Notícias

Na ultima quinta-feira, 9, o vereador Luiz Eustáquio (PT), autor do projeto de lei que proíbe a venda de ingressos denominados de Open Bar em eventos de apresentações artísticas e culturais no Recife, realizou audiência pública para discutir a importância da aprovação da matéria. O parlamentar lembrou os pontos mais debatidos, na tarde desta segunda-feira, 13. “Tivemos a participação de representantes das áreas de saúde, segurança pública e assistência social, além de empresários que trabalham na área”.

Os componentes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal do Recife programaram uma visita ao Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), autarquia vinculada à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Recife, para observar como estão sendo postas em prática as ações e serviços de assistência à população. “Queremos averiguar como a política é posta em prática, para que possamos fiscalizar e propor ideias, de forma que a contribuir com a sociedade”, disse a vereadora Missionária Michele Collins (PP), que é presidente da comissão, em reunião realizada no final da manhã desta segunda-feira, 13.

Elaborado a partir de constatações como o crescimento da população, o processo de urbanização acelerado e o conseqüente aumento das atividades instaladas na cidade, o projeto de lei 05/2015, que disciplina os serviços de carga e descarga nas vias públicas do Recife, será votado na reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira, a partir das 15h. O projeto é de autoria do Poder Executivo e já tem pareceres favoráveis das comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; e de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito. A análise será em primeira votação e depende de maioria absoluta.

Após as falas dos debatedores da Audiência Pública que discutiu o Projeto de Lei 8/2015 que institui e regulamenta o Plano Específico para o Cais de Santa Rita, Cais José Estelita e Cabanga, foi aberto um espaço voltado para depoimentos e opiniões de moradores e representantes de movimentos sociais e demais interessados no assunto. A iniciativa do encontro foi do líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN).

Para ampliar as discussões sobre o Projeto de Lei do Executivo número 08/2015 que institui o Plano Urbanístico Específico para o Cais de Santa Rita, Cais José Estelita e Cabanga, o vereador Gilberto Alves realizou audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife nesta sexta-feira, 10. “Queremos ouvir a sociedade, de forma democrática, para aperfeiçoar a matéria legislativa. A partir das falas dos participantes, com suas sugestões, observações e críticas vamos subsidiar o entendimento dos vereadores e o parecer que será emitido pelas comissões”, disse o vereador. O projeto de lei está sendo analisado pelas comissões de Legislação e Justiça; do Meio Ambiente, Transporte e Trânsito; de Finanças e Orçamento e de Obras e Planejamento Urbano.

Autor do projeto de lei 16/2015, que proíbe a venda de ingressos denominados de Open Bar em eventos de apresentações artísticas e culturais do município do Recife, o vereador Luiz Eustáquio (PT) promoveu audiência pública nesta quinta-feira, 9, para aperfeiçoar a matéria que está sendo analisada pelas comissões de Legislação e Justiça; Educação e Cultura; Finanças e Orçamento; Defesa de Direitos Humanos e Higiene e Saúde para emissão de pareceres. A audiência pública lotou o plenarinho da Câmara Municipal, com representantes das áreas de saúde, segurança pública e assistência social. “No tipo de festa Open Bar a pessoa paga apenas por sua entrada e ao chegar lá a bebida é liberada, algumas vezes sem horário para acabar. A festa incentiva o consumo danoso e sem controle”, disse o vereador.

O projeto Nas Ondas da Leitura, promovido por 40 escolas municipais do Recife, foi parabenizado pelo vereador André Régis (PSDB), na Câmara, hoje (8). O assunto foi inicialmente citado por Aimée Carvalho (PSB). A iniciativa está no segundo ano e beneficia os mais de 65 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A novidade deste ano é que os mais de sete mil alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também passaram a receber as obras literárias.

Amanhã (9), às 10h, será realizada uma audiência pública na Câmara sobre o projeto de lei 16/2015, do vereador Luiz Eustáquio (PT) que trata da proibição da venda de ingressos denominados de “open bar” ou assemelhados em eventos de apresentações artísticas e culturais no Recife. O autor da proposta subiu à tribuna na tarde desta quarta-feira, 8, para convidar os vereadores e demais interessados para falar sobre o assunto.

Diante das notícias de violência referentes às torcidas organizadas do Recife, o vereador Marcos Menezes (DEM) dirigiu-se à tribuna na tarde desta quarta, 8, para debater o assunto. O parlamentar sugeriu que a Comissão de Segurança discutisse o problema com autoridades competentes, através da realização de uma Audiência Pública na Câmara.

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) destacou, na tarde desta quarta-feira, 08, o resultado de um projeto voltado ao incentivo à leitura e escrita, promovido em 40 escolas da Rede Municipal. O Projeto Nas Ondas da Leitura foi concluído com a produção de três livros de contos feitos inteiramente por estudantes. “Representantes de 36 unidades de ensino prestigiaram o lançamento das obras: Histórias e Lendas do Recife, Um Passado Bem Presente e A Escada até a Lua. As duas últimas foram escritas por estudantes das Escolas Municipais Engenho do Meio e Presbítero José Bezerra”.