No último dia 17 de junho, o Governo de Pernambuco lançou os programas Quadra Viva e Ganhe o Mundo Esportivo. O vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou a iniciativa, na tarde desta segunda-feira, 29. “A ação tem como objetivo aliar o desenvolvimento escolar à prática esportiva como forma de fortalecer o aprendizado dos alunos da rede estadual de ensino. Sou um defensor da prática de esporte da cidade e sempre lutei pela requalificação dos campos de várzea do Recife”.
A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu na tarde desta segunda-feira, 29, um encontro que aconteceu na última sexta-feira, 26, com o governador Paulo Câmara para tratar de algumas questões a respeito do combate às drogas no estado de Pernambuco. “Posso dizer que as comunidades terapêuticas estão bastante esperançosas com a iniciativa dele de assinar um decreto criando um grupo de trabalho para implantar o programa estadual em apoio às comunidades”.
A vereadora Aimée Carvalho (PSB) dirigiu-se à tribuna de hoje, 29, para destacar a violência contra as mulheres. De acordo com a parlamentar, até maio deste ano Pernambuco já contabilizou 110 casos de mulheres assassinadas, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). E o mais recente é o de Maria Alice Seabra, 19 anos, assassinada pelo próprio padrasto.
A manutenção dos morros no Recife foi debatida pelo vereador Jurandir Liberal (PT), na tarde desta segunda-feira,29. De acordo com o parlamentar, as gestões passadas tinham um trabalho de educação ambiental com as comunidades.
Diante das chuvas que vêm caindo na noite de domingo (28) e na madrugada de hoje (29), o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) lamentou a situação das comunidades atingidas, especificamente a Vila Maria Lúcia, localizada no bairro do Ipsep.
O diretor do Departamento Legislativo da Câmara Municipal do Recife, Paulo Rogério, anunciou que o recesso parlamentar terá início segunda-feira, 6, estendendo-se até 31 de julho. Esta semana, porém, o funcionamento será normal, com reuniões ordinárias, audiências públicas, solenidades e reuniões de comissões. “O recesso vai durar 25 dias. Ele significa a suspensão temporária das atividades parlamentares, como os debates em plenário, emissão de pareceres das comissões e deliberações do colegiado”, esclareceu.
Por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PT), a Câmara Municipal realizou na manhã desta quinta, 25, uma reunião solene em homenagem ao Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. A data, que é lembrada em cada 26 de junho, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987 “como expressão de sua determinação em reforçar a ação e a cooperação para alcançar o objetivo de uma sociedade livre de drogas”, lembrou o parlamentar.
Suspensa por duas vezes em virtude de tumulto criado pelas galerias do Plenário, a votação do Plano Municipal de Educação na Câmara do Recife ontem, foi transferida para o Plenarinho, sem a presença dos manifestantes contrários ao projeto enviado pelo Executivo. Antes mesmo da votação do projeto, os parlamentares discutiram um substitutivo apresentado pelo vereador André Régis (PSDB), que foi rejeitado pela maioria dos presentes. Em duas votações - por 28 votos “sim” e 5 “não” e durante reunião extraordinária, 29 a 6 - o Plano de Educação foi aprovado. A medida recebeu emenda retirando a ideologia de gênero do texto original, considerado ponto polêmico pela maioria.
Nove projetos distribuídos e 13 foram discutidos durante a reunião da Comissão de Direitos Humanos realizada no início da tarde de hoje,22. Dentre os projetos que receberam parecer pela aprovação está o 229/2014, de autoria do vereador Estéfano Menudo (PSB), que dispõe sobre informações de combate à Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife aprovou o projeto de lei número 10/2015, do Poder Executivo, que prevê o Plano Municipal de Educação da Cidade de Recife (PME), com vigência por 10 anos. A matéria recebeu 17 emendas modificativas e aditivas, das quais quatro delas foram de autoria do relator, vereador Carlos Gueiros (PTB). “O parecer foi sintonizado com as discussões realizadas em plenário e numa audiência pública realizada na semana passada para debater o projeto”, disse o presidente da comissão vereador Aerto Luna (PRP).