Notícias

Ao comentar a entrevista concedida pelo prefeito Geraldo Júlio a uma rádio da cidade, o vereador André Régis (PSDB) informou que vai elaborar requerimento para saber quais os parâmetros utilizados pelo gestor para comparar dados onde ele afirma que investiu mais na educação em um ano do que os dez anos do PT no poder. Segundo ele, pelos dados do Portal da Transparência, não é possível avaliar essa informação. “Quero saber quais as chances do gestor atual ser melhor do que o antecessor e dele ser bem sucedido na educação. Acredito que as chances são de 100%, bem como sejam também de 100% as chances dele não resolver o problema”.

Aprovado em primeira discussão, o projeto que prevê o uso de faixas exclusivas de ônibus por vans e ônibus escolares deverá voltar ao plenário da Câmara do Recife para segunda votação. A autora da proposta, vereadora Priscila Krause (DEM), defendeu, na tarde desta terça-feira 10, junto aos colegas a aprovação do projeto por entender que a medida vai melhorar o fluxo do trânsito na cidade.

A Comissão de Juventude reuniu-se na tarde desta terça, 10, para debater as ações da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional. Estiveram presentes no encontro, a Secretária da pasta, Marília Arraes e o Gerente Geral de Qualificação Profissional e Empregabilidade, Severino Júnior, além dos vereadores Romerinho Jatobá (PR), Michele Collins (PP), Felipe Francismar (PSB), e a presidente do grupo, Isabella de Roldão (PDT).

A noticia que saiu em vários jornais sobre a legalização, regulamentação, produção, venda e o consumo da marijuana (maconha), no Uruguai, foi tema do discurso em plenária da vereadora Michelle collins (PP), na tarde deste terça-feira,10. A vereadora criticou o Projeto de Lei, defendido pelo Presidente uruguaio Jose “PEPE” Mujica, aprovado pela Câmara dos Deputados e que será votado pelo Senado, onde o Governo tem 17 dos 30 Legisladores. “Lá, 5% da população entre 15 e 65 anos fumam um cigarro de maconha por dia”.

A vereadora Priscila Krause (DEM) ocupou a tribuna, na tarde desta terça-feira, 10, para destacar questões relacionadas à educação. “O tema é sempre recorrente. Ontem discutimos a eleição para diretores de escolas municipais, hoje trazemos outro assunto, para que no fim se atinja o objetivo que é a melhoria no ensino”, disse. Ela enumerou que a área abrange equipamentos, melhoria estrutural nas escolas, qualificação profissional e merenda.

A vereadora Aimée Carvalho (PSB), subiu à Tribuna na tarde de hoje, 10, para repercutir a queda pela metade do percentual de pessoas com fome na América Latina de 1990 a 2013. A vereadora destacou que, em recente publicação da Agência Brasil (ABR), a implantação de políticas públicas bem-sucedidas em países da América Latina e do Caribe, como programas de transferências de renda e ações voltadas à agricultura familiar e ao trabalho decente, contribuiu para reduzir a fome e a desnutrição crônica infantil na região.

Na penúltima reunião que realiza neste período legislativo, a Comissão de Segurança da Câmara Municipal do Recife analisou oito projetos de lei, dos quais três foram aprovados e cinco, rejeitados. Outros dez, que também estavam na pauta, foram retirados para o próximo encontro do grupo de vereadores que ocorrerá às vésperas do recesso parlamentar. Participaram os vereadores Estéfano Menudo (PSB), presidente; Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Almir Fernando (PCdoB).

Diante das galerias e do plenário lotados, o ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, recebeu a maior comenda do legislativo municipal, a Medalha do Mérito José Mariano. A solenidade, prestigiada por políticos, empresários, autoridades de diversas áreas, amigos e familiares, aconteceu na noite desta segunda-feira, 09, na Câmara do Recife, por iniciativa do vereador Marco Aurélio Medeiros (Solidariedade).

O relator do projeto do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Guarda Municipal, vereador Raul Jungmann (PPS) ressaltou que a votação da proposta configurava a árdua luta da corporação. Ele disse que hoje uma das necessidades da segurança é a sua progressiva muncipalização. “Defendi essa tese desde que fui deputado federal por entender que quanto mais próximo da população a guarda estiver melhor será sua segurança. Espero que tenhamos um ampla reforma e a Guarda venha a ser a Polícia do Recife”. O projeto foi aprovado por unanimidade na tarde desta segunda-feira 9 na Câmara do Recife em primeira discussão.

Após muita discussão sobre as emendas sugeridas pelos parlamentares, a maioria dos vereadores presentes à reunião desta tarde na Câmara do Recife, aprovou em primeira discussão o projeto de lei do Executivo para eleição direta de diretores e vice-diretores da rede municipal. No entanto, ficaram de fora as escolas profissionalizantes, 17 ao todo, transferidas da secretaria de Educação para a secretaria de Juventude. Para essas escolas terem eleição direta será necessário um novo projeto.