Em reconhecimento aos 63 anos de atividades musicais e de relevância no cenário cultural da cidade, a Banda Sinfônica do Recife agora é oficialmente Patrimônio Cultural Imaterial. A Lei Municipal 19.134/2023 é de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). “Apresentamos essa iniciativa, diante da relevância da Banda Sinfônica para a cultura do nosso Município”.
Dentre os diversos requerimentos elaborados e aprovados de autoria do vice-presidente da Casa de José Mariano, vereador Hélio Guabiraba (PSB), durante o ano de 2023, estão os de números 13477/2023, 13479/2023 e 13480/2023. Eles tratam, respectivamente, de serviços de implantação de corrimão, remoção de entulhos e capinação. Todas as três proposições foram direcionadas à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).
Agora só falta o prefeito João Campos sancionar: o projeto de lei do Executivo (PLE) número 70/2023, que estava tramitando em regime de urgência, foi discutido, votado e aprovado pela Câmara Municipal. A segunda e última votação da proposição, que dotará o Recife com o primeiro centro de manutenção de aeronaves de grande porte do Nordeste, ocorreu na manhã desta quinta-feira (28), encerrando o período extraordinário do Poder Legislativo. A matéria aprovada, que já seguiu para a sanção, trata da concessão de benefícios fiscais de tributos municipais a empresas que operem ou venham a operar na capital no ramo da manutenção de aeronaves.
A Câmara do Recife aprovou nesta quarta-feira (27), em primeira discussão, o projeto de lei do Executivo nº 70/2023, que trata da concessão de benefícios fiscais para empresas que operem no ramo da manutenção de aeronaves no município. A votação ocorreu em reunião plenária extraordinária conduzida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Romerinho Jatobá (PSB). Na ocasião, os 23 parlamentares presentes se posicionaram a favor do texto.
No esforço concentrado para deliberar sobre o projeto de lei do Executivo (PLE) número 70/2023, que tramita em regime de urgência neste período de convocação extraordinária, os vereadores realizaram três reuniões de comissões na manhã desta terça-feira (26), de forma híbrida e presencial. A proposição incentivará a criação do primeiro centro de manutenção de aeronaves de grande porte do Nordeste. As comissões de Finanças e Orçamento; Desenvolvimento Econômico e de Legislação e Justiça analisaram e aprovaram a proposta, que agora está apta para ser votada no plenário da Câmara Municipal do Recife.
Após convocação da Prefeitura do Recife, a Câmara Municipal instalou nesta terça-feira (26) um período legislativo extraordinário para discutir, em caráter de urgência, o projeto de lei do Executivo nº 70/2023. A matéria, que foi lida em reunião plenária nesta manhã, trata da concessão de benefícios fiscais de tributos municipais a empresas que operem ou venham a operar na capital no ramo da manutenção de aeronaves.
O recesso parlamentar na Câmara Municipal do Recife tem início em 23 de dezembro e segue até 31 de janeiro, cumprindo o que determina o artigo 12 da Lei Orgânica da Cidade. No entanto, os vereadores foram convocados para três reuniões extraordinárias na próxima semana para deliberações sobre o projeto de lei do Executivo (PLE) número 70/2023.
Nesta sexta-feira (29), a Câmara Municipal do Recife encerrou as atividades parlamentares de 2023. O presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), fez uma análise dos trabalhos desenvolvidos e enalteceu as contribuições dos vereadores e das vereadoras para o povo recifense. No balanço, o chefe do Poder Legislativo celebrou o avanço na produtividade legislativa da Câmara, que superou suas próprias marcas de 2022 em número de proposições, reuniões e audiências públicas.
Fundado em 6 de junho de 1981, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), é uma entidade sem fins lucrativos e suas atividades são voltadas para a eliminação da hanseníase por meio de ações de conscientização e do foco na construção de políticas públicas eficazes. Na manhã desta quinta-feira (21), o vereador Felipe Alecrim (PSC) promoveu uma solenidade para homenagear a instituição. O vereador Alcides Cardoso (PSDB) presidiu o evento. “É o maior movimento social do mundo de luta às pessoas atingidas com hanseníase e também aos seus familiares”, ressaltou Alecrim.
A nona edição do Troféu Jailton Arruda, que destaca os profissionais de comunicação em Pernambuco, foi realizada no plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (20), quando homenageou 117 pessoas com a entrega de certificados. Apoiado pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), o evento foi idealizado pelo produtor cultural que dá nome à premiação. Entre os agraciados, destacaram-se jornalistas, radialistas, apresentadores, produtores, diretores, fotógrafos, cinegrafistas, programadores musicais, redatores, e editores de imagens, além das personalidades da cultura, arte, política e empresariado.