Notícias

Foi para parabenizar todos os professores da cidade do Recife que a vereadora Michele Collins (PP) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira, 15. “Hoje, 15 de outubro, o país inteiro celebra essa data. Para ser professor é preciso ter vocação, pois é uma profissão que precisa ter muito amor para exercer. Transmitir conhecimento para as pessoas, formar cidadãos, tornar as aulas atrativas e despertar o interesse dos alunos é um verdadeiro dom. É uma profissão que deveria ser mais valorizada, mais bem remunerada, em virtude da sua importância para o desenvolvimento da sociedade”.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) comemorou na tarde desta quarta-feira, 15, O Dia do Professor, que é celebrado hoje. Ele contou a história do surgimento da data. “No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, homenageando os professores e em 1947, 120 anos após o referido decreto, ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor”.

O vereador André Régis (PSDB) criticou postura da candidata Dilma Rousseff à presidência da República pelo PT, em debate com o candidato Aécio Neves pelo PSDB, quando negou durante debate na TV Bandeirantes que a origem do bolsa-família foi no governo do PSDB.

A recente decisão dos bispos da Igreja Católica em considerar uma aproximação com os homossexuais foi saudada pelo vereador Raul Jungmann (PPS), ontem na Câmara do Recife, como uma lufada de bons ventos. Alertou que a base da família cristã é o casamento, mas ao mesmo tempo a acolhida dos homossexuais no seio da Igreja Católica é alvissareira.

O atraso dos salários de funcionários que pertencem a uma empresa terceirizada, que presta serviços à Prefeitura, levou o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) a dirigir-se à tribuna na tarde desta quarta-feira, 15. “Fui recebido por uma comissão de funcionários da AJ, empresa que presta serviços à Prefeitura, e eles estavam reclamando dos atrasos nos salários. Gostaria de informar que entrei com contanto com o secretário da Secretaria de Relações Institucionais, Fred Oliveira, e, ao relatar a questão, o mesmo disse que vai agilizar o pagamento porque a gente sabe que a necessidade é grande e todos os trabalhadores têm compromissos com famílias”, disse.

As empresas que prestam serviços de transporte coletivo no município do Recife serão proibidas de exigirem que motoristas exerçam sua função cumulada com a de cobrador caso seja aprovado o projeto de lei número 192/2014, de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PRTB). O texto está sendo analisado pelas comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; e de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito da Câmara Municipal do Recife.

O vereador André Régis (PSDB) dirigiu-se à tribuna na tarde desta terça, 14, para elogiar o cientista político Marcus André Melo pela entrevista concedida à revista Veja. Segundo a matéria, o cientista diz que o eleitor mais desfavorecido sempre tende a votar a favor do governo e que a educação é fato essencial para aumentar a qualidade de vida.

No inicio da tarde desta terça-feira, 14, os Guardas municipais protestaram no Cais do Apolo, no Bairro do Recife. Eles seguiram em direção a Assembléia Legislativa e chegaram à Câmara Municipal do Recife, lotando as galerias do Plenário. A categoria veio pedir melhorias no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos. O vereador Jurandir Liberal (PT) subiu à tribuna para comentar o assunto. “Há dois anos, quando era presidente da Casa de José Mariano, nós discutimos o plano e tivemos a primeira votação em regime de urgência. Depois pedi à classe calma para fazermos algumas emendas melhorando o PCCV”.

Para reforçar o combate à prostituição, a vereadora Michele Collins (PP) apresentou novo projeto de lei alterando e incluindo novos parágrafos à lei 17.200/2006, que tornou obrigatória a fixação de placa de advertência contra a prostituição e a exploração sexual de crianças e adolescentes em hotéis, motéis, pousadas, pensões, boates, cinemas, casas de espetáculos, entre outros estabelecimentos no Recife. “Embora seja importante ferramenta de combate a esse problema social, a lei foi sancionada com vetos e alguns dispositivos que comprometeram a eficácia dela”.

O Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da Guarda Municipal do Recife foi criticado na reunião plenária desta terça, 14, pelo vereador Osmar Ricardo (PT). Segundo o parlamentar, alguns itens como promoção e carga horária precisam ser rediscutidos. Muitos profissionais estavam presentes nas galerias da Casa e acompanharam o debate. “O PCCV foi implantado e essa Casa discutiu a questão três vezes. Um acordo com a Comissão foi realizado e promessas do governo foram feitas, dentre elas a questão das promoções. O plano, diga-se de passagem, é uma cópia da categoria dos policiais civis de Pernambuco, mas foi mudado”, disse.