Notícias

O vice-líder da bancada governista na Câmara Municipal do Recife, vereador Rinaldo Junior (PSB) negou que o prefeito João Campos tenha cometido pedaladas fiscais. Ele fez a defesa em resposta ao discurso feito anterior ao seu, pelo líder da oposição, vereador Alcides Cardoso (PSDB). “O que o prefeito fez está previsto na lei municipal número 17.142, de 2005, que versa sobre Regime Previdenciário próprio do Recife. O artigo 27, parágrafo primeiro, ampara que o pagamento do servidor seja feito no mês subsequente”, garantiu.

“O grupo Neonergia tem se furtado de sua responsabilidade, que é fornecer energia elétrica de qualidade para a população”. Com essas palavras, o vereador Ronaldo Lopes (PSC) defendeu, na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11), a aprovação de um requerimento de sua autoria que solicita a realização de uma audiência pública sobre a falta de energia em comunidades do município. O pedido foi aprovado pelo conjunto dos vereadores e deve acontecer no dia 26 de março, às 9h, no plenarinho da Casa.

A vereadora Liana Cirne (PT) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (11), para criticar a moção de repúdio (requerimento 801/2024), de autoria do vereador Alcides Cardoso (PSDB), sobre a declaração do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que comparou a resposta de Israel na Faixa de Gaza contra os atos terroristas do Grupo Hamas à ação de Hitler contra os judeus, que ficou conhecida como o holocausto.

Uma suposta manobra fiscal que teria sido cometida pela Prefeitura do Recife foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB) na tribuna da Câmara Municipal, durante a reunião plenária desta segunda-feira (11). De acordo com o parlamentar, o Executivo teria adiado o pagamento de R$ 33 milhões relativos a contribuições patronais de dezembro e do 13º salário de 2023 de servidores ativos e inativos, aposentados e pensionistas. Para Cardoso, a operação, que ele classificou como “pedalada fiscal”, foi feita para resolver problemas financeiros da Prefeitura – mas, também segundo o vereador, o Executivo se manifestou afirmando que havia fechado o ano com quase R$ 1 bilhão em caixa.

O vereador Osmar Ricardo (PT) promoveu uma audiência pública, na manhã desta sexta-feira (8), no plenarinho da Casa de José Mariano, para debater o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Município do Recife (Saúde Recife). Criado por meio da Lei Municipal nº 17.082, de 14 de janeiro de 2005, o Saúde Recife tem como missão prestar serviços de assistência médica em geral para os seus usuários. Atualmente atende 18.858 beneficiários, por meio de convênios com diversos prestadores de serviços de saúde.

Vinte e três mulheres receberam o Prêmio Mulheres Virtuosas na manhã desta sexta-feira (8), na Câmara do Recife. A solenidade realizada por iniciativa da vereadora Michele Collins (PP) acontece em alusão ao Dia Internacional da Mulher, e tem como intuito evidenciar que a data “se trata de um convite para a reflexão referente ao modo como a sociedade trata as mulheres” no convívio afetivo, familiar, social e de trabalho. Além disso, a celebração também lembra a garantia do direito ao voto e a participação feminina na política brasileira.

Concedida a pessoas que tenham alcançado destaque em atividades culturais, políticas, científicas e sociais, a Medalha de Mérito José Mariano foi entregue na noite desta quinta-feira (7) ao advogado e cônsul honorário Finlandês no Recife, com jurisdição para os Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, Gilberto Flávio de Azevedo Lima. A honraria é a mais importante comenda do Poder Legislativo Municipal e precisa ser aprovada pelos parlamentares, em reunião plenária. A iniciativa foi da vereadora Aline Mariano (PP).

O advogado Antônio Braz nasceu no município de Bom Jardim, no Agreste pernambucano, mas foi no Recife que construiu uma carreira sempre em expansão. Hoje sócio de um escritório que opera com mais de 300 colaboradores, Braz recebeu nesta quinta-feira (7), o Título de Cidadão do Recife, no plenário da Câmara Municipal. Prestigiada por autoridades do campo jurídico, a cerimônia foi realizada por iniciativa do vereador Aderaldo Pinto (PSB) e presidida pelo vereador Chico Kiko (PP).

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (7), por videoconferência, para analisar 13 proposições de autoria de diversos parlamentares. Destas matérias, uma foi rejeitada e foram aprovados 10 projetos de lei e dois projetos de decreto legislativo (PDL). Estiveram presentes o presidente do colegiado, Zé Neto (PROS), além dos vereadores Rinaldo Junior (PSB), Samuel Salazar (MDB) e Michele Collins (PP).

Para comemorar o "Dia Municipal do Círculo de Oração", previsto na lei municipal número 18.022/2014, originada em projeto de lei de sua autoria, a vereadora Michele Collins (PP) realizou reunião solene na tarde desta terça-feira (5), na Câmara Municipal do Recife. “A solenidade de hoje constitui um importante momento para compartilharmos a fé e fortalecermos o Evangelho”, afirmou a parlamentar, fazendo referência à data, que é comemorada todos os anos no dia 6 de março. Durante o evento, ela homenageou e entregou certificados a 42 dirigentes de círculos oração de várias igrejas e denominações.