Integrantes de 18 comunidades terapêuticas do Estado, representantes da Polícia Militar, Tribunal de Justiça e de igrejas evangélicas encheram o plenário e as galerias para a sessão solene em comemoração ao Dia Municipal das Comunidades Terapêuticas. Presidido pelo vereador Eduardo Marques (PTB), o evento foi proposto pela vereadora Michele Collins (PP). “As CT’s são pioneiras no atendimento aos dependentes em SPA, as que mais oferecem tratamento psicossocial, sendo responsável, hoje, por cerca de 90% do atendimento de pessoas com esse tipo de dependência”, afirmou a parlamentar na justificativa da solenidade.
Para esclarecer a sociedade sobre um vírus que está assolando não só no município do Recife, mas também em toda a região Nordeste, a vereadora Vera Lopes (PPS) realizou audiência pública nesta quarta-feira, 17. “É uma epidemia que vem lotando consultórios e hospitais, mas que nem sempre os médicos conseguem saber qual o vírus. Os exames para dengue às vezes dão negativos e o Ministério da Saúde já admitiu que pode ser o Zika vírus. Assim como também pode ser o Chikungunya. Mas, nós ficamos preocupados de que seja outro, no caso o Parvovírus B19”, disse a vereadora, que também é médica.
O Dia Municipal das Comunidades Terapêuticas (26 de junho) começou a ser lembrado logo cedo no pátio externo da Câmara Municipal. Uma grande tenda foi montada para realização de palestras e contatos com dependentes químicos e suas famílias. A iniciativa é da vereadora Michele Collins (PP), autora da lei municipal, e conta com a participação de psicólogos, assistentes sociais dentre outros profissionais. Às 10 horas haverá uma solenidade em homenagem a data e às 13h uma audiência pública discute o Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas.
Foi aprovado, por unanimidade, o requerimento 3487/2015, de autoria do líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN), formulado Voto de Aplauso ao Governador Paulo Câmara, pela iniciativa de promover o movimento suprapartidário para congregar esforços pela disputa em trazer o Hub do Grupo Latam Airlines para o Recife.
O regime de urgência para a votação do projeto de lei sobre o Plano Municipal de Educação (PME) foi questionado hoje, 16, pela vereadora Isabella de Roldão (PDT). A parlamentar fez um apelo aos demais vereadores para reconsiderar o tipo de tramitação estabelecido à matéria.
Uma matéria publicada no Jornal do Commercio de hoje,16, sobre a não entrega de moradias à comunidade do Pilar foi o tema do discurso do vereador Osmar Ricardo (PT). De acordo com a publicação, o projeto foi anunciado em 2000, as obras iniciadas em 2010, mas o prazo de conclusão acaba de ser reprogramado para o fim de 2017.
A Comissão de Direitos Humanos recebeu o grupo AMAR- Aliança de Mães e Famílias Raras no início da tarde desta terça-feira, 16. Elas vieram pedir apoio da Casa de José Mariano para serem reconhecidas diante do poder público. “Viemos pedir socorro. Somos mães de filhos com necessidades e o gestor público precisa nos enxergar”, disse Pollyana Dias, presidente da AMAR.
Uma audiência pública sobre o vírus que vem assolando no Recife será realizada na Casa amanhã, 17, a partir das 9h, no Plenarinho. A iniciativa é da vereadora Vera Lopes (PPS) e a parlamentar explicou, durante a Reunião Plenária desta terça-feira,16, como será realizado o evento.
A vereadora Aimeé Carvalho (PSB) está preocupada com o aumento no número de bebês infectados pela Sífilis Congênita, que nos últimos quatro anos cresceu em mais de 150%. Durante a reunião plenária desta terça-feira, 16, a vereadora apresentou dados e alertou para as formas de prevenção da doença, que tem tratamento e cura, mesmo durante a gestação.
O Plano Municipal de Educação foi tema do pronunciamento do vereador Luiz Eustáquio (PT). Ele acredita que o Projeto do Executivo pode ser votado na Câmara até o dia 25 deste mês, dentro do prazo previsto na lei. A matéria já tramita na Casa em regime de urgência. “Entendo que o regime de urgência é sempre uma exceção, mas temos até o dia 25 apara aprovar o projeto, e acredito que os vereadores vão fazer um esforço nesta direção”.