O Dia Internacional da Síndrome de Down celebrado na ultima sexta-feira (21) no Brasil e em mais 40 países, foi tema do discurso em plenária da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde de hoje 24. “A data é importante para reforçar e conscientizar a população que os portadores da Síndrome de Down são cidadãos e merecem condições adequadas de vida”.
Depois de receber parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça, o projeto de resolução número 26/2013, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que cria a Frente Parlamentar em Defesa da Vida, será votado na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira, 24. A finalidade da Frente, de acordo com a matéria, é propor, discutir, incentivar, implementar, acompanhar e fiscalizar políticas públicas em defesa da vida, nas suas diversas formas, abrangendo aspectos sociais, educacionais, entre outros.
O uso de armas de fogo pela guarda municipal do Recife e a necessidade de instalação de uma academia para treinar os agentes que atuam no trânsito, nas brigadas ambientais e na proteção do patrimônio público foram temas de debate da reunião pública promovida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). O plenarinho da Câmara Municipal ficou lotado na manhã desta sexta-feira, 21. “Como cidadão e policial civil licenciado, sou a favor de os guardas trabalharem armados, pois são agentes de segurança pública, assim tipificados na Prefeitura do Recife. É evidente o risco a que estão expostos em muitas situações, mas reconheço que o uso de armas é um tema polêmico, que precisa de um aprofundamento”, disse o vereador.
Nascido em Caruaru, o jornalista Rembrandt Pereira da Silva, conhecido no meio jornalísitico como Rembrandt Júnior, agora é cidadão recifense. Ele recebeu o Título nesta quinta-feira 20, das mãos do vereador Jadeval de Lima (PTN) autor da proposta. Na justificativa da indicação para a homenagem, o parlamentar afirmou que o homenageado é um exemplo de força de vontade, dedicação e responsabilidade para com os pernambucanos amantes do futebol, principalmente os do Recife. “Ele atua de maneira brilhante e tem prestado grande colaboração à cultura de nossa cidade”.
A Comissão de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito da Câmara Municipal do Recife distribuiu 12 projetos de lei ordinária para serem analisados pelos vereadores e avaliou outros 18 que estavam aguardando pareceres, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 20. Entre os analisados, oito foram aprovados; os demais, receberam pedido de vistas para inclusão de emendas e alguns, rejeitados. Participaram do encontro os vereadores Jurandir Liberal (PT), presidente da Comissão; Aerto Luna (PRP), vice-presidente; e Priscila Krause (DEM), membro efetivo.
A Feirinha de Boa Viagem, a segunda mais antiga do País, receberá maior atenção da Prefeitura do Recife a partir de agora. Esse foi o compromisso repassado pelos membros da atual administração na audiência pública "Feirinha de Boa Viagem: problemas e soluções" realizada na manhã desta quarta-feira (19), no auditório do Boa Viagem Praia Hotel. Convocada pela vereadora Priscila Krause (DEM), a audiência foi solicitada pelos artesãos do espaço, que funciona há 48 anos, além de moradores do entorno. O espaço está mal cuidado: as barracas são velhas, os bancos estão quebrados, falta banheiro público e segurança.
A audiência pública "Feirinha de Boa Viagem: problemas e soluções", realizada hoje (19), foi repercutida pela vereadora Priscila Krause, durante pronunciamento na Câmara. “Fizemos uma audiência pública em um hotel, fora da Casa de José Mariano, para facilitar o acesso ao local. A feirinha tem 187 artesãos inscritos e foi inserido um espaço para 46 ambulantes no entorno alocados na praça. O interesse pelo evento foi muito grande, com 160 pessoas presentes, um interesse considerável da comunidade e das pessoas envolvidas, buscando soluções para aquela área que está bastante degradada”, disse.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) comentou, na Reunião Plenária desta quarta, 19, sobre a reunião na Secretaria de Saúde realizada pela manhã na prefeitura, tendo como objetivo levar reivindicações de diversas comunidades.
Para diminuir as dificuldades de pessoas com deficiência em pegar táxis na cidade, o vereador Aerto Luna (PRP) elaborou projeto de lei criando o táxi acessível, cujos veículos deveriam ser dotados de rampa ou plataforma elevatória na parte traseira ou lateral. O projeto também previa novas permissões, equivalentes a 1% (um por cento) da quantidade de táxis existentes para explorar esse serviço e ainda previa os pontos em que esses táxis deveriam atuar.
A vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna na tarde de hoje, 19, para celebrar o Dia Nacional da Poesia, comemorado na última sexta-feira, 14 de março. “Criada para difundir a poesia e a linguagem literária, a data foi escolhida para homenagear um de nossos maiores poetas, Antônio Frederico de Castro Alves, nascido na cidade de Curralinho na Bahia, em 14 de março de 1847”.