A vereadora Priscila Krause (DEM) subiu à tribuna da Câmara na tarde desta quarta-feira, 11, em sessão plenária, para falar sobre dois assuntos. O primeiro deles diz respeito à transferência de R$ 5,9 milhões, feito pela Prefeitura do Recife, previstos inicialmente para a restauração, preservação e aquisição de bens culturais, para a realização de shows e eventos similares. Essa suplementação só foi possível, segundo a parlamentar, por conta de dois decretos (27.997 e 28.003) assinados no início deste mês. A vereadora Priscila Krause, que é vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, criticou a decisão, afirmando que esses recursos iriam ser utilizados para a reforma do Teatro do Parque, importante equipamento cultural do município, que desde 2010 está fechado. “É preciso que esse assunto seja trazido à tribuna para que a sociedade recifense saiba de que forma a cultura está sendo gerida na cidade, com uma completa inversão de prioridades”.
O risco da falta da regulamentação para uso das motocicletas de até cinquenta cilindradas (cinquentinhas) foi tema do discurso em plenária do vereador Eurico Freire (PV), na tarde desta quarta-feira, 11. Ele repercutiu uma matéria que saiu hoje, na Rede Globo Nordeste, mostrando adolescentes fazendo acrobacias perigosas em alta velocidade na BR-408. “Infelizmente, as imagens não nos mostram nada de novo, nem mesmo as entrevista feitas sobre os prejuízos causados por este tipo de condutores. Prejuízos não só para a vida desses jovens, mas também aos que deixam de ser atendidos rapidamente, nas unidades médicas, porque têm profissionais e equipamentos ocupados por vítimas deste meio de transporte".
Após realizar visitas para fiscalizar o funcionamento em diversas casas de acolhida do Recife, o vereador Luiz Eustáquio realizou audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, nesta quarta-feira, 11, para debater a situação dessas instituições que se destinam a acolher pessoas em situação de vulnerabilidade, rua e risco. Em seu levantamento, ele centrou o interesse nas casas que atendem crianças e jovens. “Atualmente as casas de acolhidas necessitam de atenção especial do poder público municipal, pois algumas apresentam condições precárias de atendimento à população. Por isso, é de grande importância esse debate no sentido de avaliar as reais condições e a possibilidade de atribuir melhorias para as casas de acolhida em nosso município”, disse o vereador.
O vereador Carlos Gueiros (PTB) comunicou na Reunião Plenária de hoje, 10, a vinda do secretário Municipal de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, à Casa para debater os problemas ocorridos no concurso da Guarda Municipal. “Quando procurei o secretário para marcar uma audiência, fui surpreendido com a disponibilidade imediata de marcar com os demais parlamentares. Murilo Cavalcanti propôs e cumpriu, vindo à Casa para tratar conosco desse assunto”, disse.
O projeto Novo Recife que prevê intervenções urbanísticas no Cais José Estelita, com a construção de 12 torres com fins residenciais e empresariais e o movimento Ocupe Estelita, formado por manifestantes contrários ao projeto Novo Recife foram os destaques do pronunciamento do vereador Raul Jungmann (PPS), hoje 10. Segundo o parlamentar, o movimento não vem sendo devidamente compreendido. “Existe uma incompreensão para com esse movimento e gostaria de esclarecer. O Ocupe Estelita é pacífico, voltado para o direito da cidade e se posiciona contra algumas características do projeto”, disse.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 10, para falar da primeira sessão ordinária, do Conselho Municipal da Cidade, que aconteceu hoje. “O conselho é composto por 45 membros com representação do poder público e da sociedade civil. Ele terá a função de ampliar a participação popular, o controle social e a integração das políticas urbanísticas e ambientais do Recife, assim como garantir o desenvolvimento urbano de forma justa e sustentável. Fui escolhido como representante da Casa de José Mariano e hoje discutimos o Regimento Interno para ser aprovado no dia um de julho.
Para esclarecer o andamento do processo de regularização da posse de terra aos moradores de Brasília Teimosa e estabelecer prazos e metas mais claros na concessão dos títulos, a vereadora Aline Mariano (PSDB) promoveu audiência pública na Câmara Municipal do Recife na manhã desta terça-feira, 10. “Na comunidade, cerca de 19 mil pessoas vivem uma luta que se arrasta por mais de 50 anos. Ela atravessa gerações e atormenta os dias de pessoas que além de investirem financeiramente em seus imóveis, possuem uma relação afetiva com o lugar”, disse.
Os vereadores Carlos Gueiros (PTB), Eurico Freire (PV), Osmar Ricardo (PT), Aderaldo Pinto (PRTB) e Almir Fernando (PC do B) se reuniram na manhã de hoje, 10, com o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti. O objetivo foi discutir problemas ocorridos durante as provas para o concurso público da Guarda Municipal do Recife, como a falta de energia elétrica em um dos prédios, provocando a saída de candidatos das salas.
O vereador André Régis (PSDB) justificou a ausência do senador Aécio Neves, que deveria ter recebido na tarde desta segunda-feira 09, o Título de Cidadão do Recife na Câmara Municipal, em virtude do nascimento de seus filhos, gêmeos prematuros. Nova data será agendada e divulgada.
Eurico Freire (PV) destacou a importância do concurso para a Câmara do Recife cujo edital deverá ser lançado ainda nesta primeira quinzena. “O presidente da Casa tem conduzido o processo da melhor forma possível, com seriedade e dando publicidade a cada passo da realização, fundamental para quem vai concorrer”.