Os servidores da Orquestra e da Banda Sinfônicas do Recife e o Secretário Executivo de Administração, Joaquim Pessoa, vieram à Câmara acompanhar de perto a votação do parecer ao Projeto de Lei do Executivo que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos músicos. A proposta foi aprovada na íntegra pela Comissão de Legislação e Justiça da Casa. As cinco emendas que recebeu dos parlamentares foram rejeitadas. “Essa foi uma grande conquista para a categoria, o projeto foi bastante discutido entre o executivo e os músicos. Agora a matéria segue para o plenário”, destacou o presidente da Comissão Aerto Luna (PRP).
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) afirmou que a sociedade civil organizada não participa da elaboração de políticas públicas para o Pacto pela Vida de Pernambuco. Ele ocupou a tribuna da Casa na tarde desta segunda-feira, 16, e destacou que no início do programa o anunciado pelas autoridades do estado, foi diferente. “Eu lembro que foi dito que as associações de bairros, de moradores, clubes de mães, igrejas, toda a sociedade, enfim, seria ouvida. O Pacto é muito importante para o Recife".
As recentes manifestações populares ocorridas no país foram analisadas na Câmara do Recife pelo vereador André Régis (PSDB), na tarde desta segunda-feira, 16. Ele lembrou o evento da última sexta promovido pelas centrais sindicais e o de ontem, domingo, convocado pelas redes sociais. “O Brasil foi às ruas reclamando contra uma situação que preocupa do ponto de vista social, econômico e político”.
Em virtude do não comparecimento do secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, à audiência que trataria dos rumos que devem tomar o comércio informal no Recife, o vereador Osmar Ricardo (PT) abriu e fechou o encontro. Para ele, trata-se de desrespeito ao poder legislativo. “A desculpa dada foi um encontro com a comissão de parlamentares que está cuidando do incidente ocorrido semana passada na Várzea, onde o vereador Davi Muniz PROS), teria sido agredido por funcionários da Secretaria. Ele poderia ter recebido os vereadores aqui mesmo na Câmara do Recife”.
Sem a presença do secretário de Mobilidade e Controle Urbano da Prefeitura do Recife, João Braga, o vereador Osmar Ricardo (PT) resolveu não realizar a audiência pública da manhã desta segunda-feira, 16, que fora convocada para debater sobre o Comercio informal da cidade. “A audiência estava marcada inicialmente para o dia 16 de fevereiro e o líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN) pediu vistas, solicitando para remarcá-la. Atendi ao pedido e estava aguardando o secretário”, disse Osmar Ricardo. O plenarinho da Câmara Municipal, onde a reunião ocorreria, estava lotada de ambulantes e representantes do movimento social Coletivo de Lutas Comunitárias.
A Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, da Câmara Municipal do Recife, realizou a primeira reunião do colegiado, este ano, na manhã desta quinta-feira, 12, para análise de nove projetos que estão em tramitação à espera de pareceres. Um dos projetos analisados foi o de Resolução número 11/2011, de autoria de Gilberto Alves (PTN), que dispõe sobre a criação, no âmbito da Câmara Municipal do Recife, da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana. Ficou decidido que, antes do parecer, a Comissão de Meio Ambiente vai procurar orientações do Departamento Legislativo, para saber como deve ser o funcionamento de uma frente como a que está proposta.
De acordo com o vereador Henrique Leite (PT), no trajeto do prédio Acaiaca, localizado na avenida Boa Viagem, até o empresarial JCPM, existem problemas de manutenção. O parlamentar citou na tribuna desta quarta,11, as deficiências encontradas e ressaltou preocupação com a cidade e com quem frequenta a área.
Amanhã, dia 12 de março, o Recife completará 478 anos e o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) fez questão de ressaltar a data durante a Reunião Plenária desta quarta,11. “Quero complementar a homenagem da vereadora Aimée Carvalho (PSB) pelo aniversário dos 478 anos de história da nossa capital pernambucana. Recife é uma cidade que marca muito, especialmente para nós, nordestinos. E, inclusive, aqueles de outros estados, que tiveram aqui uma referência para estudar e trabalhar. Eu, como sou de Caruaru, também fui atraído para o Recife”.
A construção de um complexo educacional com escola, creche, um espaço para cultura e esportes numa área de 10 mil metros quadrados na antiga fábrica de estopas na Avenida Caxangá, no bairro do Zumbi, foi o tema do discurso do vereador Eriberto Rafael (PTC), na tarde desta quarta-feira, 11. “A obra deveria ser entregue em junho de 2015, e ainda nem começou, infelizmente”.
O aniversário de Olinda e Recife, comemorado no dia 12 de março, foi o tema do discurso da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta quarta-feira, 11. “Venho prestar esta homenagem às cidades do Recife e de Olinda. Recife, a Veneza Brasileira, e Olinda, Cidade Patrimônio Histórico da Humanidade estão soprando as velinhas. Recife com seus 478 anos e Olinda com seus 480 merecem o maior parabéns do mundo, por toda sua história e riqueza. A história das cidades irmãs começou com a povoação de Olinda, em 1535, palco do pontapé inicial do desenvolvimento de Pernambuco”.