Os vereadores aprovaram a dispensa de prazo do projeto de lei do Executivo 02/2015, que entre outras coisas cria a Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas e reestrutura a administração direta. O líder do governo, Gilberto Alves (PTN) havia solicitado a dispensa de prazo ao plenário na segunda-feira 23, o que remete a proposta direto para análise das comissões temáticas da Câmara do Recife. Mas, alguns vereadores tinham pedido um prazo de 24 horas para melhor conhecer o teor da proposta. Hoje à tarde a dispensa de prazo foi votada e aprovada. Agora o PLE terá até 45 dias para ser examinado pelas comissões da Casa e receber emendas para voltar ao plenário e ser votado.
A vereadora Michele Collins (PP) parabenizou, na tarde desta terça-feira, 24, a iniciativa do prefeito Geraldo Julio ao encaminhar à Casa de José Mariano o Projeto de Lei do Executivo que extingue e transforma cargos comissionados, reestruturando o quadro da administração direta do Poder Executivo Municipal, em especial, a matéria que transforma a Secretaria Executiva de Mediação de Conflitos, em Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.
A vereadora Vera Lopes (PPS) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 24, para agradecer a recepção na volta à Câmara Municipal do Recife. “Agradeço ao Presidente da Casa, o vereador Vicente André Gomes, pelo apoio, ao meu amigo Marcos di Bria, aos funcionários da Câmara pelo carinho e à imprensa externa".
Para votar em regime de urgência o projeto de lei do Executivo reestruturando a administração direta, o líder do governo, Gilberto Alves (PTN) pediu dispensa de prazo, remetendo a proposta direto à análise das comissões temáticas da Câmara do Recife. No entanto, alguns vereadores solicitaram prazo de pelo menos 24 horas para melhor conhecer o teor da proposta. O pleito foi acatado pelo presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB), após consulta ao líder do governo. O pedido de dispensa de prazo que seria votado ontem em plenário ficou para hoje. O líder do governo ressaltou que este assunto vem sendo discutido há anos e que todos os parlamentares já estavam, familiarizados com o tema. Mesmo assim aceitou a solicitação dos colegas.
O vereador André Régis (PSDB) aproveitou o destaque do requerimento que formula votos de aplausos às escolas da rede municipal do Recife que obtiveram nota igual ou superior a cinco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - para ressaltar a campanha “Climatização já”. O parlamentar, autor da campanha nas redes sociais, observou que “se é possível obter uma boa avaliação nas atuais condições das escolas, imagine se as condições fossem outras?”.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) comemorou a chegada à Câmara do Projeto de Lei do Executivo que cria entre outras medidas a secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. “Há muitos anos defendo a criação de um organismo para combater esse flagelo que aflige as famílias brasileiras. Fiz audiências públicas para discutir o assunto, estive com prefeitos e mostrei a necessidade. Ouvi que o coletivo de secretarias atenderia melhor o enfrentamento a essa droga. Mas a nossa luta é justamente por um combate mais efetivo”. O vereador presidiu na Casa a Frente Parlamentar de Combate ao Crack e outras Drogas que protagonizou inúmeras discussões, promoveu visitas a locais de atendimento a usuários, além de uma viagem a Alagoas para conhecer o política de enfretamento daquele estado. Ele é autor da lei municipal nº 17.442/08 que institui no calendário oficial de eventos do Recife o Dia Municipal de Combate as Drogas, comemorado no dia 12 de agosto.
A Comissão de Legislação e Justiça teve nesta segunda-feira, 23, sua primeira reunião do biênio 2015/2016. Foram distribuídos 38 projetos para analise e emissão de parecer. Estiveram presentes no encontro, além do presidente da Comissão Aerto Luna (PRP), os vereadores Almir Fernando (PCdoB), Erivaldo da Silva (PTC) e Carlos Gueiros (PTB).
Diante da publicação de matérias sobre a situação da orla de Boa Viagem e da praia do Pina, o vereador Jurandir Liberal (PT) dirigiu-se à tribuna para comentar os assuntos, na tarde desta segunda,23. “Matérias dos jornais essa semana destacaram a orla de Boa Viagem, que considero um fato que sempre reclamo. Foi demonstrada a sujeira em que se encontra um dos nossos cartões postais e, para completar, a praia do Pina foi considerada não apta para o banho. Uma grande pena porque na época do ex-prefeito João Paulo aquela área foi revitalizada e tinha um outro tratamento”, disse.
Durante a Reunião Plenária desta segunda, 23, a vereadora Michele Collins (PP) transmitiu condolências aos familiares e amigos do pastor e missionário David Martins Miranda, que faleceu aos 79 anos, na noite do último sábado (21), decorrente de um infarto. “Sua partida representa uma grande perda para o Brasil e para os evangélicos. Ele foi o fundador da Igreja Pentecostal Deus é Amor, criada em junho de 1962 e que, atualmente, possui mais de 22 mil templos espalhados pelo Brasil e outros 136 países. O religioso foi casado com Ereni oliveira de Miranda, com quem teve quatro filhos, sendo os pastores: David Miranda Filho e Daniel Miranda, além da cantora Débora Miranda de Almeida e Léia Miranda”.
A emoção tomou conta do primeiro discurso do vereador Romildo Gomes Neto (PSD) na tribuna da Câmara Municipal o Recife, na tarde de hoje (23). O parlamentar enfatizou o significado em ocupar uma cadeira na Casa de José Mariano e lembrou que desde a infância ouvia dizer que seguiria a carreira política do pai, Romildo Gomes Filho.