Um conjunto de 13 requerimentos concedendo votos de aplausos e congratulações a mulheres negras que conquistaram o nível superior de ensino, e posteriormente obtiveram títulos de mestras ou de doutoras, foram discutidos em bloco pela vereadora Elaine Cristina (PSOL), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (27). Todos os requerimentos, apresentados em celebração ao dia 11 de fevereiro, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, são de autoria da parlamentar e foram aprovados em plenário. Ela destacou ainda a importância do Dia Mundial de Doenças Raras, celebrado em 29 de fevereiro.
Após críticas da bancada de oposição, que censurou o ritmo da entrega dos materiais didáticos em escolas da rede municipal de ensino, o vereador Samuel Salazar (MDB), líder do Governo na Câmara Municipal do Recife, afirmou que “é muito fácil falar da gestão do prefeito João Campos e do secretário de Educação, Fred Amâncio”. Ao ocupar a tribuna, na reunião plenária realizada na manhã desta terça-feira (27), ele relacionou diversos programas e ações que estão sendo executadas na pasta da educação, destacando o aumento do número de vagas nas creches; as obras de requalificação de prédios escolares; a ampliação do número de vagas nas escolas; implantação do programa Recife no Mundo, de intercâmbio internacional para estudantes do ensino fundamental; além da “maior convocação da história de profissionais para trabalhar nas escolas municipais”.
A aprovação do Bilhete Único Metropolitano e a consequente redução do valor da tarifa B nas passagens de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR), propostas pelo Governo de Pernambuco, foram comemoradas pelo vereador Ronaldo Lopes (PSC), na Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (27). “Eu gostaria de parabenizar o Governo do Estado na pessoa da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause pelo gol de placa, com a redução de 26,79% no valor da passagem do anel B e pela implantação do Bilhete Único”, disse.
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (27), o vereador Alcides Cardoso (PSDB) reclamou que muitos alunos da rede municipal de ensino ainda não receberam os kits com material escolar. Ele disse que foi informado que só pouco mais da metade do material chegou à Secretaria de Educação da Prefeitura. “Apenas 52% do material chegaram no galpão, e mesmo assim ainda não foram entregues. Já estamos com um mês de aula e os kits não foram entregues nem no galpão”, afirmou.
A vereadora Liana Cirne (PT) celebrou, na Casa de José Mariano, o resultado de uma ação judicial que considerou como sendo uma vitória sua contra a deputada federal Clarissa Tércio (PP). A sentença foi favorável à vereadora, que estava sendo acusada pelo crime de calúnia a partir de críticas que fez a um vídeo da deputada. “Em 8 de janeiro de 2023, a deputada usou as redes sociais para divulgar um vídeo que fazia uma grande apologia aos atos de vandalismo, quebra-quebra e de tentativa de golpe de Estado”, lembrou Liana Cirne na reunião plenária realizada nesta terça-feira (27).
A falta de segurança pública é o principal problema urbano relatado pelos moradores de Setúbal, comunidade do bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital. Foi isso que o vereador Ebinho Florêncio (Podemos) constatou a partir de um serviço de atendimento do seu gabinete a moradores e relatou nesta terça-feira (27), em pronunciamento na tribuna da Câmara do Recife. Na ocasião, ele disse que busca a implementação de dois postos físicos da Polícia Militar na área.
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (27), o vereador Ivan Moraes (PSOL) fez questão de destacar 38 requerimentos, de sua autoria, concedendo votos de aplausos a agremiações carnavalescas vencedoras do desfile do Carnaval do Recife 2024. O parlamentar também fez uma análise da política cultural do município e deu sugestões ao Poder Executivo.
A vereadora Aline Mariano (PP) repercutiu nesta segunda-feira (26), durante a reunião plenária da Câmara do Recife, o ataque ocorrido na madrugada da última quinta-feira (22) ao ônibus que transportava jogadores do Fortaleza Esporte Clube. Os atletas – dos quais seis ficaram feridos – foram apedrejados nas imediações da Arena Pernambuco após empate contra o Sport Club do Recife, em partida pela Copa do Nordeste. Segundo a parlamentar, o incidente ocorreu por falha no planejamento de segurança pública do Governo do Estado.
A vereadora Elaine Cristina (PSOL) subiu à tribuna na Câmara do Recife nesta segunda-feira (26), durante a reunião plenária, para discutir dois requerimentos de sua autoria que se encontravam em votação. Dentre eles, o requerimento nº 13.497/2023, que solicita à Prefeitura que revogue disposições feitas no ano passado a respeito do número de alunos auxiliados por cada Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) da rede municipal de ensino. A matéria foi aprovada pela Casa.
A municipalização da administração do transporte público de passageiros, trazendo a gestão do sistema para a Prefeitura do Recife, foi defendida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), vice-líder da bancada de Governo, durante a reunião extraordinária da Câmara Municipal, realizada na tarde desta segunda-feira (26). “Tenho certeza de que essa pauta une a Câmara, pois os usuários dos ônibus nos procuram. Está na hora de levantarmos essa bandeira, trazer essa pauta para o parlamento, pegar de volta a administração do transporte, torna-lo realmente público, com tarifa zero e ônibus organizado”, disse.