Notícias

Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada na manhã desta terça-feira (12), o vereador Rinaldo Junior (PSB) reclamou do atraso no pagamento dos salários por uma empresa terceirizada que presta serviços para a Secretaria de Saúde do Recife. “Tem uma empresa chamada B1 Vigilância que presta serviço à Secretaria de Saúde do Recife que ganhou o contrato no início de 2023 e todos os salários, desde o primeiro dia do contrato, foram pagos de forma atrasada. Nesse exato momento, trabalhadores vigilantes estão sem receber os seus salários e os seus benefícios. Eu vou entrar em contato com o sindicato da categoria para gente unir forças”. O vereador aproveitou o seu tempo na tribuna da Casa para reclamar da mudança da data do jogo do Santa Cruz pelas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. O jogo será na próxima segunda-feira, mas estava previsto para este fim de semana - mesma data de Sport e Náutico, que também jogam no Recife. Por medida de segurança, a Polícia Militar recomenda que não sejam realizados dois jogos no mesmo dia na cidade. O vereador reclamou do governo do Estado, cobrando mais segurança pública.

O Dia Nacional dos Direitos Humanos, celebrado em 12 de agosto, data em que marca o assassinato da sindicalista e defensora das trabalhadoras e trabalhadores rurais, Margarida Alves, em 1983, na Paraíba, foi destacado pela vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (12). "O dia de hoje é em homenagem a Margarida Alves, uma das mulheres que foi trabalhadora rural, líder sindical, brutalmente assassinada por defender trabalhadoras e trabalhadores pelo latifúndio. Duas frases dela que ecoam até hoje são: 'é melhor morrer na luta do que morrer de fome' e 'da luta eu não fujo'. Isso reflete a luta de todas e todos por igualdade, soberania e melhores condições. Falar sobre direitos humanos não é só uma nomenclatura, mas é sobre condições dignas de trabalho, sobre comida na mesa, teto, e o direito de viver sem medo. Não é algo abstrato e nem de proteção de bandido, como a extrema direita costuma dizer", afirmou. O assassinato da líder camponesa inspirou a realização da Marcha das Margaridas, em Brasília.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (12), o vereador Eduardo Mota (PSB) repercutiu visita realizada pela Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras, a qual integra, na Orla de Boa Viagem, Zona Sul. "Tivemos a nossa primeira visita na semana passada junto a engenheiros e secretários executivos que estão tomando conta da obra da Orla de Boa Viagem, o nosso principal ponto turístico. Identificamos que um dos principais pontos a serem melhorados é o saneamento, que deveria ser executado pela Compesa, mas a Prefeitura saiu na frente e está fazendo essa obra", contou. O parlamentar também elogiou o trabalho realizado pela Comissão de Legislação e Justiça da Casa que, nesta segunda-feira (11), teve o parecer a um projeto de lei questionado pela oposição e outros vereadores. Em seguida, ele também ressaltou a cerimônia solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) que celebrou os 60 anos do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (1965-2014) e os 78 anos do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) repercutiu, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (12), os números sobre pessoas desparecidas no Estado e no País. “Só nos primeiros seis meses deste ano, ocorreram 1359 casos de pessoas desaparecidas em Pernambuco. No ano passado foram 2909, uma média de sete por dia. É quase um estado de guerra. Segundo o Sistema Nacional de Segurança Pública, em todo o País, foram mais 73 mil pessoas no ano passado, cerca de 219 por dia”. Ao relatar um caso pessoal, de um tio que desapareceu, ela lamentou que um projeto de lei de sua autoria tenha sido vetado em quase toda a totalidade pela gestão municipal. O objetivo da proposição é criar uma política para tratar de pessoas desaparecidas. Ela disse que está reapresentando um novo projeto de lei, na Câmara do Recife, para instituir um alerta de pessoa desaparecida, assim como chamou a atenção para o decreto de resolução de número 07/2023, que dispõe sobre a divulgação de imagens de pessoas desaparecidas na página institucional da internet da Casa.

Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (12), o vereador Eduardo Moura (Novo) disse que vai denunciar a Prefeitura do Recife que estaria descumprindo, em sua opinião, o compromisso firmado no convênio Agenda Cidade, assinado com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 2021. “Temos hoje um desrespeito completo a crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), pois a Prefeitura não cumpre ações que estão previstas nessa agenda”, afirmou. Eduardo Moura disse que denunciará a Prefeitura do Recife na ONU e no Unicef. Ele disse, ainda, que a Prefeitura infringe a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o Estatuto da Criança e do adolescente dentre outros.

A votação de 83 requerimentos de autoria da vereadora Liana Cirne (PT) durante a reunião plenária desta segunda-feira (11), na Câmara Municipal do Recife provocou debates sobre vários assuntos constantes em suas solicitações. A parlamentar discutiu três temas das proposições apresentadas: abuso infantil, pessoas em situação de rua e blocos líricos. Outros vereadores abordaram esses assuntos e outras questões, como serviços de infraestrutura urbana e desabastecimento de água na Zona Norte da cidade.

Uma emenda supressiva da Comissão de Legislação e Justiça ao projeto de lei número 166/2025 que institui o “Mês Agosto Verde” no Calendário Oficial de Eventos do Município gerou debate na primeira votação da matéria, durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (11). O Agosto Verde estabelece um mês dedicado à prevenção aos acidentes de trabalho. Participaram das discussões, os vereadores Felipe Alecrim (Novo), Rinaldo Junior (PSB), Thiago Medina (PL), Eduardo Moura (Novo), Jô Cavalcanti (PSOL), Liana Cirne (PT) e o autor do projeto de lei, vereador Luiz Eustáquio (PSB) que, ao final das discussões, pediu para adiar a votação da matéria.

Com o plenarinho lotado, a Câmara Municipal do Recife promoveu, por iniciativa do vereador Alef Collins (PP), uma reunião pública para tratar sobre políticas públicas e legislações em defesa dos animais. O encontro contou com a participação de diversos ativistas da causa animal, além de vários parlamentares que também atuam em defesa dos animais.

Assédio moral e o adoecimento da categoria bancária em Pernambuco foram os assuntos destacados na reunião pública promovida pela vereadora Liana Cirne (PT), na tarde desta segunda-feira (11), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. “O debate público sobre esse tema se faz urgente para dar visibilidade a essa realidade, ouvir os trabalhadores e especialistas, e estimular a construção de políticas públicas e medidas institucionais que promovam ambientes de trabalho mais saudáveis”, disse a parlamentar.

Comemorado em 11 de agosto, o Dia do Advogado foi celebrado na Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (11), pelo vereador e também advogado Samuel Salazar (MDB). Ele aproveitou a data para destacar a importância e a contribuição da Faculdade de Direito do Recife, que tem o curso jurídico mais antigo do Brasil e que formou nomes relevantes como o político, diplomata e advogado Joaquim Nabuco, o abolicionista e patrono da Câmara Municipal José Mariano Carneiro da Cunha e o autor do primeiro código civil do País Clóvis Beviláqua, entre outros. “Essas referências me fizeram seguir esse caminho”, frisou Samuel Salazar ressaltando ainda que “não se faz justiça sem a presença de um operador do direito, sem a presença de um advogado. Então preciso enaltecer essa carreira importantíssima, que é essencial para que se faça justiça no nosso País”.