A vereadora Aimée Carvalho (PSB) destacou em seu discurso, na tarde desta segunda-feira, 23, uma nova epidemia de dengue que está começando no Recife. “O aumento dos casos faz com que a Prefeitura busque ajuda de diversos setores da sociedade para ampliar a intensificação do combate ao mosquito Aedes Aegypti. A Secretaria de Saúde do Recife registrou, nas primeiras sete semanas do ano, 937 casos suspeitos de dengue e confirmou 132 deles. O aumento é de 140% em relação às confirmações do mesmo período de 2014”.
Na semana passada o Brasil vivenciou o Carnaval, festa popular mais celebrada no país e que ao longo do tempo tornou-se elemento fundamental da cultura nacional. O vereador Gilberto Alves (PTN) ressaltou, na tarde desta segunda-feira, 23, que nos cinco dias de festa o Recife se encheu de cores para o maior e mais pernambucano dos carnavais. “Do total de 2596 atrações, 98% foram da nossa terra, mostrando que o carnaval da nossa cidade, além de ser importante investimento em turismo e visibilidade da cidade, é, sobretudo, grande evento da preservação e divulgação da cultura de Pernambuco”.
Cerca de 80% dos projetos que tramitam na Câmara do Recife passam pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos. Na tarde desta segunda-feira, 23, a nova formação do grupo para o biênio 2015-2016 foi instalada. Os vereadores da nova composição são: Michele Collins (PP), Jadeval de Lima (PTN), Osmar Ricardo (PT), Jurandir Liberal (PT) e Jairo Britto (PT).
Três projetos de lei de autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB) estão previstos para serem votados em segunda discussão na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife marcada para começar às 15h desta segunda-feira, 23. O de número 80/2012 institui o Programa de Conservação, Uso Racional e Reaproveitamento das Águas nas Edificações; o 383/2013 dispõe sobre a proteção e segurança dos consumidores nas agências e postos bancários; e o 397/2013, que trata do registro e divulgação dos índices de violência contra a mulher no Recife.
“Um bom filho a casa torna e eu voltei pra ficar. A felicidade não cabe em meu coração”. As palavras emocionadas marcaram o primeiro discurso da vereadora Vera Lopes (PPS), que tomou posse na Câmara do Recife, na manhã desta sexta-feira, 20, diante de um plenário lotado por eleitores, amigos e parentes. Nas últimas eleições, a parlamentar obteve 3.994 votos, mas não se reelegeu e ficou na primeira suplência. Agora, retorna ao Legislativo Municipal na vaga deixada pelo vereador licenciado Raul Jungmann (PPS), que assumiu o mandato de deputado federal.
Considerando a falta de local apropriado para fixação de placas publicitárias para venda e locação de imóveis no Recife, o vereador Wilton Brito (PHS) elaborou o projeto de lei 8/2015 que obriga a instalação de painel fixo em todos os edifícios residenciais e comerciais para fixação de placas publicitárias de venda, permuta e locação de imóveis. A matéria encontra-se em tramitação nas Comissões de Legislação e Justiça; Obras e Planejamento urbano; Finanças e Orçamento e Direitos Humanos.
Está aguardando pareceres das comissões de Legislação e Justiça; de Educação; de Finanças e Orçamento; de Segurança Pública; e de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal do Recife o projeto de lei 2/2015, de autoria de Almir Fernando (PCdoB), que dispõe sobre a criação de casas de abrigo destinadas ao atendimento e proteção de mulheres e seus dependentes vítimas ou em situações de risco de violência doméstica ou morte iminente. De acordo com a proposta, as casas de abrigo irão oferecer proteção, atendimento integral e as vítimas ficarão em local sigiloso e protegido.
O Cônsul Geral dos Estados Unidos no Recife, Richard Reiter, fez uma visita de cortesia à Câmara do Recife, na tarde desta quinta,12. O presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB) e André Régis (PSDB), receberam o diplomata na Sala da Presidência. Durante o encontro, Richard Reiter recebeu a notícia de que receberá da Casa, ainda nesse primeiro semestre, o Título de Cidadão e uma homenagem pelos 200 anos da implantação do Consulado no Recife.
O primeiro vereador eleito pelo PSD, o empresário Romildo José Ferreira Gomes Neto, 39 anos, tomou posse na Câmara Municipal do Recife na manhã desta quinta-feira, 12. O legislativo municipal já teve outros vereadores do partido, mas eles já estavam no cargo quando a agremiação política foi criada. “Tenho a responsabilidade de representar o povo do Recife e pretendo ajudar o prefeito Geraldo Júlio, sobretudo nas questões que digam respeito à mobilidade urbana, educação e saúde. Não quero ser diferente dos outros, mas também não serei apenas mais um”, ressaltou o novo vereador.
Umas das mais importantes comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife, a de Obras e Planejamento Urbano, foi instalada às 10h da manhã desta quinta-feira, 12, para o biênio 2015-2016. É ela quem irá acompanhar as licitações que digam respeito ao município, os custos das obras e o cumprimento de cronogramas e prazos. Todos os projetos de lei ordinários e do Executivo, que proponham a realização de obras públicas, terá que passar pela análise do grupo de vereadores que tomou posse como membro.