Notícias

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) comentou na Tribuna desta terça, 29, sobre a doação definitiva da Prefeitura à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), de um terreno de 15.404,40 metros quadrados na Avenida José Paulo Cavalcanti Filho, na Ilha Joana Bezerra, espaço onde a instituição já funciona. “A iniciativa tem como meta garantir a continuidade do trabalho realizado pela associação. A AACD está completando 15 anos de atuação no Recife. Desde então, a entidade vem funcionando em um terreno cedido pelo Município, tendo essa cessão prazo certo de 20 anos, que iria expirar daqui a cinco anos. O gesto do prefeito Geraldo Júlio é uma homenagem à história e uma contribuição ao trabalho da entidade que oferece inclusão social e cidadania para cerca de 20 mil pessoas por mês.”, disse.

Durante a Reunião Plenária desta terça, 29, o vereador Aderaldo Pinto (PRTB) repercutiu a entrega da obra no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Darcy Ribeiro, executada pela Prefeitura. De acordo com o parlamentar, o equipamento reúne, em um único terreno, uma escola, que passou por uma reforma, um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e uma quadra poliesportiva.

A vereadora Aline Mariano (PSDB), que estava em licença maternidade, reassumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos na tarde desta terça-feira, 29. Durante os quatro meses que ficou afastada, o cargo foi ocupado por Michele Collins (PP). “A equipe estava em grande sintonia e o trabalho da vereadora Michele foi muito produtivo”, elogiou Aline Mariano.

Ao mesmo tempo em que realiza uma pesquisa, através de instituto de opinião, sobre a satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o vereador Raul Jungmann (PPS) promoveu audiência pública para discutir, na manhã desta terça-feira, 29, questões referentes às Unidades de Saúde da Família do Município do Recife. “Esta audiência tem o objetivo de fazer abordagem da atuação do SUS no Recife, um assunto que sempre esteve nas minhas preocupações desde o início do meu mandato. Nos nossos procedimentos, visitamos todas as unidades da família, fizemos relatórios, demos ciência à Câmara Municipal e encaminhamos as questões para a Secretaria de Saúde. Nossa intenção é fazer uma discussão sistemática para sugerir o monitoramento do sistema de saúde do Recife”, afirmou o vereador. Ele pretende realizar pelo menos três audiências públicas por ano.

Numa cerimônia solene, realizada no Gabinete Especial da Presidência da Câmara, o advogado Francisco Antônio de Souza Papaléo, atual presidente do Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco, recebeu na manhã desta sexta-feira, 25, a Medalha do Mérito José Mariano. A concessão da maior comenda do legislativo municipal ao advogado foi proposta pelo ex-vereador Romildo Gomes Filho, através de um Projeto de Decreto Legislativo aprovado por unanimidade pela Casa. O vereador Eduardo Marques (PTB), autor do requerimento solicitando a realização da homenagem, presidiu a sessão.

Amigos, familiares, fãs e músicos lotam o plenário da Câmara do Recife nesta quinta-feira, 24, para prestar homenagens ao sanfoneiro Arlindo dos Oito Baixos. Ele faleceu por complicações da diabetes, esta quarta-feira, aos 72 anos. Para o presidente Vicente André Gomes (PSB), “o legislativo municipal presta um reconhecimento a quem tanto fez pela cultura do Recife e de Pernambuco”. O enterro está previsto para às 16h, no Cemitério de Santo Amaro.

Dentro das comemorações dos 10 anos de implantação do Estatuto do Idoso, a Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 24, por iniciativa do vereador Eurico Freire (PV), para discutir as políticas públicas para a pessoa idosa. “A lei assegura atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população idosa, preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas, e destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção às pessoas com mais de 60 anos. Mas é importante refletirmos sobre como podemos avançar ainda mais”, disse o vereador. O plenarinho da Câmara Municipal ficou lotado.

Nascido no município de Queimadas, agreste paraibano, o Padre Gilvan Galdino Tavares, diretor da Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios, localizada no bairro do Bongi, no Recife, recebeu na manhã desta quinta-feira, 24, o Título de Cidadão do Recife. A reunião solene, realizada no Plenário da Câmara, foi proposta pelo vereador Jadeval de Lima (PTN) e teve a presença de dezenas de alunos e professores da instituição. O vereador Wilton Brito (PHS), que presidiu a homenagem, convidou para compor a Mesa o Padre Fábio Farias, diretor da comunidade Salesiana; Michele Bezerra e Paulo Maciel, funcionários da Escola Dom Bosco.

Por questões de segurança a Câmara Municipal do Recife suspendeu todas as atividades desta quarta-feira, 23. Informações de uma violenta manifestação divulgadas por panfletos e outros meios fizeram com que o presidente da Casa, Vicente André Gomes, tomasse a medida, com o objetivo de garantir a integridade física dos funcionários e de pessoas que circulam no local, bem como evitar danos ao patrimônio público. “Tivemos que seguir a orientação da segurança da Casa para prevenir qualquer tipo de problema e preservar as pessoas de situações de violência”, alertou o vereador.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) repercutiu na tarde desta terça-feira, 22, o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, em 1982. “A pessoa idosa merece todo nosso respeito e carinho. Temos que fazer valer os direitos que eles possuem. Precisamos discutir e focar as questões da violência física, sexual e psicológica”.