foi reeleito com a quarta maior votação do pleito.
Na tarde desta segunda-feira, 03, o vereador Carlos Gueiros (PSB), agradeceu aos eleitores a votação expressiva que lhe garantiu a reeleição e cumprimentou todos que estavam presentes no plenário da Câmara do Recife. Aproveitou também, para saudar e declarar solidariedade em especial a Eurico Freire (REDE), que não conseguiu se reeleger. "Quero dizer, que vai fazer falta pela maneira como se portou durante esse mandato", afirmou. Ele ainda criticou o regime político brasileiro, ressaltando que "não é justo com o trabalho do político e muitos menos com a escolha do eleitor".
A vereadora Marília Arraes (PT), reconduzida para um novo mandato na Câmara dos Vereadores do Recife, agradeceu os votos recebidos – ela foi a sexta mais bem votada – disse que a cidade vai continuar combativa e mostrar que não tem dono. Segundo ela, o parlamento não pode ser constituído só por pessoas, é representado também por ideias. “O que precisa ser corrigido não é o processo eleitoral, mas as coligações feitas por partidos que se vendem para os grandes”.