A campanha “Novembro Azul”, criada para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, foi o tema destacado pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), hoje (4), na Tribuna. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença.
A iluminação das praças no período natalino foi tema do discurso em plenária do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), na tarde desta segunda-feira, 04. O parlamentar fez um apelo ao Prefeito para que seu foco não seja só nas praças do centro do Recife, mas sim em todas da cidade. “As comunidades estão querendo que seus bairros também sejam iluminados, já que existem lugares tão lindos como o centro”.
Termina nesta quarta-feira, 6, o prazo para recebimento de emendas ao projeto de lei do Executivo número 46/2013, que institui, nas escolas municipais do Recife, o Programa Rede de Aprendizagens. Ele visa desenvolver ações político-pedagógicas em todas as dimensões da Educação, considerando as mídias e tecnologias digitais que possibilitem a construção de novos conhecimentos e da cultura. Através do programa, a Prefeitura do Recife acredita estar contribuindo para a inclusão social e digital, com o fornecimento de tablets aos estudantes na perspectiva da construção de saberes, uma vez que essas tecnologias podem se transformar em instrumentos de apoio ao processo pedagógico, ampliando a motivação e o interesse dos estudantes e seu desenvolvimento humano.
Uma audiência pública que discutirá os projetos de lei que dispõem sobre o Plano Plurianual para o período 2014 – 2017 (o PPA) e o que contém a proposta do Orçamento Anual do Município do Recife para o exercício de 2014 (a LOA) será realizada na próxima terça-feira, 5, às 9h, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. A reunião cumpre o que determina o artigo 44 da lei federal 10.257, de 10 de julho de 2001, que estabalece as diretrizes gerais da política urbana. O artigo prevê a realização de “debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual, como condição obrigatória para sua aprovação pela Câmara Municipal”.
O pastor da Igreja Universal de Deus, Carlos Geraldo Santana, recebeu o Título de Cidadão do Recife, proposto pelo vereador Alfredo Santana (PRB). O pastor, que é também presidente Estadual do PRB, nasceu na cidade de Conde, na Bahia e já residiu em Recife por muitos anos. Segundo o vereador, o homenageado é um grande administrador, para quem não há posições nem diferenças sociais. “Ele sabe ser grande e sabe ser pequeno”.
Na tentativa de apoiar o jovem recifense a ingressar no mercado de trabalho, a vereadora Michele Collins (PP) realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 31, para discutir o tema “trabalho, qualificação e empreendedorismo”. Ela estava preocupada com dados de um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado neste mês de outubro, dando conta de que entre os desempregados brasileiros de 2012, 46% eram jovens. “Por isso, é importante debatermos esse tema. Sabemos que há dificuldades de inserção no mercado de trabalho, principalmente no que se refere ao primeiro emprego. Ao mesmo tempo, é cada vez mais comum a quantidade de jovens que investem no próprio negócio e que as facilidades para se abrir empresas contribuem para o surgimento dos jovens empreendedores”, disse a vereadora, na abertura da reunião.
Uma vida dedicada à música como inclusão social. Aos 47 anos de idade, sendo que 33 deles tendo como principal tarefa o ensino a crianças e jovens da Região Metropolitana, o maestro Jorge Alberto da Silva Costa recebeu na manhã desta quinta-feira, 31, o Título de Cidadão do Recife. A reunião solene, proposta pelo vereador Jurandir Liberal (PT), foi aberta com a execução do hino nacional cantado por dezenas de crianças e adolescentes de cinco corais de escolas do Recife e do município de Araçoiaba.
A comissão de Legislação e Justiça se reuniu na tarde desta terça-feira, 30, para aprovar cinco projetos de Lei e distribuir outros 54. Entre os projetos aprovados está o de autoria do Executivo, número 38/2013, que dispõe sobre a remoção de veículos abandonados em logradouros públicos do Recife. "Esses carros dificultam a mobilidade urbana, servem muitas vezes como motel e ainda como ponto de consumo de drogas. Os carros caracterizados como abandono serão retirados das vias”, comentou Henrique Leite (PT).
Quase cinco séculos depois, a Reforma que dividiu a Igreja Católica, criando o protestantismo no mundo, é comemorada mundialmente no dia 31 de outubro pelos evangélicos. Para celebrar os 496 da Reforma religiosa iniciada por Martin Lutero, na Alemanha, a Câmara do Recife aprovou requerimento do vereador Carlos Gueiros (PTB), para que D. Alexandre Ximenes, da Igreja Episcopal, fizesse na tarde dessa quarta-feira 30, palestra relembrando a trajetória histórica da mudança.
A vereadora Priscila Krause subiu à Tribuna nesta quarta, 30, para falar sobre matéria publicada no Jornal do Commercio demonstrando que o Recife tem o 2º IPTU mais alto do país. De acordo com o texto, a Prefeitura explicou que o aumento é resultado da atualização dos valores, pois o mercado imobiliário local está em plena fase de expansão. “Os contribuintes foram surpreendidos com o aumento do IPTU 2012 com reajustes inadequados que chegaram a 110%. A partir daí, começamos a receber denúncias da população sobre esses reajustes. Quero ressaltar que na Câmara não votamos nenhuma lei que autorizasse o aumento do IPTU, isso tem que ser feito mediante lei.”, disse.