Uma comissão composta pelos vereadores Henrique Leite (PT), Aerto Luna (PRP), Aline Mariano (PSDB), Osmar Ricardo (PT), Jairo Brito (PT) além do Presidente da Casa, Vicente André Gomes, e o líder do governo, Gilberto Alves (PTN) recebeu na tarde desta terça-feira, 09, na sala da presidência da Câmara representantes dos funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC).
Em clima de esforço concentrado, os vereadores da Câmara do Recife votaram e aprovaram cerca de 161 requerimentos, 15 projetos de lei, inclusive do Executivo. E dois projetos que estavam na pauta, foram retirados e tiveram suas votações adiadas. Apesar do volume, a votação ocorreu com tranquilidade em virtude do entendimento consensual sobre as matérias apreciadas. Os projetos foram votados em primeira e segunda votações e já seguiram para o Executivo.
A vereadora Priscila Krause (DEM) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 09, pra falar a respeito de uma proposta de acordo salarial firmado entre a Prefeitura e os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC). "Peço a atenção de todos os vereadores, em especial ao presidente da Casa de José Mariano, para tratar da seriedade do que está acontencendo".
Desde o último dia 3 passou a valer, em todo o Brasil , a chamada Lei Antifumo que proíbe o ato de fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como halls e corredores de condomínios, restaurantes e clubes. A iniciativa foi aprovada pelo vereador Luiz Eustáquio (PT), durante a Reunião Plenária desta segunda, 9.
Foi para destacar o combate à desnutrição infantil que a vereador Aimée Carvalho(PSB) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 09. “Os avanços brasileiros na redução da desnutrição infantil nas últimas décadas foram muito expressivos, representando uma queda de quase três vezes no déficit de peso para idade e de duas vezes no déficit de altura para a idade em crianças menores de cinco anos. Dados da última Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) indicam que apenas 1,8% das crianças ainda apresentavam déficit de peso, bem menor que o índice registrado em 1996”.
Uma proposta de acordo salarial firmado entre a Prefeitura e os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), foi o tema do pronunciamento do vereador Osmar Ricardo (PT), durante a Plenária de hoje, 9.
A reforma e revitalização do Teatro do Parque foi o tema do discurso da vereadora Isabella de Roldão (PDT) na tarde desta terça-feira, 09. As obras ainda terão início e levarão 12 meses para serem concluídas. Serão R$ 8,2 milhões, incluindo a aquisição de novos equipamentos, implantação de um projeto paisagístico, recuperação do sistema de climatização, substituição da coberta do equipamento e o redimensionamento e a substituição das calhas. "Gostaria de lembrar que o teatro está fechado desde 2010 e que em 2015, no ano do seu centenário estará fechado”.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) realizou audiência pública na Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira, 9, objetivando discutir questões pertinentes a “Escolas e Creches Conveniadas com a Prefeitura da Cidade”. O Recife tem 33 escolas e 15 creches que funcionam no regime de convênio, atendendo a 2.985 alunos, em 133 turmas e mobilizando 111 educadores. “Precisamos discutir junto à gestão e às escolas conveniadas as diretrizes e metas para o próximo ano. Quem trabalha nessas escolas sabe da necessidade de se rever os termos desse convênio. Esse assunto é também tema de discussão do Conselho Municipal de Educação”, disse a vereadora.
As duas comissões temáticas mais importantes da Câmara Municipal do Recife - de Finanças e Orçamento e de Legislação e Justiça – realizaram reunião conjunta para analisar 12 projetos de lei do Poder Executivo, na manhã desta sexta-feira, 5. “Foi uma reunião muito produtiva, pois aprovamos 11 das 12 matérias legislativas avaliadas”, comentou o presidente da Comissão de Legislação e Justiça, vereador Aerto Luna (PRP). Já o vereador Raul Jungamnn (PPS) afirmou que o encontro foi importante porque os projetos analisados tratam de assuntos que interessam ao recifense nas áreas de tributarismo, habitação e da questão salarial de servidores, entre outros.
Vinte e cinco personalidades da área de saúde, notadamente médicos, foram escolhidas pelos vereadores para receberem o prêmio “Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira”. O prêmio foi criado em 2012, através do projeto de lei de autoria do vereador Gilberto Alves (PTN). A comenda reverencia o médico, pesquisador e professor, Fernando Jorge Simão dos Santos Figueira, que teve a vida inteira dedicada à medicina e seu ensino. Ao todo foram 25 homenageados na tarde desta quinta-feira 4, na Câmara do Recife.