Notícias

Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (7), o vereador Fred Ferreira (PL) lembrou que amanhã (8) se comemora em Pernambuco o Dia Estadual de Valorização da Vida do Nascituro. Ele também parabenizou a Igreja Assembleia de Deus que, na semana passada, realizou uma campanha de doação de sangue. “Centenas de pessoas atenderam ao chamamento. Parabenizo o Pastor Ailton e Ailton Júnior, que estavam à frente da ação. Uma doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas”, disse. Em relação ao Dia do Nascituro, cuja data foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado para promover a valorização da vida desde a concepção, o vereador disse que reafirmava “o compromisso em defesa da vida humana desde a concepção até a morte natural”.

A extensa e reconhecida trajetória jurídica de relevância nacional do desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) Rogério Favreto recebeu mais um item: o Título de Cidadão do Recife. A honraria foi entregue em reunião solene realizada na noite desta segunda-feira (6), pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Felipe Francismar (PSB), após ter sido aprovada por unanimidade no plenário da Casa. A solenidade foi conduzida pelo vereador e também presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá (PSB).

Na tarde desta segunda-feira (6), a vereadora Kari Santos (PT) promoveu uma reunião pública para discutir a questão da Palestina. Em 7 de outubro de 2023, houve um ataque do grupo palestino Hamas contra Israel. E Israel respondeu com bombardeios na Faixa de Gaza, atingindo alvos civis, como escolas e hospitais. Parlamentares, sociedade civil, movimentos populares e conselhos de moradores estiveram presentes no plenarinho da Casa de José Mariano. “Estamos aqui com a segunda comunidade árabe do país, que é a cidade do Recife, e aqui é um espaço de poder", disse a parlamentar ressaltando a participação de vereadoras na reunião. "Esse espaço de poder é representado pelas vereadoras dessa Casa que possuem compromisso também com a luta internacional".

O vereador Paulo Muniz (PL) destacou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (6), o projeto de decreto legislativo de nº 45/2025, de sua autoria, que concede a Medalha de Mérito José Mariano ao deputado federal André Ferreira (PL). “André Ferreira, quando vereador do Recife, aprovou a lei que dá o sinal sonoro de sinais de trânsito em frente a escolas e hospitais. Graças ao deputado André Ferreira, a moça que foi agredida com 61 socos dentro de um elevador entrou na prioridade da fila do SUS para operar o rosto e foi operada em dois dias. Infelizmente, se essa lei não existisse, ela ia esperar de três a quatro meses para fazer a cirurgia. André Ferreira sempre trabalhou pelo Recife desde vereador e é amigo dos amigos”, afirmou.

O futuro do campo de várzea do Centro Social Urbano (CSU) no bairro do Engenho do Meio foi tema de discursos proferidos nesta segunda-feira (6) por dois parlamentares da Câmara do Recife. Durante a reunião plenária do Poder Legislativo, os vereadores Aderaldo Pinto (PSB) e Osmar Ricardo (PT) se pronunciaram contra um plano do Governo de Pernambuco: construir um conjunto habitacional no espaço de lazer.

Uma série de requerimentos de autoria do vereador Agora é Rubem (PSB) sugerindo serviços de infraestrutura em diversos bairros do Recife foi destacada e aprovada no plenário da Câmara Municipal do Recife, na reunião realizada nesta segunda-feira (6). O autor das matérias e o vereador Felipe Alecrim (Novo) subiram à tribuna para repercutir as proposições.

O requerimento nº 9.635/2025, de autoria do vereador Thiago Medina (PL), que faz um apelo ao reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para que, "no âmbito de sua autoridade e competência, adote as providências cabíveis a fim de tornar sem efeito o edital nº 31/2025, por flagrantes nulidades de legalidade e finalidade", foi debatido na Câmara do Recife. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (6), além do autor do requerimento, que celebrou a suspensão do edital do Programa Nacional de Educação para Áreas de Reforma Agrária (Pronera) pela Justiça Federal antes mesmo da discussão de hoje, também abordou o assunto na tribuna da Casa, e recebeu apartes, a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL).

O vereador Alcides Teixeira Neto (Avante) destacou ações do seu mandato realizadas no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, durante a reunião plenária da Câmara Municipal nesta segunda-feira (6). O parlamentar cobrou da Prefeitura serviços de infraestrutura no local. “Na vila de Santo Amaro não tem nenhum equipamento de entretenimento e lazer para os jovens e idosos. Em janeiro de 2017 contratamos um drone, a arquiteta fez um projeto para a rua e levamos à Prefeitura. Há mais de oito anos esse projeto não saia do papel, fizemos uma intervenção naquela rua e em duas praças com a nossa equipe e tiramos os lixos de lá”, afirmou. Ele aproveitou a ocasião e defendeu a criação de emendas impositivas para os vereadores.

Dois projetos de lei Ordinária (PLO) – um que reconhece a Federação Pernambucana de Judô (FPJU) como instituição de utilidade pública municipal e o outro, que institui a Campanha Educativa “Pé na Faixa”, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife – foram aprovados, em primeira discussão, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (6). O primeiro, de número 270/2025, é de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB) e, o segundo, da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Ambos precisam voltar ao plenário para segunda votação.

A proposta de implementação da “Política de Tarifa Zero” no transporte público do Recife foi tema de debate que envolveu diversos parlamentares na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (6). A proposta foi feita através do requerimento número 9901/2025, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), dirigido ao prefeito João Campos. “Outros 138 municípios brasileiros já colocaram em prática, de forma bem sucedida, a tarifa zero. O Recife pode ser mais uma dessas cidades”, propôs a parlamentar.