Notícias

O vereador Aerto Luna (PRP) repercutiu na tarde desta quarta-feira, 25, o encontro promovido para escuta de taxistas na noite anterior, no plenarinho da Câmara. Ele relatou que foram apresentadas propostas para proteger os permissionários do município da pressão de taxistas de cidades vizinhas que exigem a criação do “táxi metropolitano”. “A circulação de táxis entre municípios de nosso estado gera problemas que há décadas vem ocorrendo, sendo a capital da cidade com maior atratividade de profissionais que atuam de forma irregular, visto que a potencialidade econômica do Recife tem o destaque de maior geradora de renda de Pernambuco”.

Onze projetos distribuídos, destes três de autoria do Executivo, foram analisados durante a reunião da Comissão de Finanças realizada no tarde desta quarta-feira, 25. Os vereadores Amaro Cipriano Maguari (PSB), Almir Fernando (PCdoB), Marcos Di Bria (PTdoB) , Marcos Menezes (DEM) ,além do presidente do grupo, Marco Aurélio (SDD), compareceram ao encontro.

Os 93 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foi o tema do discurso do vereador Almir Fernando (PCdoB), na tarde desta quarta-feira, 25. “Esse partido tão importante completa mais um ano em defesa dos menos favorecidos do Brasil”. O parlamentar contou da história do partido. “Dois alfaiates (Joaquim Barbosa e Manuel Cendón), um advogado (Cristiano Cordeiro), um barbeiro (Abílio de Nequete), um eletricista (Hermogêneo Fernandes), um gráfico (João Pimenta), um jornalista (Astrojildo Pereira), um pedreiro (Elias da Silva) e um vassoureiro (Luís Pérez), estão em uma casa na Rua Visconde de Rio Branco, em Niterói. Em determinado momento levantam-se, sérios e solenes, e cantam baixinho o hino A Internacional. Está fundado o Partido Comunista do Brasil, em 25 de março de 1922”.

A Comissão de Obras e Planejamento Urbano da Câmara Municipal do Recife vai zerar a pauta de projetos de lei que aguardam pareceres técnicos. “São 21 matérias que estão tramitando e que precisam ser analisadas, pois essa é a nossa maneira de favorecer a população. Todos eles são projetos que interessam ao recifense”, disse a presidente da comissão, vereadora Aimée Carvalho (PSB), que distribuiu os textos na reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 25. Ficou determinado que cada um dos vereadores irá analisar sete projetos.

O vereador Aerto Luna (PRP) realizou no plenarinho da Câmara, na noite desta terça-feira (24) uma reunião de escuta aos taxistas. O parlamentar discutiu propostas para proteger os permissionários do município da pressão de taxistas de cidades vizinhas que exigem a criação do “táxi metropolitano”. O sistema permitiria o livre embarque e desembarque de passageiros na capital, que hoje é proibido. O parlamentar acredita que o problema está no conceito de embarque, pois a lei não é clara e gera diferentes interpretações. Ele propôs a criação de um convênio permanente entre municípios para que cada um assuma sua parcela de responsabilidade.

Três requerimentos de autoria da vereadora Michele Collins (PP) determinando a implantação da política municipal sobre drogas, outro indicando a criação de um fundo municipal para políticas sobre drogas, e finalmente mais um indicando a criação de centros de referências para usuários de drogas, todos endereçados à Secretaria Municipal de Enfrentamento ao Crack, causou intensos debates na tarde desta terça-feira 24, na Câmara do Recife, em virtude do pedido de vistas do primeiro requerimento pelo vereador Luiz Eustáquio (PT). Mas a autora pediu para discutir e discordou do pedido de vistas, que regimentalmente adia a votação. Pouco antes de terminar a reunião, o petista retirou o pedido de vistas, mas a matéria não chegou a ser votada por não ter quorum suficiente.

Promover uma audiência pública para discutir o jogo do bicho foi o tema do discurso do vereador Amaro Cipriano (PSB), hoje (24), na Câmara. “Nunca fiz uma audiência pública e a primeira será um pouco diferente. Irei convidar a Polícia Federal, Secretaria de Defesa Social, Ministério Público de Pernambuco e o Judiciário para tratar sobre um fato muito simples, que talvez a Casa tenha conhecimento, mas talvez nunca foi percebido, que é o jogo do bicho. Quero com os secretários de Pernambuco esclarecer a ilegalidade que está ocorrendo no estado de Pernambuco. Recentemente fui procurando por cambistas para tratar do assunto e descobri que existe uma falta de honestidade dos banqueiros. E as pessoas que trabalham nas bancas são exploradas. Chegam às sete da manhã e só saem sete da noite, é uma escravidão total”.

Na madrugada da última segunda-feira (23), um desabamento matou um homem no Ibura e o fato foi lamentado pelo vereador Osmar Ricardo (PT), durante a Reunião Plenária desta terça,24. “Mais uma pessoa infelizmente perdeu a vida dessa forma. Fazia tempo que no Recife não registrava uma caso assim. E até não escutei mais falar sobre o gel utilizado nas encostas, que substitui a lona plástica na contenção das barreiras. Recordo que fizeram tanta propaganda. Foi um fato lamentável”.

Considerada a maior obra viária das últimas décadas na capital pernambucana, a Via Mangue foi desenvolvida pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal. A intervenção contempla ações de saneamento, habitação e urbanização. O vereador Henrique Leite (PT) fez um pedido, na tarde desta terça-feira, 22, para que seja resolvido o problema da escuridão na via. “Já fiz varias solicitações nesta Casa. É preciso trazer agilidade nisso, porque está trazendo riscos para a vida das pessoas”.

Uma noticia veiculada no Jornal do Commercio, no ultimo domingo, 22, repercutindo a falta de atenção que estão tendo os equipamentos culturais do Pátio de São Pedro, foi o tema do discurso do vereador Jurandir Liberal (PT). “Recentemente fizemos alguns observações sobre esse mesmo assunto na tribuna, mostrando o abandono que estava o pátio. Ainda bem a imprensa externa nos acompanha. Há uns anos atrás o primeiro lugar que os turistas queriam visitar no Recife era o Pátio de São Pedro, mas hoje não é mais assim”.