Notícias

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) comentou na Tribuna de hoje, 27, sobre a realização de audiência pública de sua iniciativa, que tratou sobre a população em situação de rua. O evento foi realizado na manhã de hoje, no Plenarinho.

Espelho da exclusão social e da violação dos direitos humanos, a população em situação de rua no Recife foi tema de audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 27, na Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT). “É necessário promover uma discussão acurada sobre este segmento da sociedade, cujos vínculos familiares estão fragilizados ou foram interrompidos e se encontram em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social”, afirmou a vereadora. Ela decidiu realizar os debates depois de ter participado do Fórum Metropolitano de População em Situação de Rua, no mês passado.

O presidente da Força Sindical de Pernambuco, Aldo Amaral de Araújo, recebeu na manhã desta quarta-feira, 27, a maior comenda do legislativo municipal, a Medalha do Mérito José Mariano. A Força é formada por 89 sindicatos e 27 colônias de pescadores, que representam cerca de 600 mil trabalhadores em 105 municípios do Estado. A homenagem foi proposta pelo vereador Alfredo Santana (PRB). A mesa da solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB) e composta ainda pelo Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura de Pernambuco, Marcos Antônio Câncio Barbosa; Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, André Luiz Negromonte; e pelo presidente estadual do PRB, Carlos Geraldo de Oliveira.

Raul Jungmann (PPS) solicitou ao presidente da Câmara do Recife a dilatação do prazo para votar a LOA e o PPA por considerar que há pouco tempo para analisar os pareceres ao relatório final sobre as emendas. O prazo máximo de votação é até dia 30 de novembro, no entanto, a previsão é a de que sejam votadas amanhã. A queixa de alguns vereadores é a de que o relatório não está disponível e eles teriam de votar sem ter tido tempo hábil para aprofundar a leitura das emendas aprovadas e das rejeitadas.

Celebrado em 30 de novembro, o Dia Nacional do Evangélico foi comemorado pela vereadora Michele Collins (PP), e pela bancada evangélica da Câmara do Recife, por se tratar, de um momento de felicitação, de reconhecimento, sobretudo às ações evangelizadoras e aos trabalhos sociais dos evangélicos. Segundo ela, o termo evangélico resulta da palavra evangelho, que significa boas novas. “Durante toda a história, o termo evangélico foi usado para referir-se a tudo o que concerne ao evangelho de Jesus. Após a Reforma Protestante, esse termo começou a ser utilizado de uma maneira crescente, pelas denominações que surgiram posteriormente, até chegar ao ponto de identificar os membros de tais denominações como evangélicos".

O dia 25 de novembro foi escolhido para reunir ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue. Na tarde desta terça-feira, 26, o vereador Almir Fernando (PCdoB) falou sobre o Dia Nacional do Doador de Sangue. “O sangue humano é insubstituível e a doação pode ser feita de um ser humano a outro. Doar sangue é um ato de amor ao próximo e a vida. É uma demonstração de solidariedade e valorização da pessoa”.

Durante a Reunião Plenária de hoje, 26, o vereador Osmar Ricardo (PT) ressaltou a Audiência Pública, realizada pela manhã, que tratou das eleições dos conselhos tutelares do Recife. “Na manhã de hoje fizemos uma audiência e tratamos da lei federal 12.696, aprovada no Congresso, que unifica as eleições dos conselhos no âmbito do país. Foi um debate importante, onde mais de 10 presentes inscreveram-se, além de ONG’s, conselheiros e ex-conselheiros.”, disse.

A Comissão de Direitos Humanos reuniu-se na tarde de hoje, 26, para distribuir 12 projetos entre os membros do grupo. Estiveram presentes as vereadoras Michele Collins (PP) e Aline Mariano (PSDB), além das assessorias dos parlamentares. A presidente, Aline Mariano, destacou o volume de matérias recebidas para análise do grupo. “Muitos projetos dos colegas parlamentares estão chegando para darmos os pareceres. Hoje tivemos 12 distribuídos e, na próxima reunião, vamos discutir os méritos desses projetos”, disse.

A vereadora Michelle Collins (PP) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 26, para parabenizar o prefeito da cidade pelo lançamento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência de Gênero Contra Mulher. A iniciativa foi lançada hoje, durante o 10° Fórum Metropolitano de Gestoras. “O objetivo do Plano é traçar metas, para reduzir os índices de violência contra essa classe”.

O primeiro dia de mutirão do Pacto pela Vida do Recife, na comunidade de Roda de Fogo foi tema do discurso em plenária da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta terça-feira, 26. A data foi celebrada ontem. A parlamentar falou que o objetivo desse evento foi oferecer cidadania à população e reduzir a violência. A Roda de Fogo recebeu cuidados especiais devido ao número acentuado de homicídios.